Divulgar serviços B2B pode ser complexo, mas lembre-se as empresas são feitas de pessoas e é para elas que deve falar.
Se não sabe como pode divulgar os seus serviços, esta é primeira pergunta que deve fazer: “Quais os problemas que os meus serviços podem resolver?” O erro da maioria dos empresários é usar a pergunta errada “Quais as caraterísticas e atributos que os meus serviços têm?”
Se os seus serviços são para um público B2B, deve lembrar-se que outros empresários como você usam critérios objetivos e lógicos para tomarem uma decisão em relação à contratação dos seus serviços. Neste contexto, antes de criar anúncios criativos, deve pensar de que forma o conteúdo do anúncio irá transmitir ao seu potencial cliente o que ele vai ganhar com o seu serviço.
Neste artigo, mostramos 5 etapas que podem ajudar na divulgação de serviços B2B.
Divulgar serviços B2B, as 5 dicas que vai encontrar:
- Defina a sua proposta de valor
- Determine as personas
- Comunique de acordo com a jornada do cliente
- Construa uma presença nas redes sociais
- Aproveite o feedback dos clientes
Dica #1: Defina a sua proposta de valor
Deve ser muito claro para toda a sua equipa qual é a vossa proposta de valor. Se agora mesmo lhe perguntasse quais são os benefícios da sua empresa em relação a um concorrente, conseguia responder imediatamente?
Para definir a sua proposta de valor é de extrema importância entender o motivo pelo qual a sua empresa existe. Esta proposta de valor é o que vai guiar a comunicação da sua equipa com os seus clientes, no momento da divulgação dos serviços.
Dica #2: Determine as suas personas
Criar personas significa criar perfis dos seus tipos de clientes. Deve criar no máximo 4 personas para poder planear a divulgação dos seus serviços de uma forma mais focada e específica.
Dica #3: Comunique de acordo com a jornada do cliente
A jornada do cliente é um ciclo de compra com vários etapas (associado à nutrição de leads – já falamos sobre o tema noutro artigo, que pode ler aqui). A jornada do cliente mostra-nos que é necessário ter uma comunicação personalizada para cada fase em que se encontra o cliente no processo de compra.
Na estruturação de divulgação dos seus serviços, pode utilizar o famoso método AIDA (atenção, interesse, desejo e ação). Quando o potencial cliente ouve falar da sua empresa pela primeira vez, a sua comunicação deve focar-se na atenção e interesse, de modo a que o cliente ganhe confiança e avance no seu ciclo de compra, onde aí já poderá começar a divulgar os serviços de uma forma mais comercial gerando desejo de compra e ação, que se traduz, na concretização de compra dos seus serviços.
Dica #4: Não se esqueça das redes sociais
A divulgação dos seus serviços B2B nas redes sociais deve ser feita com base num calendário de conteúdo previamente estabelecido.
As redes sociais mais utilizadas atualmente pelas empresas são o LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter.
Com as redes sociais, consegue:
- Criar proximidade com o seu público-alvo
- Aumentar a visibilidade da sua marca
- Gerar leads para venda de serviços
- Angariar novos parceiros de negócio
- Conquistar credibilidade no mercado
Dica #5: Aproveite o feedback dos clientes
Não se esqueça de ouvir os seus clientes. Tem um canal adequado para receber reclamações ou responder a perguntas dos clientes? Esse canal é funcional e intuitivo ou envolve muitos passos e burocracia?
Através do feedback dos seus clientes, consegue estruturar e gerar novas ideias para a divulgação dos seus serviços. Para além disso, a disponibilização desses canais permite passar uma melhor imagem da sua empresa, que se preocupa com a satisfação dos seus clientes.
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