Quando pergunta “Como tornar a minha empresa mais conhecida?”, certamente tem como objetivo captar mais clientes e aumentar as vendas. Mas lembre-se que a sua empresa não se torna super conhecida de um dia para o outro, sendo que, numa primeira fase, é necessário um pouco de paciência para planear calmamente as estratégias que o poderão ajudar a alcançar esse objetivo.
Para o ajudar a ter mais ideias para tornar a sua empresa mais conhecida, reunimos 5 dicas que envolvem estratégias de divulgação online e offline.
Pronto?
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Agora sim, vamos às 5 ideias “Como tornar a minha empresa mais conhecida?”. Deixamos nota de que estas ideias apenas devem servir de inspiração, pois recomendamos sempre que crie as suas próprias estratégias, adaptadas à sua realidade.
1. Crie um site com blog
Anteriormente já tínhamos falado na importância de criar um blog. Pode recuperar essa leitura aqui. Mas queremos reforçar que esta ferramenta pode atrair muitos potenciais clientes para a sua empresa.
Do que está à espera então para dar o primeiro passo, criando um website com um blog, de forma a tornar-se uma referência no seu setor de atividade?
Como ter um bom site e produzir bons conteúdos para tornar a minha empresa mais conhecida?
Em primeiro lugar, deve criar um website já com as boas práticas e com as funcionalidades base para um trabalho de SEO, de forma a que o mesmo seja mostrado pelo Google nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa. Em segundo lugar, é importante que um site com um design moderno e objetivo é essencial nos dias de hoje. Deve ter uma navegação muito intuitiva e de fácil leitura e perceção a nível visual. Em terceiro lugar, deve pensar nos textos que vai querer inserir no website. Deve escrever sobre tudo o que a empresa oferece.
Para além da preocupação dos textos para o lançamento do website, deve ter em conta que a estratégia de conteúdo deve ser contínua, daí a recomendação de criar um blog associado ao website, onde pode publicar conteúdos relevantes. No âmbito do seu blog, deve lembrar-se que, hoje em dia, existem personas dentro do seu público-alvo com preferências diferentes: há as que preferem ler e as que preferem ouvir. Por isso, é essencial que lhes permita ler, mas também ouvir o áudio do texto ou ver um vídeo que fala sobre o tema do artigo.
E não se esqueça que podem existir pessoas que preferem ver o conteúdo de uma forma mais visual e resumida, daí a importância de criar infográficos. Embora possamos ter o contrário, pessoas que gostariam de aprofundar ainda mais o tema, daí a pertinência de criar e-books. Para a criação dos e-books, deve pensar na criação de páginas específicas que permitam o seu download e que estejam muito direcionadas à conversão de downloads.
2. Assuma uma presença profissional nas redes sociais
Quando falamos em presença profissional, recomendamos que contrate profissionais especificamente capacitados para gerir e criar estratégias nas diferentes redes sociais da sua empresa. Quando as redes sociais são geridas de forma autónoma, por vezes, as pessoas responsáveis por essa tarefa, por muito que percebam o básico, não conseguem criar uma identidade única da empresa nas diferentes publicações. Para uma presença profissional é necessário um designer e um gestor de marketing digital, no mínimo. Para além disso, os responsáveis pela gestão de redes sociais, devem ser capazes de analisar os resultados e elaborar relatórios, utilizando as ferramentas certas.
3. Participe em feiras e eventos
Pesquise sobre algumas feiras e eventos relativas ao seu setor de atividade e faça a sua inscrição. A seu tempo, poderá vir a criar os seus próprios eventos ou associar a sua marca a determinado evento.
O que preciso para participar em feiras e eventos?
Principalmente, terá que pensar no design e estrutura do seu stand. Poderá ainda avaliar a sua participação enquanto orador de algumas palestras ou seminários e, para o efeito, deverá ter um modelo de apresentação preparado com a identidade da sua marca.
4. Planeie uma estratégia de gifting
Esta estratégia consiste em presentear o público com um brinde exclusivo da sua empresa.
Atualmente, a tendência é enviar esses brindes para digital influencers selecionados, ou seja, adequados ao seu posicionamento e que tenham alcance junto do seu público-alvo.
Mas também é uma boa prática enviar esses presentes para os seus melhores clientes, de forma a gerar fidelização.
5. Planeie ações específicas para feriados e datas especiais
Quando falamos em datas especiais, referimo-nos a aniversários de empresa (no caso de o seu negócio ser B2B) ou de pessoas individuais (no caso de o seu negócio ser B2C), bem como promoções de Natal, Dia do Pai e Dia da Mãe. É nestas ações ou comunicações que deve dar asas à sua criatividade para ficar na memória do seu público.
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