Estes avanços tecnológicos têm potencializado o crescimento das empresas, no entanto, também apresentam os seus desafios. Entre os principais problemas relatados pelas empresas está a fraude na publicidade.
Desde burlões a preencher espaços de banner com múltiplos leitores de vídeo até ao tráfego web gerado por bots, as grandes e as pequenas empresas mostram-se preocupadas e alertam para o facto de que estão a perder dinheiro para bots. Segundo o relatório “State of Fake Traffic”, desenvolvido pela empresa tecnológica Cheq, 18% dos cliques na internet são gerados por bots, o que distorce a perceção real das empresas sobre o comportamento do consumidor no online.
O uso de inteligência artificial por criminosos digitais tem vindo a aumentar de ano para ano, com prejuízos enormes para as empresas que, constatam que cada vez mais é lhes difícil alcançar leads qualificados. De acordo com o relatório da Lunio, em 2024, prevê-se que cerca de 75 biliões de dólares sejam desperdiçados em tráfego inválido, o que marca um aumento de cerca de 33% quando comparado com o ano de 2022.
Como posso monitorizar o comportamento do servidor e bloquear tráfego inválido?
A maioria das ferramentas mitigam fraudes publicitárias ao usar sistemas que monitorizam o comportamento dos servidores que fornecem o tráfego dos seus anúncios. Estes sistemas são projetados para bloquear o tráfego de servidores suspeitos que tentem gerar cliques inválidos, ao utilizar padrões de atividade monitorizados.
Por exemplo, considere este caso de estudo sobre a VeraViews, uma ferramenta que utiliza blockchain, IA e learning machine para detetar e bloquear bots e outro tipo de tráfego fraudulento em anúncios de vídeo. Um parceiro da VeraViews determinou que estava a perder 23,2% das suas receitas publicitárias para bots.
Ao implementar a ferramenta back-end na sua plataforma de vídeo reduziu a taxa de tráfego não identificado em 96%, com mais de 33.000 endereços IP fraudulentos. A eliminação do tráfego inválido permitiu um aumento da receita das campanhas e do seu desempenho no geral.
Este tipo de serviços pode ser especialmente importante para campanhas Pay Per Click, de forma a evitar que os cliques fraudulentos consumam rapidamente o orçamento de marketing.
Com ferramentas tecnológicas que bloqueiam bots e servidores que identificam comportamentos fraudulentos, é-lhe agora possível preservar a integridade dos seus dados de marketing e garantir resultados mais interessantes.
Como pode identificar tráfego de bots?
Como já foi mencionado, uma quantidade significativa do tráfego online é gerado por bots. Por exemplo, na indústria de Gaming, 58,7% do tráfego online está associado a bots maliciosos. Já as empresas de serviços têm cerca de 38% do seu tráfego associado a bots maliciosos.
Tendo em consideração estes dados, é importante que as empresas prestem uma atenção especial a todas as campanhas que tenham um desempenho muito baixo (especialmente as que tenham taxas de conversão baixas), particularmente quando em simultâneo têm taxas de cliques e impressões muito altas. As empresas devem tentar identificar se o tráfego do website é gerado por bots ou utilizadores reais.
Como proteger o seu orçamento de marketing?
Existem várias maneiras de avaliar o sucesso de uma campanha digital, sendo a taxa de conversão uma delas. No entanto, a fraude de cliques prejudica essa análise, pois acaba por lhe ser difícil perceber se a campanha alcançou o seu público ou alcançou bots ou pessoas que não querem saber do produto publicitado.
Para evitar que isto se torne um problema maior para o seu negócio, é essencial que invista em estratégias eficazes. Veja, abaixo, algumas práticas importantes que pode utilizar para evitar fraudes e proteger os seus investimentos de marketing:
Monitorize e analise as métricas das suas campanhas
Acompanhe de perto métricas como a taxa de conversão, tempo de permanência na página de destino do anúncio, taxa de rejeição e outras métricas.
Ative o bloqueio de anúncios no tráfego
O bloqueio de anúncios do Google Ads impede que os seus anúncios sejam exibidos em inventários onde não deseja que eles apareçam. Desta forma, garante que a sua marca não aparece em contextos inadequados.
É possível definir critérios para determinar onde os seus anúncios não devem aparecer e, pode fazê-lo da seguinte forma:
- Configure as suas campanhas de publicidade digital para excluir automaticamente a exibição de anúncios nos domínios que sinalizou.
- Defina categorias sensíveis e classificações de anúncios de conteúdo digital, indicando que os seus anúncios não devem aparecer em websites que contemplam este tipo de conteúdo.
- Selecione as regiões geográficas para as quais não quer que os seus anúncios sejam exibidos fora delas.
Saiba mais aqui.
Use plataformas confiáveis
Plataformas que utilizam inteligência artificial e machine learning podem identificar padrões suspeitos de comportamento automaticamente. Estas ferramentas são capazes de adaptar as suas defesas contra novas táticas de fraude à medida que surgem no online.
Para aumentar o seu ROI, procure uma agência especializada que o auxilie no desenvolvimento de campanhas contra bots maliciosos e outras práticas fraudulentas. Esta parceria garantirá que os seus recursos sejam direcionados a um público-alvo real, maximizando, desta forma, as suas estratégias de marketing digital.
Consulte o artigo “How Tecnhology is Helping Fight Online Fraud” para mais informações sobre o combate à fraude na publicidade.
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