Ainda devido à crise pandémica vivida nos tempos atuais, o sentimento de incerteza é algo que continua a acompanhar o nosso dia-a-dia.
Depois de uma primeira fase de adaptação das empresas no que diz respeito ao período de confinamento, a resposta encontrada para várias empresas foi o Home Office, isto é, trabalhar em casa. Por isso, trazemos algumas dicas para enfrentar o Home Office.
Mas trabalhar num ambiente de escritório na empresa é diferente da realidade de trabalhar em casa.
Mesmo não sendo a primeira vez que o sistema Home Office é implementado, as implicações que isso causa coloca em suspenso a vida de qualquer pessoa. As dicas para enfrentar o Home Office apresentadas têm como objetivo auxiliar numa melhor adaptação ao dia-a-dia de quem trabalha atualmente em regime Home Office.
1 – Continue com a mesma rotina
Ao longo da vida profissional, o corpo acaba por ser como um relógio biológico adaptado à rotina do seu dia–a–dia, por isso ao introduzir novos hábitos e comportamentos diferentes pode dificultar o bem–estar físico e mental.
Continue a manter uma boa aparência. Imagine que está a preparar-se para um dia normal de trabalho presencial. Além de encarar o Home Office de forma mais profissional, estar vestido a rigor também previne certas situações inesperadas.
Para uma melhor organização de tarefas diárias a realizar, utilize uma agenda, um calendário e outras plataformas de forma a assegurar a realização de tarefas importantes e agilizar as atividades.
2 – Pratique exercícios físicos
Em algumas situações, continuar com a rotina anterior pode originar algumas horas de tempo livre durante a manhã. Uma boa forma de começar o dia é a praticar exercícios físicos.
A prática de exercícios físicos estimula a produção de endorfina o que ajuda a estimular a sensação de bem-estar físico e mental, encarando assim o dia de forma mais produtiva. Convém adaptar as atividades físicas à sua preferência para que seja algo realizado com mais ânimo.
3 – Leve o seu trabalho a sério mesmo em casa
Mesmo trabalhando em regime Home Office é preciso ter em mente que a dedicação na realização de projetos e tarefas deverá continuar a mesma.
Apesar de estar num ambiente mais pessoal, a sensação de comodidade deve ser encarada com prudência pois em certos casos pode ser confundida com a sensação de liberdade total.
Neste caso, a dica é manter a autodisciplina e planeamento diário, pois são dois dos vários aspetos a ter em conta quando se trabalha em casa.
4 – Respeitar o horário de término do expediente
Ao manter a mesma rotina estando em Home Office, também é importante continuar com os mesmos horários de saída e entrada no trabalho, assim como estabelecer pequenas pausas durante o trabalho para evitar o desgaste físico e mental, que pode interferir no nível de produtividade na realização de tarefas.
Por isso, lembrem-se de tirar alguns minutos para desligar-se um pouco enquanto toma um café ou bebe um pouco de água.
Trabalhar em Home Office pode proporcionar muitas vantagens, mas é preciso estabelecer limites no que diz respeito à vida pessoal e à vida profissional.
5 – Mantenha contacto com os elementos da equipa
Outro aspeto que sofreu alterações com o Home Office foram as relações interpessoais com os colegas de trabalho.
Antes, era relativamente fácil estabelecer um contacto mais pessoal e mais direto no ambiente de trabalho, quando este era realizado presencialmente, enquanto que em Home Office existe a barreira da distância.
Além de ser preciso manter o contacto constante com colegas de trabalho na realização de tarefas, também é fundamental para as interações pessoais.
As conversas que normalmente sucediam em pausas para café foram momentos relevantes para formar laços entre cada elemento da equipa. A realização de atividades interativas pode ser um meio para manter as relações fora do ambiente de trabalho.
O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado com a forma como elementos de uma equipa se interagem.
Bónus de dicas para enfrentar o Home Office: Plataforma de apoio para Empresas
Além das dicas acima, vamos dar-lhe esta dica bónus por estarmos conscientes da importância de uma boa relação entre colegas de equipa e de que o resultado de cada trabalho tem mais vantagens se realizado entre todos.
A plataforma ToBeFlow desenvolvida pela Pontual auxilia na gestão de projetos e na colaboração entre os membros de uma empresa, o que resulta num trabalho de equipa com mais agilidade e produtividade em cada tarefa diária.
Comecem hoje a colocar as dicas e prática.
Quer aumentar a produtividade da sua empresa? Descubra algumas ferramentas que podem ajudar.
Não sabe por onde começar? Nós ajudamos a otimizar o seu negócio!