Case Study Tutigas, conheça o projeto de comunicação digital que desenvolvemos com a empresa do setor petrolífero.
Estratégia de Comunicação Digital para a Tutigas
Objetivo principal: Maior reconhecimento da empresa
Áreas: Webdesign, Gestão de Redes Sociais, Content Marketing, Email Marketing
Setor: Produtos petrolíferos
Case Study Tutigas – O desafio
A Tutigas sentia necessidade de estabelecer um contacto mais próximo com os seus stakeholders: clientes finais, revendedores, potenciais revendedores e parceiros. Ao mesmo tempo, esta aproximação poderia ajudar no alcance do objetivo principal de maior reconhecimento da marca.
Assim, foi apresentado este projeto e, nesta linha, foi proposto um grande desafio: a criação da estratégia de comunicação da marca e de toda a sua presença digital.
A estratégia
Ao analisarmos detalhadamente todo o setor de produtos petrolíferos e a sua presença digital constatamos a importância da necessidade de uma presença nas redes sociais coerente, frequente e profissional para conseguir gerar notoriedade para a marca.
Ao delinearmos a estratégia foi tido em consideração também a importância da atualização do website em termos de aspeto visual, experiência do utilizador e conteúdo.
Por último, consideramos pertinente o início de comunicação digital direta com os stakeholders através de e-mail marketing.
A definição da estratégia envolveu um forte trabalho de planeamento.

Case study Tutigas – o resultado
Ao colocar em prática todas as estratégias incorporadas no plano de comunicação realizado, podemos constatar os avanços alcançados na presença digital da empresa.
Website
Com foco em unificar a imagem de marca sobre a mesma identidade, o website joga como uma peça fundamental da comunicação da Tutigas. Ele é, tal como deve ser, tratado como o principal canal de comunicação e angariação de potenciais clientes online, sendo essencial à estratégia de marketing da empresa.

Assim, joga duas funções principais: a comunicação de material institucional, bem como produtos/serviços, rede de parceiros; e a angariação de leads/parceiros de distribuição.

Redes Sociais
Antes, a Tutigas apenas tinha um perfil pessoal de Facebook associado à sua marca. Com a criação de uma Página de Empresa de acordo com as boas práticas conseguiu alcançar inúmeras vantagens como:
- Possibilidade de criar anúncios
- Acesso a ferramentas de publicação, como criação e agendamento de posts
- Acesso a estatísticas, como gostos, interações, partilhas e alcance das publicações
- Acesso a insights sobre o seu público-alvo como idade, género, localização e idioma
Antes, no perfil pessoal, era comum assistirmos a posts de spam que outros amigos identificavam, para além de que se registavam meses sem qualquer publicação.
Neste momento, a Tutigas faz publicações mensais e ressalta-se a importância do crescimento mensal do número de seguidores e gostos, fator importante para o aumento da notoriedade da marca. O Facebook é uma nova fonte de tráfego para o website.
Atualmente, verificamos também uma maior predisposição dos stakeholders para a partilha das publicações. Para além das estatísticas da própria publicação, agora, a Tutigas consegue saber quantas pessoas gostaram ou interagiram com as publicações que outros partilharam a partir da sua Página.
Antes, a Tutigas não tinha Página no LinkedIn. Agora, já começou o seu percurso nesta rede social e já começa a reunir algumas estatísticas, de modo a perceber como poderá crescer nesta rede e tirar o melhor partido da mesma.
Realçamos também a qualidade das publicações da Tutigas, que seguem uma lógica de uniformidade a nível visual com o website, tornando a marca mais reconhecível.

Com esta parceria entre a Tutigas e Lendarius, a marca consegue ter acesso a relatórios trimestrais dos resultados com uma breve análise e recomendações de melhoria.

E-mail Marketing
Antes, a Tutigas não tinha uma base de dados pronta para proceder ao envio de E-mail Marketing, cumprindo todas as regras de RGPD.
Com a nossa ajuda, a Tutigas conseguiu organizar e segmentar a sua base de dados e fazer envio de e-mails segmentados recorrentes.
Em todos eles se verifica uma taxa de abertura muito acima da média para o seu setor. A taxa de cliques é também muito satisfatória e acima da média do setor.

Conheça o projeto
Criar a estratégia de comunicação da Tutigas e planear toda a sua comunicação digital foi um desafio que a Lendarius agarrou com bastante entusiasmo e profissionalismo.
Somos feitos de projetos como este!
Saiba mais sobre o projeto: Tutigas, um projeto de desenvolvimento web e comunicação digital.