Dizem que o e-mail marketing já está ultrapassado, mas isso não é verdade. Apenas está a ultrapassado para quem não usa esta estratégia de forma adequada. Para muitas empresas, este canal de marketing digital continua a revelar-se eficiente, principalmente quando tiramos proveito da automação de e-mail marketing.
Neste artigo vamos explicar o que é a automação de e-mail marketing, dar alguns exemplos de situações em que se aplicam este tipo de e-mails e explorar também algumas vantagens desta estratégia.
O que é a automação de e-mail marketing?
Consiste no uso de regras predefinidas para acionar mensagens de e-mail e personalizar as suas mensagens com base em ações específicas dos clientes. Os e-mails automáticos são configurados numa plataforma de automação de marketing.
Com e-mails automáticos, consegue criar relacionamentos duradouros e personalizados com os seus clientes e vender os seus produtos com mais frequência.
A automação de e-mail marketing evita ter que duplicar e enviar manualmente e-mails repetidos para pessoas diferentes, libertando tempo para outras tarefas estratégicas valiosas para o crescimento do negócio.
A automação de e-mail marketing permite enviar a mensagem certa para as pessoas certas no momento certo, usando fluxos de de automação.
De forma resumida, é uma forma de enviar e-mail de forma sequencial, com intervalos de tempo específicos entre eles. Permite o agendamento dos seus e-mails.
Há algo que, muito provavelmente, já faz na sua plataforma de e-mail de uso diário que se aproxima em termos de lógica a esta funcionalidade: quando configura uma mensagem programada no seu e-mail quando entra de férias. Neste caso é igual, programa mensagens para uma data e objetivos específicos, só que com uma plataforma de automação de marketing consegue fazer isso em escala.
Existem ciclos longos e curtos de e-mails automatizados. O fluxo de e-mails de boas-vindas é um exemplo de uma automação de e-mail marketing com ciclo curto.
Há ainda a possibilidade de vincular o site à plataforma de automação de marketing, de forma a segmentar pessoas com base em comportamento, preferências e compras anteriores. Desta forma, consegue personalizar a experiência de cada cliente e aumentar a relevância das suas campanhas automatizadas.
Exemplos de e-mails automáticos
- E-mail de boas-vindas
Quando um cliente se regista como subscritor da newsletter no seu site, por exemplo. Os e-mails de boas-vindas geralmente têm uma taxa de abertura mais alta do que outros tipos de e-mails. De acordo com a Experian, os e-mails de boas-vindas têm uma taxa de abertura média de cerca de 50%, o que é consideravelmente maior do que a média de outros tipos de e-mails.
- Recomendações de produtos semelhantes depois de um cliente ter comprado na sua loja online
- Lembrete de que o cliente deixou um produto no carrinho de compras, sem finalizar a compra
Segundo a pesquisa da SaleCycle, a taxa média de abandono de carrinhos em Portugal é de aproximadamente 73%. Isso significa que, em média, cerca de 7 em cada 10 carrinhos são abandonados antes da conclusão da compra.
- Divulgação de descontos para clientes existentes
- Inquérito de satisfação
Praticamente todas as transações vêm com alguma forma de automação de e-mail. Pense na última compra que fez online. É possível que tenha recebido um e-mail a agradecer pela compra e com um resumo da compra feita. Pode até receber outro e-mail automatizado quando o seu pedido tiver sido enviado, com um número de rastreamento e uma data de estimativa de entrega. Esses e-mails podem ser extremamente úteis para orientar os clientes e fazer com que eles se sintam seguros em relação às suas compras.
Vantagens da automação de e-mail marketing
1. Personalizar a experiência do cliente
Um estudo da Experian revelou que e-mails personalizados têm uma taxa de abertura 29% maior e uma taxa de cliques 41% maior do que e-mails genéricos.
Para além disso, segundo a pesquisa “State of Content Marketing” da HubSpot, 53% dos profissionais de marketing afirmam que a criação de conteúdo relevante e personalizado é a maior prioridade deles.
De acordo com a Epsilon, 80% dos consumidores são mais propensos a fazer negócios com uma empresa que oferece uma experiência personalizada.
2. Libertar tempo para a sua equipa de marketing
A sua equipa de marketing deixa de perder tanto tempo na compilação manual de listas de e-mail e no agendamento de e-mails. Em vez disso, podem concentrar-se noutras tarefas importantes, como a definição de uma estratégia detalhada para melhorar o relacionamento com o cliente. Já imaginou ter que enviar manualmente um e-mail de boas-vindas sempre que uma nova pessoa se registasse como subscritor no seu site? Ativando o modo automático, economiza uma grande quantidade de horas que podem ser dedicadas a outras áreas do seu negócio.
3. Melhorar a taxa de retenção de clientes
É muito mais fácil vender para um cliente existente do que converter um novo cliente e a automação ajuda-o a manter-se em contacto com os seus clientes. Por exemplo, pode programar um e-mail para clientes que não compram há determinado tempo, de forma a receberem automaticamente os descontos recentes relacionados com compras anteriores:
“Olá José, não temos notícias suas há algum tempo, e queremos ter certeza de que está a par da nossa oferta mais recente. As capas e películas para o telemóvel que nos comprou estão com 20% de desconto!”
É assim que aumenta a probabilidade de trazer de volta um cliente.
Boas práticas da automação de e-mail marketing
1. Acompanhe os relatórios que a plataforma de marketing de automação lhe dá
As ações dos seus subscritores nos seus e-mail automáticos, podem orientar o seu próximo passo. Se os destinatários não estiverem a abrir os seus e-mails de desconto ou não estiverem a clicar nas suas recomendações, tente outra tática.
Por exemplo, se envia mensagens de recomendação de produtos aos clientes e algumas categorias de itens recebem mais cliques, pode apostar numa maior divulgação dessas categorias no site, nas redes sociais e nos demais canais.
2. Crie campanhas automatizadas para pessoas que ainda não são clientes
Algumas pessoas interagem com a sua empresa várias vezes, antes de se tornarem clientes. Vá enviando conteúdo útil sobre a sua empresa, produto ou setor, de forma automática.
3. Crie todos os e-mails individuais necessários antes de configurar a automação
Faz sentido criar um padrão de design para os seus e-mails. Envie testes de e-mails para ver se as suas mensagens têm uma boa aparência em todos os dispositivos e se o seu conteúdo é acessível.
Depois disso, então está pronto para configurar a automação para que os e-mails comecem a ser enviados segundo regras específicas.