Conheça 6 tendências de marketing digital 2023, que deve explorar no plano de marketing do seu negócio.
As tendências de marketing digital 2023 abordadas neste artigo são:
- Conteúdo Multi-Formato
- Conteúdo de Vídeo Curto
- Automação de Marketing
- Marketing de Influência
- Case Studies
- Comunicar os Valores e Ética
1. Conteúdo Multi-Formato
Todos os anos as marcas procuram saber quais os formatos de conteúdo que estão nas tendências e são mais consumidos, contudo, não há um único formato de conteúdo que “sirva” a todos os consumidores.
Cada vez mais os consumidores procuram elevados níveis de personalização, e as marcas enfrentam um enorme desafio, a produção do mesmo tipo de conteúdo, mas em canais e formatos distintos para conseguir chegar a públicos com diferentes preferências de consumo de conteúdo.
Pode ser exaustivo, se pensar nas várias formas possíveis de consumo de conteúdo. Os consumidores querem vídeos, lives, webinars, podcasts, artigos de blog, newsletters, casos de sucesso, reels, histórias… E a lista contínua!
O conteúdo multi formato vai ser uma das tendências de marketing digital 2023 para entregar conteúdo de valor e chegar ao maior número de consumidores possível.
Marketing Tip: Recicle conteúdo para novos formatos
💡 Por exemplo, coloque uma versão em áudio nos seus artigos de blog, crie infográficos resumidos dos seus reports e envie newsletters com tópicos resumidos do que andou a fazer nos restantes canais.
2. Conteúdo de Vídeo Curto
Os vídeos longos conseguem ser mais explicativos, contudo, em 2023, a utilização de vídeos curtos vai crescer, consequência do curto período de atenção dos utilizadores no digital e do crescimento de plataformas que valorizam este formato, como o TikTok e o Reels.
Se no passado, a produção de vídeo exigia elevados custos para as empresas, agora essa barreira é muito mais baixa, permitindo que mais marcas façam pequenos vídeos com uma boa câmara de telemóvel e um programa de edição em conta.
Marketing tip: Não sabe que vídeos produzir?
💡A Lendarius dá-lhe algumas ideias! Faça vídeos explicativos, desafios, reviews, recaps, “atrás das câmaras da sua empresa”, dicas e vídeos de “passo a passo”, vídeos institucionais ou sobre ações da empresa e pequenas entrevistas são alguns exemplos.
3. Automação de Marketing
As ferramentas de automação de marketing vão permitir às empresas a implementação de campanhas mais assertivas e uma maior personalização na comunicação, com menos erros e maior capacidade de trabalhar com volumes maiores de dados em menos tempo.
O foco irá ser usar ferramentas de automação de marketing para melhorar a experiência do consumidor e entregar, de forma automática, a melhor ação de resposta a um comportamento do cliente.
Marketing Tip: o que faz uma plataforma de automação de marketing?
💡Não sabe o potencial de uma plataforma de automação de marketing? Leia o nosso artigo sobre plataformas de marketing multicanal onde lhe damos 5 ações incríveis, que pode implementar.
4. Marketing de Influência
Sim, não é nada de novo, contudo em 2023, espera-se a adoção desta estratégia por parte das empresas continue a crescer.
As empresas que já apostavam no marketing de influência irão continuar a apostar nesta estratégia, e novas empresas vão passar a usá-la neste 2023.
Marketing Tip: se o seu budjet de marketing é curto, considere trabalhar com micro-influencers
💡 Se acha que não tem budjet para apostar em marketing de influência, explore opções de trabalho com micro-influencers, cujos públicos são menores (têm menos seguidores), contudo conseguem elevados níveis de segmentação e, por norma, um bom engagement nas suas publicações.
5. Case Studies para criar credibilidade
Os case studies mais detalhados, vão ser uma das formas utilizadas pelas marcas para trabalhar a credibilidade e confiança na marca, e posteriormente, gerar vendas, principalmente as vendas que sofrem de processos de decisão mais longos.
Marketing Tip: o que deve incluir ao fazer um case study para a sua marca:
💡 Ao produzir o case study deve incluir informação que identifique o cliente, as dores que o seu produto / serviço conseguiu resolver, bem como os benefícios e resultados que trouxe para o cliente.
Inclua também provas ao longo do case study que deixem clara a veracidade dos factos, como vídeos do testemunho do cliente, fotografias do “antes e depois”, gráficos de resultados etc…
6. Use o digital para comunicar os valores e a ética da marca
Nos últimos anos, assistimos a uma crescente preocupação dos consumidores pelo impacto social e ambiental, representatividade e valores das marcas, sendo que em 2023, os consumidores vão continuar a procurar nas marcas que consomem valores com os quais se identificam.
Valores como a sustentabilidade, responsabilidade social, ética e representatividade serão altamente procurados pelos consumidores.
Marketing Tip: não tenha medo de partilhar e de se envolver
💡 Faça campanhas que transmitam mensagens relevantes e que vão de encontro ao que a marca defende, partilhe nos seus canais digitais ações de responsabilidade social e ambiental feitas pela marca, comunique com transparência as suas políticas internas e modelos de negócio, não tenha medo de se envolver em questões sociais e de partilhar os seus valores.
Precisa de ajuda com o marketing digital da sua empresa? Visite o website da Lendarius e fique a conhecer a panóplia de serviços que temos para trabalhar a presença da sua marca no digital!