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    Email marketing ajuda a combater o fim dos cookies de terceiros

    Como resultado dos avanços tecnológicos, é possível constatar a preferência do consumidor pelas redes sociais e desvalorização, por parte dos anunciantes, do email marketing como ferramenta de marketing. A nova lei veio mostrar que afinal esta ferramenta é essencial e necessária para a recolha de informação, contínua exploração da base de dados e alcance de novos clientes. Com o fim dos cookies de terceiros, o email deixa de ser o “patinho feio” do marketing digital e começa a ganhar mais expressão na área do marketing.

    Os dados recolhidos pela GWI em 2023 confirmam a preferência do consumidor pelas redes sociais com cerca de 98% da população portuguesa a preferir as redes sociais a outros canais de comunicação. Além disso, segundo o estudo feito pela Data AI Intelligence, entre as apps mais visitadas, em 2023 (jan-dez), temos em primeiro lugar o Messenger – funcionalidade de chat da rede social Facebook – e em quinto lugar o Gmail.

    Mas o que é que ainda impede algumas marcas de valorizarem o e-mail como uma estratégia de marketing?

    As razões apontadas pelas empresas foram as seguintes:

    1. O limite imposto ao número de e-mails que uma empresa pode enviar para a sua base de dados.
    2. A taxa baixa de aberturas.

    E se as marcas conseguissem alcançar a audiência sem terem de recorrer ao envio de vários e-mails?

    Sobretudo para as empresas que querem continuar a ter uma presença forte noutros canais de comunicação, o e-mail marketing acaba por fazer a diferença.

    O consumidor, ao subscrever uma newsletter, está a dar-lhe a informação que o produto/serviço publicitado nessa newsletter é do seu total interesse, esta ação diz-lhe também que este consumidor muito provavelmente irá interagir com campanhas publicitárias online relativas ao mesmo produto/serviço que acabou de subscrever.

    É através da monotorização dos emails que conseguirá recolher a informação necessária para a criação de campanhas publicitárias em plataformas – que façam o upload de hasded e-mails – como o Facebook e o Instagram.

    O e-mail marketing torna-se, desta forma, uma ferramenta eficiente para a criação de anúncios publicitários de sucesso nas redes sociais e para a aquisição de novos clientes.

    Para saber mais sobre o processo de Hashing consulte aqui.

    E se conseguisse aumentar a taxa de abertura dos seus emails através da segmentação?

    A taxa de abertura é um dos fatores que determinam o sucesso da sua campanha de email marketing. A baixa taxa de abertura dos emails enviados diz-nos que a sua estratégia de email marketing é pouco eficaz e como tal, deve ser ajustada e melhorada.

    Ao segmentar os assinantes de acordo com características específicas, como o comportamento e preferências, está a potencializar o seu negócio e a aumentar a taxa de abertura. Em vez de adotar uma abordagem única para todos, procure personalizar o conteúdo, de forma a estabelecer ligações mais fortes com os seus assinantes.

    “Um exemplo simples de segmentação é filtrar os leads de acordo com o mês de aniversário e fazer uma oferta especial para comemorar essa data.”

    O E-goi – plataforma com a qual a Lendarius trabalha – oferece a possibilidade de incorporar formulários diretamente no seu site. Ao recorrer a formulários pop-up que aparecem quando o utilizador entra na página, é possível inquirir o visitante e pedir dados mais específicos, como o Primeiro Nome, Email, Localização, Género e Data de Aniversário.

    Se mesmo assim, verificar que a sua estratégia de segmentação do público não funciona, não desista e procure desta vez analisar o tráfego do seu website. Use a ferramenta Google Analitycs para monitorizar e analisar o tráfego e comportamento do usuário no Website, de forma, a perceber que páginas visitou, quanto tempo esteve no website e porque abandonou a compra. Com estes dados consegue visualizar a jornada do utilizador no seu website e conhecer melhor o seu público-alvo. Basta agora incorporar esses dados na sua campanha de email marketing – com email marketing é possível enviar conteúdo personalizado, em momentos estratégicos da jornada de compra-venda –, de forma, a reforçar a personalização das suas campanhas e consequentemente, enviar conteúdo que o seu cliente deseja ver.

    Ao focar-se em newsletters e email marketing, consegue criar uma estratégia de marketing digital robusta e eficaz que não apenas compensa a perda de cookies de terceiros, mas também fortalece o relacionamento com os clientes e melhora o ROI em geral.

    Curioso sobre a ferramenta do Google? Consulte os benefícios do Google Analytics aqui.


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