Nos últimos anos, o número de consumidores online aumentou, e com isso aumentaram também as possibilidades das lojas terem sucesso com as vendas online. Porém, ter uma loja online é completamente diferente de ter uma loja física.
É importante implementar estratégias de marketing para loja online para aumentar o vínculo com os clientes, divulgar o seu negócio e potencializar as vendas.
E-mail Marketing
O email marketing é a ferramenta mais utilizada pelas lojas online para comunicar com o seu público sobre os novos lançamentos ou promoções, por isso faz parte das estratégias de marketing para loja online.
Para o envio de comunicações, é necessário existir uma base de dados com emails de clientes e potenciais clientes, angariados legalmente e cumprindo todas as normas do RGPD. A construção desta base de dados pode começar a ser realizada através da implementação de um formulário na própria loja online, onde os utilizadores se podem inscrever para começarem a receber comunicações e, deste modo, acompanharem a marca em primeira mão.
Por norma, as newsletters mensais, de caráter mais informativo, são enviadas apenas para clientes, sendo que outro tipo de comunicações mais gerais e comerciais poderão também ser enviadas para potenciais clientes, como por exemplo promoções, descontos e lançamentos.
Com base nos dados de Statista, o número de utilizadores globais do email foi de 3,9 bilhões em 2019 com perspetivas de crescimento para 4,48 bilhões em 2024.
SEO (otimização para motores de pesquisa)
É importante a sua loja online estar bem posicionada nos resultados dos motores de pesquisa que o público utiliza. O segredo são as palavras-chaves utilizadas para fazer a ligação entre as pesquisas e o seu website. Para que os resultados sejam positivos procure este serviço junto de alguém especializado, como por exemplo, uma agência digital.
Redes Sociais
O uso da redes sociais representa a tendência com mais crescimento na história digital.
Com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, as redes sociais são o melhor lugar para cativar público-alvo tornando-se uma prioridade de marketing.
É importante ajustar o seu conteúdo aos diferentes tipos de redes sociais.
Blog
Cada vez mais lojas online estão a apostar nos seus próprios blogs, onde criam e divulgam conteúdos relevantes sobre os seus produtos ou os seus serviços.
Ao apostar nesta estratégia de marketing digital, vai fazer com que muitos consumidores conheçam a sua marca através dos seus artigos, vídeos e outros conteúdos que publica.
O blog é um local onde oferece mais valor ao seu cliente. Para além disso, é parte fundamental de uma estratégia de SEO. Ao criar artigos úteis para o seu potencial cliente, irá mostrar ao mesmo o quanto percebe do assunto que se propõe a explicar, comunicando assim o seu profissionalismo e know-how.
Mais do que isso, é também uma forma de manter os seus atuais clientes perto de si, trabalhando assim a fidelização.
O blog é um verdadeiro local de contacto com clientes e potenciais cliente. Através da criação do seus próprios artigos e outros conteúdos, irá conseguir criar uma relação com estes.
Esta relação é baseada na procura de informação por parte do potencial cliente, e no providenciar de respostas da sua parte. Pode também aproveitar o blog para promover os seus produtos, sendo que o deverá fazer de forma transparente.
Mas mais do que uma promoção de produtos, deverá focar-se em criar conteúdos que sejam realmente valiosos e interessantes para o seu público.
Parcerias
Parceria é a designação do trabalho em conjunto das marcas com os influenciadores digitais.
É uma estratégia muito recente, mas cada vez mais utilizada pelas marcas!
Os influenciadores com mais reconhecimento cobram para falar de algum produto e/ou serviço, sendo um investimento que chega a esgotar stocks, enquanto outros costumam trabalhar com permuta, ou seja, divulgam a marca em troca dos seus produtos!
Fortaleça ainda mais a estratégia da sua Loja Online, dinamize também a estratégia digital das suas redes sociais.