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    Branding e Identidade – BNext

    projeto de branding da agência digital Lendarius para a bnext
    Logo

    Lançado o desafio à Lendarius de criação de identidade e branding unindo 3 empresas numa única organização, partilhamos consigo os resultados e os vários processos deste projeto para a marca BNext!

    Objetivo principal: representar um novo capítulo, um “próximo passo”. Trata-se da evolução de três empresas que se uniram para criar uma organização maior, mais sólida e melhor preparada para ajudar os clientes nos seus desafios de gestão e de transformação digital.

    Áreas: Web Design, Design

    Setor: Software de Gestão

    serviço de design
    Soluções de design by Lendarius, agência digital

    Introdução e contexto – Aceleração digital

    Desde 2020 que o comportamento das pessoas e dos negócios tem vindo a mudar. Se antes falávamos em transformação digital, hoje vivemos na era da aceleração digital. Este novo projeto empresarial chegou para responder a esta realidade, como propósito de acelerar a digitalização e crescimento dos negócios. A BNext tem como missão ajudar empresas a acelerar a digitalização do negócio através do software PHC, para que possam alcançar a excelência na gestão. Pretendem ser o maior parceiro PHC em Portugal e uma empresa líder em tecnologia de gestão.

    Às empresas do setor das tecnologias compete, em primeiro lugar, entender este novo contexto e, depois, adaptarem-se para poder responder de forma mais competitiva, exigente e flexível aos desafios de digitalização dos clientes.

    A BNext resultou da fusão entre a unidade de negócio PHC da Pontual IT Business Solutions, a Solunext e a Big Level.  

    Em virtude da fusão de três parceiros PHC num só, a BNext torna-se mais robusta, com mais equipa, com mais capital de experiência e competências, e mais soluções que aportam valor.

    Objetivos para o branding e criação de identidade

    Com base nos conteúdos/imagem corporativa das empresas fundadoras, pretendiam criar uma nova marca que refletisse um pouco das várias identidades, mantendo certos conceitos.

    projeto de branding da agência digital Lendarius para a bnext
    Branding – Logo BNext

    “Vivemos num período em que já não se fala em “transformação”, mas sim no conceito de “aceleração digital”, por força da maior maturação do digital no mercado e também pela velocidade cada vez maior da inovação. E inovação na BNext significa a maior agilidade de processos, maior eficiência, flexibilidade e resultados que aportamos aos clientes com as nossas tecnologias. Portanto, o grande objetivo era transmitir o nosso posicionamento, que é o de uma empresa com a missão de acelerar negócios com PHC.”

    Filipe Santos, CEO & Co-Founder da BNext

    Processo Criativo

    Focados na conjugação da marca Big Level e Solunext e nos valores da Pontual, criamos uma identidade forte, focada na repetição de linhas e blocos que, em progressão, simbolizam o crescimento que as empresas atingem ao usar uma solução BNext.

    formação da marca BNext - projeto branding lendarius
    Formação da marca BNext

    Apresentamos uma identidade completa, mostrando o uso deste sistema visual em diferentes suportes, com duas sugestões de tagline.

    A par da revelação do logótipo, deu-se também a do slogan da marca – “Accelerating Business” – enquadrado no posicionamento pretendido para a BNext enquanto agente promotor da aceleração digital dos negócios.

    Resultados alcançados com a criação e branding da marca BNext

    Embora discretas, há algumas heranças que vieram do branding das empresas que se unirão para dar origem à BNext e, portanto o desafio estava em conseguir criar algo novo, ajustado ao posicionamento BNext, e que não deixasse de ter algumas referências das origens.

    Questionando a marca sobre como a identidade e branding foram recebidos pelo mercado em geral e quais foram os principais resultados obtidos após a implementação da identidade, em termos de reconhecimento de marca, aumento de clientes e outros, Filipe Santos, CEO & Co-Founder da BNext responde:

    “O resultado não poderia ter sido melhor. Fazendo uma retrospetiva deste primeiro ano, desde o impacto com que conseguimos fazer a marca entrar no mercado, passando pela facilidade com que toda a rede de stakeholders assimilou a nossa missão, visão, valores e posicionamento, até ao crescimento do volume de negócios, tudo isso fez-nos sentir que o caminho que escolhemos foi o correto! A nível de resultados concretos, há vários eixos que podemos mencionar. Não só a aceitação com que o mercado, nomeadamente clientes, recebeu toda a mudança organizativa que deu origem à BNEXT, mas também o envolvimento das várias equipas, a identificação que todos sentiram com o projeto desde o início. E depois, claro, os resultados de faturação que corroboraram o propósito de criarmos uma organização mais robusta, experiente e flexível, que é hoje um dos maiores parceiros PHC.”

    Reuniões e colaboração

    Foram realizadas várias reuniões ao longo do processo, sendo que o cliente tinha um papel ativo na aprovação e recomendações estratégicas, enquanto do nosso lado fizemos várias recomendações de design e demos apoio contínuo na preparação dos ficheiros de merchandise e estacionário para impressão, assim como no agendamento de publicações de lançamento da marca nas redes sociais.

    Capas BNext

    Roll up bnext
    Roll up BNext

    Impacto do Branding na Fusão e Unificação das empresas

    Como opção A de logótipo, apresentamos uma identidade forte e única, focada na ideia de expansão e crescimento contínuo. Fizemos uma adaptação direta da tipografia Solunext, que se assemelhava já por si à tipografia da PHC. Mantivemos a logomarca “X”.

    Esta ativação digital da marca ocorreu ainda num contexto de pré-lançamento. O objetivo passou assim por dar sequência aos contactos que as três empresas estavam a fazer junto dos clientes, dando conta desta transição para a BNext, que trouxe uma estrutura mais robusta e maior capacidade de resposta às necessidades específicas de cada negócio.

    Serviços complementares

    Para além da criação do logótipo, ficamos responsáveis pelo design do site, banners de divulgação para e-mail, merchandise e estacionário.

    website BNest
    Website BNext

    Sobre o impacto dos trabalhos complementares, Filipe Santos acrescenta:

    “O trabalho da LENDARIUS foi fundamental para os resultados que obtivemos na identidade e branding, com um envolvimento e vontade de acrescentar valor surpreendentes. Não apenas a nível técnico, mas também na atitude de verdadeira parceria e compromisso com que abraçaram este projeto. Não era um desafio fácil, mas a equipa da LENDARIUS fez um trabalho excecional, que foi muito além do logótipo. Ajudaram-nos a definir o plano de comunicação na fase de go to market, e permitiram-nos dar visibilidade à nova marca BNEXT com uma série de suportes físicos e digitais, que fizeram a diferença e nos permitiram hoje ser já uma marca reconhecida no mercado, embora ainda jovem.”

    vários elementos de design BNext
    Elementos desenvolvidos para a marca BNext

    Conclusão

    Agilidade e profissionalismo foram as palavras mais usadas pelo cliente como feedback ao nosso trabalho.

    Tem um desafio digital? Fale connosco:

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