Hoje em dia, qualquer potencial cliente procura um cartório que ofereça serviços de qualidade. No entanto, para que o seu potencial cliente (aquele que nunca usufruiu dos seus serviços) percecione que os seus serviços são de qualidade, a imagem do seu cartório deve ter bom reconhecimento no mercado. A melhoria e fortalecimento da sua imagem é a garantia de credibilidade e de confiança por parte dos clientes e potenciais clientes, daí a importância de consolidar a imagem do cartório.
É através da sua imagem que é lembrado pelo seu público-alvo, principalmente, quando está numa zona com alguma concorrência. A sua imagem significa a sua reputação.
Deseja saber como consolidar a imagem do seu cartório? Então, veja estas 5 estratégias para se destacar da concorrência.
5 estratégias para consolidar a imagem do cartório
1. Defina um posicionamento para o seu cartório
Se quer consolidar a imagem do seu cartório, deve ter uma identidade muito bem definida e uma proposta de valor clara para o seu público. Faça a questão: Qual é o nosso ADN? Ou seja, quais são todas as caraterísticas que definem o seu cartório?
Após perceber o que o diferencia com base nas caraterísticas específicas do seu cartório, deve pensar em como irá transmitir esse posicionamento, começando pelo seu logótipo e outros elementos gráficos que podem tornar o seu cartório reconhecido, lembrado e valorizado. Desta forma, poderá consolidar a imagem não só para o seu público-alvo, como também para os seus colaboradores.
2. Defina uma cultura organizacional para consolidar a imagem do cartório
A cultura organizacional é o conceito que tem por base a rotina, o comportamento e a mentalidade de um cartório. Portanto, consolidar a imagem do seu cartório também passa pela cultura que define internamente.
Comece por definir a missão e os valores do cartório, e crie um código de conduta que represente aquilo em que o seu cartório acredita e como os colaboradores devem agir quando se deparam com diferentes situações. No fundo, serão diretrizes que irão orientar o trabalho de todos.
Em processo de recrutamento de colaboradores, deve portanto selecionar pessoas que condizem com a sua cultura organizacional. No entanto, esta ação não deve ficar estagnada. Todos os anos, faça um inquérito de satisfação aos seus colaboradores para que o ajudem a identificar melhorias de imagem do cartório. Deve permitir aos seus colaboradores a participação em reuniões, para que contribuam com as suas ideias e opiniões.
Ao definir uma cultura organizacional, a sua equipa estará preparada para oferecer um atendimento excelente e prestar um serviço de qualidade. O atendimento é um fator decisivo para que os seus clientes indiquem o seu cartório para outras pessoas e para que voltem a solicitar os seus serviços. Pode inclusive promover workshops de capacitação.
Lembre-se que, por norma, os cartórios oferecem os mesmos serviços, portanto, o atendimento que presta ao cliente poderá fazer toda a diferença. Quando falamos em atendimento, falamos também no acompanhamento que lhe dá e na facilidade que lhe traz para a resolução das suas necessidades. Muitas vezes, os clientes até estão dispostos a pagar mais quando têm a garantia de que podem estar tranquilos quanto ao tema que lhe estão a entregar para ser resolvido.
3. Pense na sua presença digital e autoridade
Vivemos na era da transformação digital.
Hoje em dia, é uma necessidade estar presente na Internet, até mesmo para os cartórios, que têm algumas limitações na sua divulgação. Comece por um website e pelo setup de páginas nas redes sociais, de forma a criar autoridade e consolidar a imagem do cartório. Se pode angariar clientes de outras cidades também, porque é que apenas divulga o cartório fisicamente/localmente? No seu website, pode inclusive ter uma área de artigos em que pode falar sobre determinados temas e mostrar o seu expertise, ou seja, mostrar que domina temas relacionados com os serviços que presta. É desta forma que os clientes e potenciais clientes sentem uma maior confiança em relação ao seu cartório.
4. Avalie a satisfação dos seus clientes
Quanto mais informações conseguir obter por parte das pessoas que consomem os seus serviços, mais fácil será produzir um bom conteúdo direcionado para elas. Pode fazê-lo através do envio de um inquérito de satisfação. Para além disso, é muito importante que utilize um software de gestão com uma funcionalidade complementar que permita enviar para si notificações automáticas de tarefas e processos pendentes, entre outra informação relevante, de modo a conseguir prestar o melhor serviço ao cliente.
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5. Fortaleça o seu posicionamento com branding
A Ordem dos Notários atribuiu 27 novas licenças em julho de 2022, elevando para 450 o número total de cartórios distribuídos por Portugal. Este é um setor em crescimento e cada vez mais competitivo, daí a importância de se diferenciar.
É importante a criação de uma logomarca e identidade visual para a comunicação visual do seu cartório, de forma a que, sempre que precisem dos seus serviços, se lembrem mais facilmente de si. Para além disso, a imagem percebida do seu cartório será de maior qualidade, sendo que há mais tendência para que os clientes o escolham, mesmo que não pratique os preços mais baixos.
Como vê, para consolidar a imagem do seu cartório, necessita de aumentar a qualidade do trabalho e a satisfação dos clientes, o que pode ser alcançado com a definição de estratégia, cultura interna, branding, presença digital e acompanhamento dos clientes.