Para gerar vendas e fidelizar os seus clientes, a sua loja online deve evitar erros no comércio online.
Para que consiga preveni-los, identificamos 11 erros comuns cometidos por quem gere uma loja online e que se tornam verdadeiros obstáculos no processo de compra do cliente.
-
Website que não seja user-friendly
Em média, os consumidores abandonam 5 compras todos os anos devido a um fraco design do website, e 8% dos consumidores abandonam 10 ou mais compras por ano quando têm uma má experiência de navegação, de acordo com o estudo feito pelo Storublock.
O seu website é a apresentação do seu negócio ao cliente. Por isso, é importante que invista no seu website, este precisa de ter um bom desempenho, ter uma navegação intuitiva e ser otimizado a todos os dispositivos.
-
Não cumprir com as políticas de segurança
Estudos mostram que 25% dos utilizadores que desistiram de comprar um produto, fizeram-no por questões de falta de segurança do website.
Deve priorizar a segurança do seu website e todas as legislações para o ter em funcionamento, como o RGPD. O não investir em medidas de segurança e legais resultará em consequências financeiras como também afetará a reputação da sua marca no mercado.
-
Um website que não está adaptado a smartphones
Com quase 76% das vendas feitas em smartphones, a sua loja precisa de ser responsiva de forma a se adaptar aos diferentes tamanhos de ecrãs e proporcionar uma ótima experiência ao utilizador. A sua não otimização, pode fazer com que perca mais de metade do seu mercado.
-
Má qualidade de imagens
Quando o consumidor opta por fazer compras online, onde não lhe é possível tocar nem ver ao pormenor todos os detalhes do produto, é importante ter uma loja online que aposte em conteúdo de qualidade.
Na loja online deve disponibilizar imagens de qualidade, o produto em diferentes ângulos e se as opções mudam, a aparência do mesmo terá de mudar consoante as opções registadas.
-
Produtos indisponíveis
Segundo a Marketest, cerca de 24,8% dos inquiridos diz que, a disponibilidade dos artigos em loja é um fator decisivo na hora de escolher uma loja online. Pois, não há nada mais dececionante do que quando cliente não consegue efetuar a sua compra devido a uma rutura de stock.
Para evitar este inconveniente, deve estimar o stock necessário para cada uma das referências de produtos, com base na frequência de compra e no tempo de reabastecimento.
O stock de reserva permitirá a gestão automática da exibição do produto dependendo da sua disponibilidade.
Por outro lado, uma forma de evitar este constrangimento e facilitar a gestão de stocks na loja online, a integração da loja com o seu ERP é o mais indicado, pois automatiza esta informação e não tem de se preocupar em atualizar o stock na loja, de forma constante.
-
Não ter descrição de produto
Muitas empresas limitam-se apenas a escrever o nome, o preço e a inserir uma imagem do produto, perdendo, desta forma, muitas oportunidades de negócio só porque optaram por não inserir informações básicas sobre os produtos.
Se este é o seu caso, aconselhamos apostar numa boa estratégia de SEO. Deve, por isso, procurar palavras-chaves relevantes e tentar ao máximo afastar-se das descrições já estabelecidas pelos seus fornecedores. Porquê? Segundo o Skyblu Web Design, os motores de pesquisa não o conseguem diferenciar da concorrência.
Numa boa descrição deve constar os benefícios, frases cativantes e as especificidades do produto (medidas, peso, funções, composição, entre outros). É importante não deixar margem para dúvidas, de forma, a incentivar a aquisição do produto e o regresso do cliente à loja online.
-
Ter um processo de checkout confuso e exaustivo
Solicitar informação desnecessária e um fraco design do processo de checkout, aumenta o número de consumidores que abandona a compra.
Algumas dicas do que poderá desenvolver para evitar que isso aconteça:
- Mostrar uma barra de progresso durante o processo de checkout
- Permitir vários métodos de pagamento
- Usar a estratégia de cross-selling, ao recomendar produtos complementares àqueles que já estão no carrinho
- Inscrição através de formulários leves, legíveis e explicativos (de preferência com exemplos de como preencher os campos)
- Dar a opção de fazer compras como convidado para aqueles que se mostrem mais relutantes no preenchimento de formulários
-
Um método de pagamento único
É importante oferecer aos seus clientes várias opções no que diz respeito a pagamentos, tendo em vista que nem toda a gente tem os mesmos métodos e preferências.
De acordo com os dados obtidos pela Sales Commerce Cloud, a utilização de carteiras digitais cresceu cerca de 56% no terceiro semestre de 2023 em comparação com o ano anterior. A praticidade associada às carteiras digitais tem conquistado a adesão dos consumidores e por isso, faz todo o sentido que adicione a carteira digital MBWay aos seus métodos de pagamento.
As carteiras digitais são, sem dúvida, uma forma de diversificar os métodos de pagamento da sua loja online e consequentemente, potencializar as suas vendas.
-
Falhas com o atendimento aos clientes
Diante de clientes mais exigentes, que desejam tudo imediatamente, o ChatBot torna-se uma ferramenta extremamente importante. De que forma?
62% dos consumidores afirma que prefere falar com um ChatBot a esperar 15 minutos para falar com um agente.
O Chatbot é um assistente virtual, idealizado com recurso à inteligência artificial, que tem a capacidade de responder às mais variadas situações, estabelecendo desta forma uma relação de proximidade com o cliente. Muitas vezes os recursos estão direcionados para outras áreas e, por falta de tempo, não se faz o devido acompanhamento do cliente, é aqui que a ferramenta ChatBot – ferramenta de atendimento ao cliente – se torna útil.
Leia também o artigo que mostra o impacto do Chatbot.
-
Custos de envio indicados no último minuto
Segundo os dados recolhidos pela Shopify, cerca de 47% dos consumidores abandonam a compram e saem do website, quando os valores não são claros e outros custos são adicionados ao valor final da compra. É importante, neste caso, optar por uma comunicação eficaz e transparente.
Os portes de envio devem estar visíveis nas páginas dos seus produtos. Deve-se também procurar informar o cliente sobre as condições de entrega (prazos e custos) e especificar os termos e condições de devolução e reembolso.
Leia também o artigo que mostra o impacto dos portes grátis na sua loja online.
-
Falta de acompanhamento no pós compra
Este pode ser um dos erros que afasta mais os consumidores e não os faz voltar à sua loja online.
Quando um consumidor faz uma compra, não significa que o processo acabou. Tem para si um menor custo voltar a vender a um cliente que já comprou um produto seu do que angariar um novo cliente. Este acompanhamento é vital e pode levar à fidelização dos clientes.
Isso é possível, por exemplo, através de uma estratégia do e-mail marketing, com um e-mail de acompanhamento, onde explica as características do produto acabado de adquirir, por exemplo.
Valida a tua loja para corrigires os erros do comércio online
Portanto se pretendes gerar visitas à tua loja e vender os teus produtos, é importante satisfazeres os teus visitantes. Presta atenção à interface da tua loja e está atento/a a estes erros e aumenta as tuas vendas, fidelizando os clientes!
Contacta-nos no formulário abaixo.