Lançado o desafio à Lendarius de criação de identidade e branding unindo 3 empresas numa única organização, partilhamos consigo os resultados e os vários processos deste projeto para a marca BNext!
Objetivo principal: representar um novo capítulo, um “próximo passo”. Trata-se da evolução de três empresas que se uniram para criar uma organização maior, mais sólida e melhor preparada para ajudar os clientes nos seus desafios de gestão e de transformação digital.
Áreas: Web Design, Design
Setor: Software de Gestão

Introdução e contexto – Aceleração digital
Desde 2020 que o comportamento das pessoas e dos negócios tem vindo a mudar. Se antes falávamos em transformação digital, hoje vivemos na era da aceleração digital. Este novo projeto empresarial chegou para responder a esta realidade, como propósito de acelerar a digitalização e crescimento dos negócios. A BNext tem como missão ajudar empresas a acelerar a digitalização do negócio através do software PHC, para que possam alcançar a excelência na gestão. Pretendem ser o maior parceiro PHC em Portugal e uma empresa líder em tecnologia de gestão.
Às empresas do setor das tecnologias compete, em primeiro lugar, entender este novo contexto e, depois, adaptarem-se para poder responder de forma mais competitiva, exigente e flexível aos desafios de digitalização dos clientes.
A BNext resultou da fusão entre a unidade de negócio PHC da Pontual IT Business Solutions, a Solunext e a Big Level.
Em virtude da fusão de três parceiros PHC num só, a BNext torna-se mais robusta, com mais equipa, com mais capital de experiência e competências, e mais soluções que aportam valor.
Objetivos para o branding e criação de identidade
Com base nos conteúdos/imagem corporativa das empresas fundadoras, pretendiam criar uma nova marca que refletisse um pouco das várias identidades, mantendo certos conceitos.

“Vivemos num período em que já não se fala em “transformação”, mas sim no conceito de “aceleração digital”, por força da maior maturação do digital no mercado e também pela velocidade cada vez maior da inovação. E inovação na BNext significa a maior agilidade de processos, maior eficiência, flexibilidade e resultados que aportamos aos clientes com as nossas tecnologias. Portanto, o grande objetivo era transmitir o nosso posicionamento, que é o de uma empresa com a missão de acelerar negócios com PHC.”
Filipe Santos, CEO & Co-Founder da BNext
Processo Criativo
Focados na conjugação da marca Big Level e Solunext e nos valores da Pontual, criamos uma identidade forte, focada na repetição de linhas e blocos que, em progressão, simbolizam o crescimento que as empresas atingem ao usar uma solução BNext.

Apresentamos uma identidade completa, mostrando o uso deste sistema visual em diferentes suportes, com duas sugestões de tagline.
A par da revelação do logótipo, deu-se também a do slogan da marca – “Accelerating Business” – enquadrado no posicionamento pretendido para a BNext enquanto agente promotor da aceleração digital dos negócios.
Resultados alcançados com a criação e branding da marca BNext
Embora discretas, há algumas heranças que vieram do branding das empresas que se unirão para dar origem à BNext e, portanto o desafio estava em conseguir criar algo novo, ajustado ao posicionamento BNext, e que não deixasse de ter algumas referências das origens.
Questionando a marca sobre como a identidade e branding foram recebidos pelo mercado em geral e quais foram os principais resultados obtidos após a implementação da identidade, em termos de reconhecimento de marca, aumento de clientes e outros, Filipe Santos, CEO & Co-Founder da BNext responde:
“O resultado não poderia ter sido melhor. Fazendo uma retrospetiva deste primeiro ano, desde o impacto com que conseguimos fazer a marca entrar no mercado, passando pela facilidade com que toda a rede de stakeholders assimilou a nossa missão, visão, valores e posicionamento, até ao crescimento do volume de negócios, tudo isso fez-nos sentir que o caminho que escolhemos foi o correto! A nível de resultados concretos, há vários eixos que podemos mencionar. Não só a aceitação com que o mercado, nomeadamente clientes, recebeu toda a mudança organizativa que deu origem à BNEXT, mas também o envolvimento das várias equipas, a identificação que todos sentiram com o projeto desde o início. E depois, claro, os resultados de faturação que corroboraram o propósito de criarmos uma organização mais robusta, experiente e flexível, que é hoje um dos maiores parceiros PHC.”
Reuniões e colaboração
Foram realizadas várias reuniões ao longo do processo, sendo que o cliente tinha um papel ativo na aprovação e recomendações estratégicas, enquanto do nosso lado fizemos várias recomendações de design e demos apoio contínuo na preparação dos ficheiros de merchandise e estacionário para impressão, assim como no agendamento de publicações de lançamento da marca nas redes sociais.


Impacto do Branding na Fusão e Unificação das empresas
Como opção A de logótipo, apresentamos uma identidade forte e única, focada na ideia de expansão e crescimento contínuo. Fizemos uma adaptação direta da tipografia Solunext, que se assemelhava já por si à tipografia da PHC. Mantivemos a logomarca “X”.
Esta ativação digital da marca ocorreu ainda num contexto de pré-lançamento. O objetivo passou assim por dar sequência aos contactos que as três empresas estavam a fazer junto dos clientes, dando conta desta transição para a BNext, que trouxe uma estrutura mais robusta e maior capacidade de resposta às necessidades específicas de cada negócio.
Serviços complementares
Para além da criação do logótipo, ficamos responsáveis pelo design do site, banners de divulgação para e-mail, merchandise e estacionário.

Sobre o impacto dos trabalhos complementares, Filipe Santos acrescenta:
“O trabalho da LENDARIUS foi fundamental para os resultados que obtivemos na identidade e branding, com um envolvimento e vontade de acrescentar valor surpreendentes. Não apenas a nível técnico, mas também na atitude de verdadeira parceria e compromisso com que abraçaram este projeto. Não era um desafio fácil, mas a equipa da LENDARIUS fez um trabalho excecional, que foi muito além do logótipo. Ajudaram-nos a definir o plano de comunicação na fase de go to market, e permitiram-nos dar visibilidade à nova marca BNEXT com uma série de suportes físicos e digitais, que fizeram a diferença e nos permitiram hoje ser já uma marca reconhecida no mercado, embora ainda jovem.”

Conclusão
Agilidade e profissionalismo foram as palavras mais usadas pelo cliente como feedback ao nosso trabalho.
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