Segundo resultados da 2º vaga do Barómetro CTT, os grandes players de e-commerce em Portugal consideram que a entrega gratuita, a velocidade e a previsibilidade contribuem bastante para uma boa experiência de compra dos e-buyers.
A 2º vaga do Barómetro CTT, para Julho de 2023, tem como objetivo fornecer informação estratégica sobre o mercado e acompanhar a evolução do e-commerce em Portugal e das suas tendências, através da análise às respostas de 45 especialistas da área. Contou com a participação de empresas como a MC Sonae, Delta Cafés, Sport Zone, PCDiga, Leroy Merlin, Quebramar e muitas outras, de diferentes categorias, desde o desporto, até à eletrónica e ao vestuário e calçado.
Mas vamos a alguns insights valiosos:
- De acordo com o relatório, a maioria dos inquiridos (82,2%) aponta para uma estabilização ou crescimento de vendas no 1º semestre de 2023, face ao mesmo período homólogo do ano passado.
- Quanto à “Entrega no próprio dia”, é algo que ainda não é praticado, ou prioridade para cerca de 45% do painel, contudo 27,3% dos participantes do painel já oferecem este prazo curto de entrega, e outros 27,3% ainda não oferecem, mas pretendem vir a oferecer no prazo de 6 a 12 meses.
- Ainda em relação às entregas, os resultados apontam como critérios fundamentais para uma boa experiência dos e-buyers a entrega gratuita, seguida da velocidade e da previsibilidade, sendo que opções de entregas como a “Out of Home” (por exemplo através de cacifos de encomendas), vão crescer na sua relevância no futuro.
- Questionados sobre as inovações com maior potencial de investimento em e-commerce, a prioridade foi para as ferramentas de inteligência artificial e data analytics, comparativamente com outras inovações como o metaverso e a realidade aumentada.
Pode aceder aos resultados do barómetro aqui.