Hoje em dia a presença digital das empresas não é destinada apenas a alguns setores ou ao mercado B2C. O objetivo do marketing digital não é (só) vender um produto para um consumidor final através da internet, é uma ideia errada as empresas B2B descartarem totalmente o marketing digital como uma ferramenta essencial para angariar clientes.
Descubra, neste artigo, 5 pontos-chave para angariar clientes no B2B.
Com a evolução tecnológica e a crescente importância das redes sociais e do mundo digital o comportamento do consumidor B2B alterou-se e as suas decisões baseiam-se nas pesquisas que realizam online, independente do produto ou serviço que desejam.
O consumidor desta nova era procura saber mais sobre as empresas existentes antes de tomar uma decisão, pelo que a inexistência da presença digital de uma empresa B2B significa, cada vez mais, a sua inexistência no mercado. Deve ficar atento às estratégias que permitem angariar clientes no B2B.
5 Pontos-Chave para angariar clientes no B2B:
Desenvolver um Website
É o primeiro passo na construção da identidade digital de uma empresa!
Um website institucional deve espelhar a imagem da empresa e fornecer as informações necessárias para que o visitante a conheça, saiba onde fica, o que faz, consulte alguns dos trabalhos realizados, encontre conteúdo interessante e entre em contacto.
Fornecer conteúdo relevante
O marketing de conteúdo é muito importante, pois os clientes e potenciais clientes muitas vezes apenas sabem qual é o seu problema e, por isso, pesquisam formas para o solucionar.
Ora, uma empresa ao ter um website completo onde fornece artigos interessantes e dá a conhecer os seus serviços facilmente vai ao encontro desse potencial cliente que encontra a empresa (ou uma das) que pode solucionar o seu problema.
O bom conteúdo ajuda os potenciais clientes na sua decisão da compra.
O marketing de conteúdo não tem que ser realizado apenas em texto. Atualmente os vídeos tem cada vez mais destaque e retém mais visitantes.
Com um bom e relevante conteúdo a empresa ganha leads que se podem tornar compradores frequentes da empresa, pois esta é uma das ferramentas do marketing digital que mais gera relacionamento e confiança entre a empresa e os seus clientes.
Presença ativa no LinkedIn
Um bom relacionamento com o cliente e parceiros é muito importante.
Para as empresas B2B a presença na rede social LinkedIn é uma ótima forma de manter e criar relacionamento com outras empresas clientes do negócio, bem como decisores importantes.
A importância das redes sociais não deve ser menosprezada, apesar de destacarmos o LinkedIn, a presença noutras redes não deve ser descartada, apenas devem ser escolhidas de forma cuidada e atendendo à relevância para o seu negócio.
Outro ponto importante é a alimentação destas redes, não vale de nada ter uma conta criada em todas as redes sociais se não as alimentamos de forma regular e pensada.
Email Marketing
O e-mail marketing também é uma excelente forma de manter relacionamento com o cliente e fornecer-lhe conteúdo relevante.
Não deve ser encarado de forma menos importante e merece cuidado adicional no que diz respeito à informação enviada e a quem é enviada.
Email marketing não é sinónimo de spam, muito pelo contrário. É uma das maiores ferramentas de geração de leads e relacionamento com o cliente.
O segredo está no conteúdo fornecido e na segmentação realizada para que cada cliente ou potencial cliente receba a informação que necessita e tem interesse.
5. Mobile Responsive
No mundo atual os dispositivos móveis são usados a toda a hora e os consumidores efetuam as suas pesquisas maioritariamente nestes dispositivos.
Os websites desenvolvidos devem ser totalmente responsivos, ou seja, adaptarem-se facilmente a diferentes tamanhos, desde o ecrã de um telemóvel até um computador fixo.