Já pensou no que pode fazer com o e-mail marketing para o Natal? Nós vamos dar-lhe algumas sugestões!
A sua lista de e-mails representa pessoas que já o conhecem ou que em algum momento interagiram com a sua marca, fornecendo-lhe um contacto de e-mail em troca de algo, sendo que deve investir uma boa parte dos esforços de marketing nesta lista para a aumentar.
Não sabe que campanhas de e-mail enviar?
O Natal está a chegar e não sabe que tipo de e-mails enviar? Nós vamos dar-lhe algumas sugestões!
1. Campanha de Wishlist de Natal
Use esta estratégia como pré-campanha, ou seja, para “acordar” a sua base de dados para esta época de festividades e, claro, de muitas compras.
Envie newsletters onde mostra propostas de listas de desejos com vários dos seus produtos.
Caso tenha uma loja online com a funcionalidade de “adicionar produtos à wishlist”, incentive a que os próprios utilizadores criem as suas, e posteriormente pode enviar e-mails com os descontos ou ofertas especiais nos produtos mais desejados!
2. E-mails com sugestões de prendas de Natal
Sim! As pessoas gostam de ter a vida facilitada, muitos consumidores gostam de se sentir inspirados ou até nem sabem o que oferecer este Natal!
Envie e-mails com sugestões de prendas segmentadas. Pode usar desde o mais básico “Prendas para ele/ela” ao mais elaborado como:
- Prendas para quem gosta de decorar a casa.
- Prendas para quem gosta de surpreender os sogros.
- Ideias para oferecer ao seu colega de trabalho.
- Melhores prendas para amantes de tecnologia.
3. Divulgue catálogos de Natal
Crie catálogos especiais de Natal, e aproveite a sua lista de e-mails para os divulgar de uma forma direta.
Imagine que tem uma loja de produtos de decoração. Pode criar um catálogo com os seus produtos de decoração de Natal para casa e aproveitar o e-mail como um dos canais de divulgação.
O mesmo funciona com outros setores! Tem uma loja de roupa? Crie um shop the look e envie-o para a sua lista de e-mails. Tem uma confeitaria? Crie um catálogo com todos os doces que os seus clientes podem encomendar nesta data.
Queremos destacar a importância de ter sempre uma lista de e-mails bem segmentada! No exemplo da loja, por exemplo, se não tiver a sua lista de e-mails segmentada para, pelo menos, homem e mulher, não irá conseguir entregar algo de valor ao público certo.
4. Envie um cupão aos seus subscritos
Recompense os seus subscritos de e-mail ao oferecer um cupão, código de desconto ou uma oferta especial para usarem na sua loja online até ao fim do ano, por exemplo.
Pode até entrar no espírito natalício com tudo, e usar nomes natalícios para os seus códigos, como por exemplo:
- Tenha 15% de desconto em compras superiores a x com o código “Pai Natal”;
- Receba um embrulho personalizado ao usar o código “Rodolfo”
5. Comunique os timings
Use o e-mail para comunicar quanto tempo falta para começarem as suas ofertas especais de Natal na loja online, envie e-mail quando começarem, e comunique quando estiverem a acabar.
6. Promova o seus Gift Cards Digitais
Na sua lista de e-mails podem estar perfis de utilizadores que deixam as compras para a última da hora, e sim, mesmo última da hora, e ficam desesperados porque estão sem tempo para solucionar o seu problema, ou porque simplesmente não sabem o que devem dar a alguém da família, a um colega de trabalho ou a um amigo.
Comunique os seus Gift Cards como solução para isso mesmo, não só para os consumidores com dúvidas mas também para os last minute shoppers, que podem solucionar um presente de última hora com um Gift Card digital.
7. Deseje bom Natal aos seus clientes
Nesta época, é verdade que as caixas de entrada ficam cheias de e-mails com promoções e grandes descontos/oportunidades.
Envie um e-mail NÃO PROMOCIONAL para os seus clientes, principalmente para os seus clientes VIP, que lhe geram mais retorno e recorrência.
Faça-os sentir especiais com um e-mail personalizado de Feliz Natal!
Automatize as suas Campanhas de E-mail Marketing
Automatize as suas campanhas de e-mail marketing para o natal! Não precisa de enviar e-mails de forma manual!
Planeie os e-mails que quer enviar e crie sequências automatizadas, para que toda a sua campanha neste canal flua de forma ágil e fácil, com menos erros e libertando-o para outras tarefas.
Sabia que pode criar várias sequências automatizadas de e-mails que respondem a ações específicas dos seus subscritores? Por exemplo, imagine que tem uma campanha com um e-mail que promove descontos na sua coleção de decoração de Natal. Pode programar a sua plataforma de e-mail marketing para enviar automaticamente um e-mail com esse desconto a todos os subscritores que abriram o seu e-mail anterior com sugestões de “Prendas para quem gosta de decorar a casa”. Desta forma, estará a personalizar a experiência do cliente, enviando-lhe conteúdos altamente relevantes e oportunos, com base no seu comportamento e interesses.
Como somos parceiros E-goi, uma plataforma de e-mail marketing e automação multicanal, estamos à disposição para ajudá-lo a implementar este tipo de estratégias de e-mail marketing, de forma simples e eficaz.
E se mesmo assim precisar de mais motivos para apostar nesta estratégia, considere as seguintes estatísticas:
- 70% dos consumidores preferem receber e-mails com ofertas de descontos ou bónus.
- 54,5% dos consumidores preferem receber e-mails no fim de semana antes do Natal. Tente programar os seus envios para esta janela, aproveitando o pico de interesse nas compras de última hora.
- 91,3% dos consumidores consideram o design do e-mail fundamental para a decisão de abrir a mensagem. Invista num layout festivo e atrativo para aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails.
Estas estatística têm por base um estudo feito pela Stripo, que nos alerta para as preferências do consumidor e nos ajuda a direcionar melhor a nossa abordagem. Aplicá-las pode resultar em campanhas de email marketing mais eficazes e envolventes neste Natal. Então, do que é que está à espera? Fale connosco!