As ações de marketing para o Natal são essenciais para que os seus produtos sejam notados, em especial numa altura tão competitiva.
Segundo os CTT, “a pandemia COVID19 elevou claramente o patamar de desenvolvimento do e-commerce em PT”, avançando também que o crescimento do e-commerce em PT é resultado do aumento do nº de ebuyers e do aumento da recorrência de compra.
Segundo o report “Christmas 2021” da SIBS Analytics, para Portugal, as compras online em Dezembro aumentaram mais de 30% em 2021, comparando com 2020.
Outra área que acaba por ser influenciada pelo crescimento do e-commerce é a do marketing digital, que não para de crescer também em toda a Europa.
Neste artigo damos 12 dicas de ações que pode adotar para alavancar as vendas nesta altura tão especial!
1. Pop-up para captar contactos em troca de oferta
Através destes pop-ups pode captar os contactos de potenciais clientes e influenciar a sua decisão de compra.
Estes pop-ups podem aparecer, por exemplo, quando o visitante entra na loja ou em algumas páginas de produtos.
Ao oferecer benefícios como portes grátis, descontos, cupões de oferta ou um artigo na compra de outro pedindo em troca apenas os dados de contacto consegue influenciar a decisão daquele potencial cliente mais indeciso para que conclua a compra.
2. Preparação para campanhas de email marketing para o Natal
O objetivo das campanhas de email marketing é divulgar as ofertas especiais que vai promover nesta época, tal como produtos específicos que estarão disponíveis.
Não basta apenas enviar um email, pois uma ação isolada não é uma boa campanha de Natal.
De forma a ter sucesso, segmente os seus contactos, tendo em conta se já são clientes ou não, e com alguma antecedência planeie e envie as campanhas sempre com informação relevante.
3. Catálogos de Natal online
Um bom exemplo desta estratégia é o catálogo de Natal da Leroy Merlin.
Use-a para mostrar os produtos que sugere para este Natal e aproveite para os direcionar para as suas páginas de produtos.
4. Gift Guides
Aproveite a sua base de dados atual para enviar newsletters com sugestões de prendas de Natal.
Esta época é propícia a reuniões, tanto de amigos, como de familiares e de colegas de trabalho, portanto, ao sugerir presentes irá estar a alcançar não só o perfil de pessoas que gostam de se sentir inspiradas, mas também aquele perfil que nunca sabe o que há-de dar a um familiar ou a um colega de trabalho numa troca de prendas.
5. Gift Cards digitais
Todos os Natais há pessoas que não sabem o que oferecer como prenda, ou que deixam tudo para a última hora!
Nada melhor do que a solução de cartões presente para agradar a estes consumidores natalícios.
6. Página com as ofertas
Nesta época é interessante criar uma página dedicada às ofertas de Natal onde divulga todos os produtos alusivos a esta época ou aqueles que pretende destacar como sugestões de presentes.
O grande benefício de criar esta página é fazer campanhas direcionadas para as suas melhores ofertas, aproveitando a temática da data, e assim, aumenta as compras online de Natal, em específico.
Além disso, é uma página boa para ser promovida nas redes sociais, nas campanhas de email e até mesmo via Google Ads.
É importante também destacar essa página dentro do seu site, inserindo um banner na homepage, por exemplo.
7. Investimento em publicidade paga
Como nestas épocas a concorrência é enorme, este tipo de publicidade pode elevar os seus resultados a outro nível.
Dê a conhecer as suas campanhas através de social ads e recorra aos anúncios da Google.
O remarketing é altamente recomendado por especialistas, principalmente para quem vende produtos online. O objetivo é voltar a mostrar os produtos a quem já visitou uma página da sua loja.
8. Ações nas redes sociais
As redes sociais são um canal importante para promover a sua campanha de Natal.
O marketing de conteúdo nas redes sociais tem um poder viral muito forte e aqui pode divulgar dicas de presentes e mostrar como os utilizar, conjuntos de produtos e fotografias/vídeos dos mesmos a serem utilizados.
Além disso, nas redes sociais, os utilizadores colocam perguntas e partilham os conteúdos, o que potencia o relacionamento e interatividade.
9. Realização de passatempo
Poucas ações possuem um potencial de alcance tão grande como passatempos e o Natal é uma época muito propícia para essas realizações.
No período natalício, os consumidores procuram ativamente por muitos presentes e esta procura é uma oportunidade para gerar mais leads para o seu negócio e ganhar visibilidade.
10. Clima natalino nas redes sociais e loja
Quando faltar um mês para o Natal, é a altura ideal para, por exemplo, mudar o avatar do perfil, a foto de capa para algo relacionado com a época, usar os stories do Instagram e colocar um banner alusivo na homepage da sua loja.
11. Loja online mobile-friendly
86% dos consumidores utilizam o seu telemóvel para iniciar a pesquisa e oito em cada dez consumidores compram através deste dispositivo.
Por isso, é imperativo que a sua loja online esteja operacional e seja rápida a carregar na sua versão mobile para que não perca nenhum cliente!
12. Clareza na sua política de trocas e devoluções
Nesta época, é especialmente necessário que o utilizador encontre facilmente, ao navegar na sua loja online, a sua política de trocas e devoluções e que a compreenda.