Segundo Kelsey Voss da eMarketer, a influência da inteligência artificial na elaboração de campanhas de email marketing, é visível no sentido em que permite:
- Personalização de conteúdo: A IA identifica os conteúdos mais relevantes para a sua audiência e ajuda-o a desenvolver conteúdos mais personalizados, utilizando linguagem e palavras específicas para cada segmento, aumentando desta forma as taxas de engagement e de cliques.
- Otimização do assunto do email: A IA consegue otimizar elementos, como o assunto do email. Segundo a HubSpot – dados de 2023 – assuntos de email gerados por IA viram a sua taxa de abertura aumentar em 10%.
- Otimização do tempo de envio de campanhas: A inteligência artificial otimiza o envio das campanhas de email consoante o melhor horário para o utilizador e o seu comportamento online. Por exemplo, a inteligência artificial consegue programar o envio de um email de agradecimento sem qualquer intervenção manual, após o utilizador ter finalizado a sua compra.
- Segmentação da audiência: Com o fim dos cookies de terceiros, a inteligência artificial tem um papel crucial na análise e segmentação dos dados provenientes da utilização dos cookies de primeira parte. Ao incorporar a IA na análise dos dados, é possível criar perfis de utilizadores altamente detalhados, facilitando o envio de campanhas personalizadas para cada segmento.
- Análise do comportamento do consumidor: A IA pode também ser utilizada para antecipar as necessidades e preferências do consumidor. Ao utilizar a IA para analisar a sua base de dados em tempo real, é possível que consiga desenvolver conteúdos relevantes de forma contínua, o que não só melhora as suas taxas de conversão como reforça a sua autoridade no mercado.
Segundo a eMarketer, cerca de 50% dos marketeers planeiam utilizar esta ferramenta para criar conteúdo de email personalizado. Já 47% afirma que irá utilizar o potencial da IA para criar assuntos cativantes para as suas campanhas de email e para melhorar as suas estratégias de retarget.
De que forma a plataforma de automação E-GOI o conseguirá ajudar a criar conteúdo personalizado?
A plataforma E-GOI – parceira da Lendarius – não só simplifica o processo de criação de campanhas, como também o ajuda a criar conteúdo personalizado e relevante para as suas campanhas de marketing. Cabe ao marketer fornecer informações sobre o tipo de copy que deseja gerar, como o objetivo da campanha, o público-alvo, as mensagens chave e outras configurações, para que a IA consiga gerar o copy mais envolvente e conciso possível.
Passos essenciais para usar IA no E-GOI:
- No editor, clicar no widget de texto e pressionar o botão IA.
- Por fim, digitar um comando claro e detalhado. Exemplo de comando que poderá elaborar: “Crie uma frase divertida e centrada em vendas para uma promoção de 50% de desconto em roupa desportiva, direcionada a jovens de 20-25 anos, destacando conforto, estilo e exclusividade.”
Para saber mais sobre esta funcionalidade aplicada à plataforma E-GOI, consulte aqui.
A inteligência artificial está a revulocionar o email marketing de diversas formas, desde a personalização de conteúdo até à análise do comportamento do consumidor em tempo real. A plataforma E-GOI, com a qual trabalhamos, adaptou-se a esta tendência e coloca esta tecnologia ao nosso alcance, disponibilizando uma maneira eficaz e intuitiva de desenvolvermos campanhas de email personalizadas e relevantes.