A responsividade do seu site é fundamental não só para uma boa User Experience, como também para uma boa qualificação nos motores de busca.
Desde que chegaram os smartphones, muitas pessoas acedem à Internet através dos seus dispositivos móveis. Segundo a Kinsta, 55% das visitas online em todo o mundo vêm do telemóvel.
Por esse motivo, a Google atualizou o sistema de avaliação de websites e, agora, também tem em conta a experiência do utilizador em dispositivos móveis.
O que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer dispositivo, ou seja, para o mesmo website, com o mesmo domínio e com os mesmos conteúdos, o design sofre alguns ajustes em função do tamanho do ecrã dos dispositivos.
4 dicas para melhorar a responsividade do meu site
Em primeiro lugar, queremos só alertar que esta otimização requer um pouco de conhecimento técnico e, para iniciantes, pode ser um trabalho bastante demorado. Por esse motivo, se lhe for possível, recomendamos que entregue esta otimização a uma agência digital.
1. Equacione alterar o tema do seu website para um tema mais responsivo
Existem muitos temas responsivos para o WordPress. Se tem dúvidas sobre qual é o melhor para o seu setor de atividade e, em simultâneo, em termos de responsividade, peça ajuda a uma agência, até porque muitos dos temas são pagos, mas é sempre melhor investir e garantir um bom desempenho.
2. Não use Flash
O Flash já está descontinuado, porque usa muitos recursos de hardware, podendo levar a uma resposta mais lenta da página e maior tempo para carregamento. Para além disso, também pode afetar de maneira negativa a qualidade do seu SEO.
Lembre-se ainda que, nem Android, nem iOS, suportam Flash.
3. Preocupe-se com a velocidade do seu website
A velocidade de um website é muito influenciada pela qualidade do servidor onde ele está alojado. Se não tem muito conhecimento sobre domínio e alojamentos, fale com uma agência digital que possa fazer essa gestão com um bom fornecedor.
4. Valorize a atratividade do seu site
Os primeiros 20 segundos são decisivos para os utilizadores decidirem se querem ficar no seu website ou abandoná-lo. Ou seja, em tão pouco tempo, percebe-se que o aspeto visual do website é o mais importante e depois obviamente que o próprio conteúdo é o que fará o utilizador permanecer no site.
Pode usar a ferramenta do Google para testar a responsividade.