Vamos falar sobre alguns dados relativos aos métodos de pagamento na Europa, relevantes para quem trabalha o retalho europeu online.
Os insights destacados neste artigo são do relatório “The State of Retail”, realizado pela Checkout.com com dados de Maio de 2021, que contou com uma amostra de 10 000 consumidores e mais de 500 retalhistas de e-commerce, com idades compreendidas entre os 18 e os +75 anos.
Alguns dos insights que deve ter em conta como retalhista online:
- O mercado europeu de e-commerce já era maduro antes da pandemia, contudo, em 2020, países como a Grécia, Portugal, Irlanda e Polónia sofreram um boom na quantidade de consumidores de compras online.
- A percentagem de consumidores que espera pagar em lojas online usando novos tipos de pagamento, como o “comprar agora, pagar depois” chega aos 80%.
- 74% dos consumidores europeus não revelam ter intenções de reduzir de forma significativa as suas compras online, no pós-pandemia.
- 60% dos e-shoppers dizem abandonar o carrinho, caso não tenham o seu método de pagamento preferido como opção.
- 50% dos consumidores recorreram a uma “carteira digital” como a Apple Pay, e 23% usaram o método “comprar agora, pagar depois”, pelo menos 1x.
- 13% dos consumidores pagaram com QR code e 11% através do pagamento biométrico, pelo menos 1x.
A competitividade é muita, e por isso, a inovação e o acompanhamento das tendências nos métodos de pagamento revela-se fundamental.
Localização dos pagamentos
Quanto à localização dos pagamemtos, o report revela que trabalhar as páginas de pagamentos e o check-out de forma local é fundamental, e que o Inglês apenas não basta, para ser competitivo em novos mercados.
Além dos métodos de pagamento locais, é necessário oferecer a moeda correta do país e a língua.
Por exemplo, o Paypal, Aplle Pay, Visa e Mastercard são métodos de pagamento globais. Já o SEPA é um método europeu.
Caso o seu target seja Portugal, deve considerar o Multibanco, mas se também vender online para a Áustria, deve considerar oferecer o EPS como método de pagamento nesse país.
Se tiver como Target internacional países como a Dinamarca, Noruega, Finlândia, Alemanha e Holanda, por exemplo, considere oferecer o Klarna como método de pagamento.
Trabalhar os métodos de pagamento ao nível local, e adaptar os checkouts, moeda e língua ao país, potencia o aumento das taxas de conversão, contudo ainda é um desafio para muitos retalhistas.
Método de pagamento na europa – “Comprar agora, pagar depois”
O estudo revela que 31% dos retalhistas já oferece o método de “compre agora, pague depois”, uma percentagem maior dos retalhistas ainda não oferece este método, mas planeia oferecer nos próximos 18 meses (38%).
É de destacar, como já foi dito, que mais de 20% dos compradores online europeus, utilizaram este método de pagamento pelo menos 1 x em 2020.
Este método, tem ganho importância estratégica aos olhos dos retalhistas, pois possibilita o aumento da taxa de conversão e o valor do carrinho dos consumidores, otimizando as receitas para os retalhistas.
Concluindo
Para os retalhistas, acompanhar as tendências e dados sobre os métodos de pagamento é fundamental, por isso, se trabalha com lojas online, ou quer criar a sua, esteja atento a este tipo de dados do mercado, como os métodos de pagamento na europa, fator fundamental para as suas taxas de conversão no checkout.
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