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    7 formas de automatizar processos para aumentar vendas em E-commerce

    equipa a automatizar processos para aumentar vendas

    Neste artigo vamos apresentar sete formas de automatizar processos para aumentar vendas, lucros e competitividade no seu e-commerce.

    A automação de marketing é uma tendência que dificilmente será deixada de lado nos próximos anos. No desenvolvimento de uma estratégia de marketing, a automação de marketing é sem dúvida uma das principais ferramentas para manter um relacionamento constante e personalizado com um atual ou futuro cliente.

    Saber como aproveitar todas as vantagens que a tecnologia pode oferecer em vários processos do funil de marketing e vendas é uma forma de otimizar o potencial de um negócio e aumentar o seu lucro.

    Os benefícios da automação de marketing são variados. Proporciona maior eficiência e produtividade, impacta na geração e nutrição de leads de forma personalizada e constante, além de que contribui para um maior controlo do ciclo de vendas, o que está diretamente relacionado ao aumento do ROI e da satisfação dos clientes.


    Neste artigo, mostraremos alguns dos processos que podem ser automatizados e como isso pode contribuir para o sucesso da sua loja online, até porque cada vez mais estas plataformas têm vindo a ser uma grande ajuda no aumento das vendas tendo em conta as principais vantagens de uma loja online para o seu negócio.

    Onde automatizar processos para aumentar vendas:

    1. Análise de dados
    2. Anúncios de promoções
    3. Recuperação de carrinho abandonado
    4. Fidelização
    5. Acompanhamento de pedidos
    6. Fluxo de pagamentos
    7. Gestão e controlo de stock

    1. Análise de dados

    Esta talvez seja uma das principais vantagens de automatizar a sua plataforma E-commerce. Com o auxílio de uma plataforma de automação de marketing, é possível saber qual é o comportamento de cada cliente, como está o relacionamento com os seus consumidores e quais as ações realizadas que deram mais resultado.

    Essas informações oferecem fundamento real para que novas estratégias sejam implementadas, em diferentes canais, com mensagens personalizadas e com total relevância para o seu cliente.

    2. Anúncios de promoções

    Um dos maiores desafios do marketing é atingir o cliente no momento certo, com o canal mais conveniente.

    Aconselhamos que explore os seguintes canais, mas lembre-se, não ao mesmo tempo:

    • SMS Webpush
    • E-mail Marketing
    • Pop-ups

    Por meio da automação de marketing, é possível construir uma jornada do cliente e determinar que comunicações serão enviadas de acordo com o seu comportamento.

    O cliente não abriu o e-mail com o anúncio da promoção? Envie um SMS de alerta. O cliente abriu a campanha, demonstrou interesse, mas não concluiu a ação? Envie uma segunda campanha personalizada com um voucher de desconto para incentivar à compra.

    Quando trabalhamos automações de marketing, a capacidade de desenvolver campanhas promocionais que façam todo o sentido para o cliente são de extrema relevância.

    3. Recuperação de carrinho abandonado

    Conseguiu captar a atenção de um potencial cliente para um produto seu, ele entrou no seu site e selecionou alguns produtos, mas não concluiu a compra. O que fazer? Não há razão para desanimar!

    Esta é uma das alturas ideais para utilizar meios de comunicação como SMS ou Webpush, que serão sem dúvida ótimas estratégias a utilizar, pois, neste caso, podem ser inseridos no fluxo de automação, para que não precise de fazer mais nenhuma ação manual para recuperar esses clientes.

    Mas lembre-se: analise os dados para perceber a razão pela qual o cliente não concluiu a compra. O valor dos portes é muito alto? O site não parece ser confiável? É muito burocrático para realizar a compra? São questões que precisam de ser analisadas para melhorar a experiência do consumidor e dessa forma aumentar a taxa de conversão.

    4. Fidelização

    Lembre-se: Adquirir novos clientes é sempre mais caro e demorado do que fidelizar clientes, por isso, estratégias de fidelização de clientes poderão ser sem dúvida a garantia da sustentabilidade de um negócio.

    Sendo assim, manter uma relação com os seus atuais clientes, acompanhar o pós-compra e oferecer uma melhor experiência é um grande passo para que o cliente continue a comprar os seus produtos.

    Com a automação é possível criar campanhas personalizadas, como de aniversário, por exemplo, que mostram o quanto o seu cliente é especial para si.

    Outra opção é criar campanhas de recorrência para produtos com alta taxa de recompra, como alimentos, comida para animais, entre outros. Use os dados para sugerir produtos baseados em compras anteriores.

    5. Acompanhamento de pedidos

    A experiência do cliente em todo o processo de compra é fundamental para que a fidelização aconteça, sendo que a entrega do produto é uma das partes mais relevantes de toda a sua jornada.

    Portanto, oferecer o tracking da encomenda a todos os clientes é uma forma de agradar os consumidores e melhorar toda a experiência que o cliente tem com o seu negócio.

    Saber qual é o caminho percorrido por um produto até chegar ao seu cliente final é muito importante para garantir a sua satisfação. Por isso, criar procedimentos para automatizar o tracking da encomenda é uma boa forma de evitar o extravio e permitir ações rápidas em caso de roubo ou furto, por exemplo, além de que vai alimentando a expectativa do seu cliente para receber o seu produto tão desejado.

    6. Fluxo de pagamento

    A automação dos fluxos de pagamento pode ser feita a partir da instalação de ferramentas específicas que facilitam as vendas e dão mais competitividade ao negócio.

    O objetivo é acelerar todo o processo de pagamento. Neste caso, a automação traz benefícios para o vendedor e para o cliente, uma vez que a compra passa a ser mais dinâmica, rápida e simples.

    7. Gestão e controlo de stock

    Uma das grandes dificuldades de uma loja online é toda a gestão de stocks e disponibilidade dos produtos para uma venda mais rápida e dinâmica, sem prejudicar a expectativa e experiência do cliente.

    Manter um volume grande de produtos que não saem frequentemente é um desperdício de recursos, mas por outro lado, a falta de uma mercadoria pode prejudicar a experiência do cliente e reduzir as vendas.

    Por meio de uma ferramenta associada à plataforma e-commerce, a automação para gestão de stock consegue dar baixa automaticamente, à medida que os pagamentos são confirmados. Desse modo, é possível evitar que um cliente compre determinado produto em rutura por falta de atualização dos dados.

    Em conclusão

    Neste artigo, trouxemos algumas aplicações da automação de marketing para lojas online.

    É importante realçar que, para que essas operações funcionem da melhor maneira possível, é fundamental contar com um sistema capaz de integrar os setores e concentrar as principais informações como o E-goi. Desse modo, a gestão será simplificada, facilitando as estratégias e a monitorização dos resultados.

    Na sua loja online, ao automatizar processos para aumentar vendas, vai ganhar competitividade no mercado e proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.

    Artigo co-redigido pela Lendarius e E-goi


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