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    4 estratégias para aumentar a lista de e-mails

    aumentar lista de emails

    Aumentar a lista de e-mails da sua loja online é uma estratégia fundamental que deve ser trabalhada desde cedo.

    O que vai encontrar neste artigo:

    1. O que são listas de e-mails? Qual a sua importância?
    2. Porque devo angariar novos e-mails?
    3. 4 estratégias para angariar contactos de e-mail em e-commerce

    O que são listas de e-mails e qual a sua importância?

    As listas de e-mails representam grupos de subscritores, quer visitantes ou clientes com interesse no seu negócio ou que já interagiram consigo de alguma forma e deixaram o seu contacto de e-mail.

    São uma ferramenta poderosa para comunicar de forma regular com os seus clientes e potenciais clientes, mostrando-lhes novidades, novos lançamentos, enviando promoções ou ofertas especiais ou dando-lhes dicas/informação relevante.

    Porque devo criar estratégias para aumentar a lista de e-mails da minha loja online?

    Trabalhar constantemente a base de dados em e-commerce é fundamental para conseguir comunicar com utilizadores/clientes que já o conhecem e que demonstraram interesse na sua marca/produtos ao deixar-lhe um endereço de e-mail.

    Ao ter uma base de dados de e-mail trabalhada, vai ser capaz de comunicar de forma constante com os seus contactos e também criar campanhas específicas para as datas especiais em que quer aumentar as suas vendas.

    Imagine que vai lançar uma nova coleção! Pode enviar uma campanha a comunicar os seus novos produtos para a base de dados atual. Pode também avisá-los dos seus carrinhos abandonados ou comunicar uma promoção especial de Black Friday ou de Natal. E isto são apenas alguns exemplos!

    Para além disso deve segmentar a sua base de dados de e-mail para potencializar a sua comunicação ao máximo.

    Recomendamos que distinga sempre os seus clientes VIP, dos seus clientes sazonais e dos que ainda não são clientes.

    Contudo, esta segmentação deve ser adaptada ao seu negócio. Por exemplo, se for dono de uma loja de produtos para animais pode ter segmentos da sua base de dados que distingam os seus clientes de produtos para gatos dos seus clientes de produtos para cães. Desta forma consegue enviar campanhas mais relevantes para cada um dos seus segmentos.

    Mas então que estratégias pode usar no seu e-commerce para fazer crescer a sua base de dados, ou até para começar a construí-la do 0?

    4 estratégias para aumentar a lista de e-mails:

    1. Angariar e-mails no checkout

    Com certeza já reparou que muitas lojas online dão a possibilidade ao utilizador de criar conta, e para isso é necessário que este deixe um e-mail.

    Esta é uma estratégia que pode facilmente utilizar no seu e-commerce, contudo recomendamos-lhe que tenha sempre a opção de checkout sem criação de conta, mantendo o checkout simples e evitando que a sua taxa de abandono de carrinhos cresça.

    2. Subscrição de uma newsletter

    “Junte-se à nossa comunidade e fique a par das novidades, promoções e ofertas especiais.”

    “Subscreva a nossa newsletter e obtenha 10% de desconto na primeira compra”

    “Registe-se aqui e fique a par de todas as novidades”

    Estes são alguns exemplos dos que mais vemos nas lojas online, a ideia é que ofereça ao utilizador um desconto de x % ou os portes grátis caso este faça a subscrição da sua newsletter, ou então mantenha-o a par das novidades, promoções, ofertas especiais ou dicas.

    Algumas das formas de colocar esta estratégia em prática são:

    • Pop-ups na sua loja online que podem aparecer na homepage ou em algumas páginas de produtos;
    • Formulários de subscrição de newsletters em partes estratégicas do website e/ou no rodapé;
    • Facilitador de compra no topo do seu website incentivando ao registo/subscrição do cliente.

    Se quer saber mais sobre newsletters veja 5 boas práticas que deve cumprir na sua.

    3. Ofereça um produto digital ou físico

    Os esforços de marketing para obter contactos para a sua base de dados de e-mail são os mais variados, contudo resumem-se sempre a dar algo de valor ao utilizador em troca do seu contacto.

    Exemplo 1 – crie produtos digitais de valor

    Pode construir outro tipo de estratégias como por exemplo criar um produto digital, como um e-book, template ou webinar e criar landing pages, onde os utilizadores têm que deixar os seus dados para descarregar o seu produto digital.

    Imagine que é dono de um alojamento local na Ericeira, um produto digital com valor para o seu público poderia ser um “Guia grátis dos melhores spots na Ericeira”.

    Exemplo 2 – Crie catálogos em pdf com os seus produtos

    Outro exemplo, bastante utilizado em B2B, mas não só, é a criação de catálogos com os seus produtos, pedindo informação de contacto para que os interessados os possam descarregar do seu website.

    Imagine que vende mobiliário para distribuidores, poderia criar catálogos em pdf e inseri-los no seu website, pedindo o preenchimento de alguns dados para o seu descarregamento.

    Exemplo 3 – Ofereça um produto físico pelo registo online

    Também pode misturar o online com o físico e oferecer um produto físico para quem se regista no digital!

    Vamos trocar por miúdos, imagine que tem uma loja de artigos para crianças, pode oferecer um peluche “standard” a todos os que se registarem, e este seria levantado em loja. Caso preveja um volume muito grande de inscrições até pode colocar um limite na oferta.

    4. Recorra a prova social

    No seu website, pode colocar quantas pessoas já fazem parte da sua comunidade, acelerando a vontade que outros utilizadores podem ter em juntar-se a ela.

    Todos nós gostamos de sentir que pertencemos a algo, e pode usar isso a seu favor para convencer novos utilizadores.

    Imagine que tem mais de 1000 contactos na sua lista de e-mails para a newsletter, pode destacar esta informação na sua loja online.

    “Já somos mais de 1000 leitores, junte-se à comunidade”

    Exemplo de prova social para incentivar à subscrição
    serviço marketing digital

    Lembre-se que ter uma base de dados de e-mail é fundamental

    Com o e-mail marketing pode estabelecer relações com a sua marca, entregar conteúdo relevante, apresentar os seus produtos e criar estratégias para aumentar as suas vendas em e-commerce, por isso não deixe de trabalhar a sua base de dados!

    Precisa de ajuda para trabalhar a sua base de dados e gerir campanhas de e-mail marketing? Fale connosco!


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