Especial Dia dos Namorados – conheça dicas infalíveis para o cliente se apaixonar pela sua marca!
Está a chegar o Dia dos Namorados e deixamo-nos levar por este clima de romance para lhe dar algumas dicas de relacionamento com o seu cliente.
Embora seja um romance de outro tipo, como qualquer relação, o cliente não se contentará apenas com o primeiro encontro, ele irá querer que a sua marca lhe dê atenção diariamente.
Na fase da conquista, por norma, as pessoas, preocupam-se mais com a sua imagem, com aquilo que vestem. No caso da sua empresa, deverá apostar num forte trabalho de branding e storytelling para atrair os seus potenciais clientes. Hoje em dia, também é comum o casal ir trocando algumas mensagens ou likes pelas redes sociais, de forma a demonstrarem interesse um no outro. Esteja também presente nas redes sociais para dar uma oportunidade ao seu cliente de se aproximar da sua empresa.
Veja estas 5 dicas para manter a chama acesa entre a sua marca e o seu cliente:
1. Trate o seu cliente com carinho
Um atendimento amigável é o primeiro passo para criar admiração do cliente pela sua marca. E se, nas relações, estamos dispostos a dar presentes mais caros a quem nos trata bem, também o seu cliente não se irá importar de pagar um pouco mais por um atendimento de qualidade.
2. Esforce-se para compreender o lado do seu cliente
Ficaria ao lado de uma pessoa que não se preocupa em saber aquilo que está a sentir? Pois, o seu cliente também não irá querer a sua empresa se estiver sempre em braço de ferro e não facilitar a comunicação.
É importante ouvir o que ele tem a dizer, através de inquéritos de satisfação, por exemplo. As opiniões dos seus clientes vão servir para melhorar a sua empresa. Aproveite as críticas positivas e as críticas construtivas. Testemunhos de clientes podem também ser usados no seu website.
3. Não seja uma marca sem conteúdo
Já ouviu falar em pessoas sem conteúdo? Nos relacionamentos procuramos sempre alguém que nos acrescente e com a sua marca será igual. Crie conteúdo que seja do interesse do seu público-alvo, pois dessa forma vai conseguir gerar mais proximidade e interação, fatores que pesam na decisão do cliente no momento em que precisar de um produto ou de um serviço seu. O conteúdo será a vossa forma de intimidade.
4. Mantenha a chama acesa
Como já toda a gente sabe, o relacionamento não pode cair na monotonia, é preciso manter a chama acesa, para que o relacionamento seja duradouro, através de surpresas, experiências novas e celebração de ocasiões especiais.
No caso da sua marca, manter a chama acesa significa fidelizar clientes, através de descontos, brindes e suporte prioritário para os seus melhores clientes.
5. Não se foque apenas no seu produto/serviço
Estar sempre a dizer que o seu produto ou serviço é incrível e imperdível não é uma boa prática de conquista. O seu cliente quer é perceber que valor é que o seu produto ou serviço lhe pode trazer, o que pode fazer por ele ou que problemas podem resolver.
Para poder focar a divulgação do seu produto/serviço nas reais necessidades do cliente, deverá previamente identificar que problemas é que ele tem e em que valores acredita.
Está à procura de um cupido para trabalhar o relacionamento com os seus clientes? Os cupidos somos nós. Podemos ajudá-lo no romance com o seu cliente?