Por mais que os nossos instintos e suposições possam parecer que nos estão a levar pelo caminho certo sobre o público-alvo da nossa marca, existe sempre o reverso da moeda, e é aí que entra a criação e desenvolvimento de uma persona do cliente.
Quando criamos uma persona, estamos a criar um cliente imaginário com gostos, necessidades e preferências, aos quais temos de responder.
A criação de uma Persona do Cliente vai ajudar a desenvolver empatia e ligação com os verdadeiros seguidores dos nossos produtos e/ou serviços da nossa marca e vamos conseguir entender e responder às necessidades do nosso público.
- Conheça todas as informações técnicas que o seu produto tem para oferecer aos clientes
Ninguém conhece melhor o seu produto do que você mesmo! Mas será que sabe as mais diferentes utilidades que o mesmo pode ter para os mais variados clientes? Pois bem, este passo é indispensável para formar uma Persona.
Comece por perceber todos os potenciais usos e benefícios que o seu produto e/ou serviço tem para oferecer, seja criativo! Quando estiver satisfeito com a informação útil que conseguiu identificar, tente perceber todos os problemas ou necessidades para o qual consegue dar resposta.
Agora consegue reconhecer o tipo de cliente para os quais estes fatores são relevantes? Pois bem, concluiu o primeiro passo!
- Obtenha todas as informações sobre o seu público atual
Aproveite ao máximo os recursos disponibilizados como Google Analytics, Facebook Insights e Painel de Seguidores para descobrir toda a informação sobre o seu público atual!
É importante reconhecermos que tipo de clientes está a usufruir do nosso produto e/ou serviço, através de análise dados, como por exemplo os seus dados geográficos, nomeadamente, as idades e locais.
- Identificar a concorrência
Identificar e investigar a concorrência é um passo muito importante para a criação da Persona. Poderá verificar de que forma os seus concorrentes estão a pôr em prática as suas estratégias de marketing e por outro lado, esta análise pode ajudá-lo a inspirar-se e a elevar a fasquia.
- Guarde toda a informação
O seu público e os seus clientes são os melhores conselheiros que pode ter! É com eles que identifica algumas falhas graças ao feedback que lhe podem dar. E assim como são para si, são para os outros concorrentes, por isso invista em pesquisar toda a informação relativa ao feedback de clientes sobre outras marcas e também sobre a sua, desde feedbacks de atendimento ao cliente às críticas em redes sociais.
Ouvir os clientes é um passo fulcral para o nosso sucesso!
- Construir uma Persona ajuda-o a segmentar o seu marketing
Depois de toda a informação recolhida e de ter aprendido mais sobre o seu público e sobre o potencial do seu produto, é hora de pôr tudo em prática e criar a Persona do cliente.
Comece por criar 3 tipos de Persona, isto porque os seus produtos e/ou serviços são adequados para mais do que um tipo de pessoa. A ideia é começar a segmentar o seu público em grupos mais precisos tendo cada Persona na sua representação.
Seja criativo e dê a cada Persona uma identidade! Quem é esta pessoa e de onde é que ela é? Que idade tem? Qual é o seu trabalho? Qual é o seu estilo de vida? Cada resposta que consiga dar é um passo novo e relevante para aproximar-se do seu público-alvo.
As Personas que criou, vão ajudá-lo a concentrar-se na importância do seu produto e em como pode divulgá-lo. Quanto mais representativa for a Persona do cliente mais eficaz será a sua estratégia de marketing.
No final de contas, não é só o potencial do produto que conta, mas também os benefícios que o mesmo pode trazer para os mais diferentes clientes!