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    5 passos simples para evitar perder competitividade no mercado

    Perder competitividade no mercado é um pesadelo que assombra as noites de muitos gestores de negócios. As razões da perda de competitividade no mercado podem ser várias e complexas. Acima de tudo, para se resolver este problema, é necessária calma e atenção, tanto aos problemas internos como externos da organização.

    Vamos rever algumas dicas que o ajudarão a lidar com a perda de competitividade no mercado, e a atacar este problema de frente:

    1. Mantenha a calma

    Apesar de toda a preocupação natural que ocorre quando o nosso negócio está em declínio há um tempo considerável, mantenha a calma. Esta é a primeira e mais óbvia dica, mas temos que a mencionar pois é crucial para que todas a próximas possam ser implementadas.

    Manter a calma é mais do que momentaneamente parar. É adotar uma abordagem assertiva, mas sem stress excessivo ou uma atitude temperamental. Acima de tudo, é deixar que o positivismo guie a sua linha de pensamento. Se está a perder competitividade no mercado, então é altura de analisar porquê, e depois repensar os aspetos necessários. E para pensar, é preciso uma mente limpa e clara. É preciso calma.

    2. Preste atenção às atividades da concorrência

    A perda de competitividade é normalmente causada por estes dois “culpados”: a concorrência direta e os produtos substitutos. Se tem vindo a perder competitividade, está na altura de investigar estes dois campos, obtendo o máximo de informação que conseguir.

    Prestar atenção aos competidores e às atividades e produtos deles é essencial para se tomarem decisões estratégicas de atuação. Descubra o que está a causar a migração dos seus clientes para a concorrência, e não se esqueça de analisar os seus próprios clientes, a sua relação com eles e os seus produtos.

    3. Descubra o que está a causar a migração dos seus clientes

    Evite usar cegamente as estratégias e produtos dos seus concorrentes. Para descobrir o que está a causar a migração dos seus clientes, ou a dificuldade em conseguir clientes novos, tem que perceber o que está a fazer de errado e o que está a concorrência a fazer de correto (ou os produtos substitutos existentes).

    4. Não adote estratégias que não façam sentido

    Falamos em cima de copiar cegamente a concorrência. É recomendável que não o faça. Se a sua concorrência está a ganhar clientes porque baixa os preços, será que faz sentido para si fazer o mesmo? A melhor maneira de evitar perder competitividade é tornar os seus produtos mais atraentes para os clientes através de uma resolução direta dos problemas que estão a causar a migração. Por vezes as razões são mais profundas do que aparentam à primeira vista.

    5. Analise as áreas mais comuns de problemas

    Como guia geral, algumas das estratégias para evitar perder ou voltar a ganhar competitividade giram em torno do modelo de preços, as suas atividades promocionais e o produto em si.

    Poderá ter que atacar essas três frentes ao mesmo tempo, tratando-as como componentes do mesmo problema. Como dito em cima, baixar os preços pode não ser a solução. Foque-se em adicionar valor ao seu cliente pelo mesmo ou maior preço. Assegure-se de que está a promover bem os seus produtos no mercado – aqui o marketing é essencial.

    Como pode o mundo digital ajudar?

    Nos vários tópicos acima referidos, o mundo digital traz ferramentas potentes que podem ajudar os gestores e as equipas a atacarem os problemas que causam a perda de competitividade.

    A recolha e análise de dados é muito importante para conseguir tomar decisões com base em informação relevante. Existem diversas ferramentas para esta recolha de dados, e o seu negócio irá sem dúvida beneficiar com elas.

    O marketing digital é também essencial para a resolução de problemas de falta de reconhecimento do seu produto no mercado. De relativamente baixo custo comparado ao marketing tradicional e com a oportunidade de chegar a um número muito elevado de pessoas, dentro de um qualquer segmento, o marketing digital é uma ferramenta essencial se está a perder competitividade no mercado.


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