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    6 estratégias de marketing para loja online de sucesso

    estratégias de marketing para loja online

    Nos últimos anos, o número de consumidores online aumentou, e com isso aumentaram também as possibilidades das lojas terem sucesso com as vendas online. À medida que o acesso à internet aumenta rapidamente a nível mundial, com mais de cinco mil milhões de utilizadores de internet em todo o mundo, o número de pessoas que fazem compras online também cresce. Segundo a Statista, em 2024, estima-se que a venda do comércio eletrónico a retalho ultrapasse os 6,3 triliões de dólares americanos em todo o mundo, e estima-se também que este número continue a subir nos próximos anos.

    No entanto, ter uma loja online é completamente diferente de ter uma loja física. Para que a sua loja online tenha sucesso, é essencial que implemente estratégias de marketing específicas, a fim de estreitar as suas relações com os seus clientes, divulgar o seu negócio e potencializar as suas vendas.

    E-mail Marketing  

    De acordo com dados da Statista, o número de utilizadores de email alcançou 4,26 mil milhões em 2022 e espera-se que cresça para 4,73 mil milhões até 2026. Este crescimento significativo reforça a importância do email marketing como um meio eficaz para criar engagement e impulsionar as suas vendas. Por onde deve começar?

    Para iniciar o envio de comunicações, é necessário que exista uma base de dados com emails de clientes e potenciais clientes, angariados legalmente e cumprindo todas as normas do RGPD. A construção desta base de dados pode começar a ser realizada através da implementação de um formulário na própria loja online, onde os utilizadores se podem inscrever para começarem a receber comunicações e, deste modo, acompanharem a marca em primeira mão.

    Por norma, as newsletters mensais, de caráter mais informativo, são enviadas apenas para clientes, sendo que outro tipo de comunicações mais gerais e comerciais poderão também ser enviadas para potenciais clientes, como por exemplo promoções, descontos e lançamentos.

    Para mais estatísticas sobre o email marketing, consulte aqui.

    SEO (otimização para motores de pesquisa)

    O SEO é uma estratégia de marketing que não deve ser ignorada, uma vez que estar bem posicionado nos motores de pesquisa permite que as pessoas que utilizam as ferramentas de pesquisa para encontrar informações, produtos e serviços na internet, encontrem também a sua página online. Estar bem posicionado nos resultados dos motores de pesquisa é crucial para atrair tráfego qualificado para o seu website como também para aumentar a sua taxa de conversão. O segredo para que isso aconteça reside na escolha de palavras-chaves que façam ligação entre as pesquisas dos utilizadores e o seu website, na utilização de meta tags e URLs amigáveis e na criação de conteúdo de alta qualidade e relevante.

    Para garantir resultados positivos, recomendamos que procure este serviço junto de uma agência digital especializada para melhores resultados.

    Redes Sociais 

    O relatório publicado pela Digital 2024 Global Overview Report – em parceria com a Meltwater e a We are social – destaca as redes sociais como a tendência com maior crescimento na história do digital. Com mais de 5 mil milhões de utilizadores ativos nas redes sociais, em 2024, as redes sociais tornam-se fundamentais. Deixamos, por isso, algumas vantagens de criar estratégias direcionadas para o público-alvo nas redes sociais:

    • Aumento da notoriedade da sua marca
    • Apoio ao cliente personalizado
    • Mais tráfego na sua loja online
    • Acesso a dados estatísticos
    • Relações mais sólidas com o seu público-alvo.

    Marketing de Conteúdo

    No dinâmico mundo digital, atrair e reter a atenção dos clientes é crucial para que o seu negócio tenha sucesso. Num cenário repleto de opções, o marketing de conteúdo destaca-se como uma estratégia de marketing poderosa capaz de construir relações duradouras com o consumidor. Por isso, é essencial que desenvolva conteúdo que seja útil, relevante e envolvente, capaz de capturar a atenção do público-alvo e incentivá-los a interagir com a sua loja online. Blogs, infográficos e vídeos são alguns dos conteúdos que poderá desenvolver. Neste artigo, abordamos de forma breve, como o uso eficaz do blog pode não só aumentar a visibilidade da sua marca como também impulsionar significativamente as suas taxas de conversão. Como? Nós explicamos.

    • Blog 

     Cada vez mais lojas online estão a apostar nos seus próprios blogs, onde criam e divulgam conteúdos relevantes sobre os seus produtos.
    Ao apostar nesta estratégia de marketing digital, vai fazer com que muitos consumidores conheçam a sua marca através dos seus artigos, vídeos e outros conteúdos que publica.

    O blog é um local onde oferece mais valor ao seu cliente. Para além disso, é parte fundamental de uma estratégia de SEO. Ao criar artigos úteis para o seu potencial cliente, irá mostrar o quanto percebe do assunto que se propõe a explicar, comunicando assim o seu profissionalismo e know-how.

    Mais do que isso, é também uma forma de manter os seus atuais clientes perto de si, trabalhando assim a fidelização. O blog é um verdadeiro local de contacto com clientes e potenciais clientes. Através da criação dos seus próprios artigos e outros conteúdos, irá conseguir criar uma relação com vários stakeholders.

    Esta relação é baseada na procura de informação por parte do potencial cliente e no providenciar de respostas da sua parte.

    Mais do que uma promoção de produtos, deverá focar-se em criar conteúdos que sejam realmente valiosos e interessantes para o seu público.

    Parcerias

    Parceria é a designação do trabalho desenvolvido entre marcas e influenciadores digitais.

    Esta estratégia, embora que recente, está cada vez mais na moda entre as empresas. Segundo a Statista, em 2023, o valor global do mercado de influenciadores atingiu 21,1 mil milhões de dólares americanos, mais do que o triplo do valor registado em 2019. Com milhões de pessoas a usarem as redes sociais diariamente à procura de entretenimento, inspiração e recomendações de produtos, não é surpresa que os profissionais de marketing estejam a aproveitar o crescimento das redes sociais e o poder das caras conhecidas para promoverem os seus próprios produtos e serviços no Facebook, Instagram e TikTok.

    Geralmente, os influenciadores promovem os produtos ou serviços de uma marca em troca de uma compensação financeira, um investimento que pode resultar no esgotamento do stock. Alternativamente, podem divulgar a marca em troca de produtos ou serviços. Por exemplo, considere uma influenciadora de moda que já conta com alguns milhares de seguidores nas redes sociais. A marca pode enviar-lhe peças novas da sua coleção, e, em troca, a influenciadora terá de desenvolver e publicar conteúdos de imagem e texto nas redes sociais, exibindo os novos looks e mencionando a marca. Este tipo de colaboração beneficia ambos os lados: a marca ganha visibilidade e a influenciadora recebe produtos para partilhar com o seu público.

    Se deseja obter mais dados estatísticos e factos sobre o mercado dos influenciadores, clique aqui.

    Estas colaborações acabam por se demonstrar eficazes, pois permitem às marcas alcançar audiências mais específicas de forma mais autêntica e direta, enquanto para os influenciadores, estes ganham conteúdo diversificado com o qual podem trabalhar e benefícios materiais.

    Anúncios pagos para E-commerce

    Com o surgimento de novas plataformas digitais, os profissionais de marketing dispõem agora de mais opções para implementar as suas campanhas publicitárias.

    Segundo os dados atuais, as empresas investem maioritariamente em search ads, cerca de 38,8% do orçamento publicitário é direcionado para a publicidade associada a pesquisas, marcando um aumento de 11% comparativamente ao ano anterior.

    Publicitar os produtos que comercializa nas redes sociais, poderá também ser uma estratégia bem pensada. Ao desenvolver campanhas publicitárias nas redes sociais, está a direcionar as suas campanhas para pessoas que se encaixam num determinado perfil demográfico ou de interesse e consequentemente, são capazes de mostrar maior interesse pelo anúncio publicitado. Porque é que publicitar nas redes sociais é uma estratégia de marketing fulcral para o seu crescimento?

    Estudos feitos demonstram que, em 2023, as empresas investiram cerca de 207 mil milhões de dólares (USD) em publicidade nas redes sociais, correspondendo a 28,8% da publicidade total.

    O TikTok e o Instagram continuam a competir pelo pódio e apresentam-se como importantes plataformas publicitárias, com números de utilizadores semelhantes.

    De acordo com dados fornecidos pela Bytedance, empresa dona do TikTok, as publicidades presentes na aplicação atingiram, mensalmente, cerca de 1,56 mil milhões de utilizadores (com mais de 18 anos).

    Segundo a META, empresa detentora do Instagram e do Facebook, os anúncios veiculados no Instagram alcançaram mais utilizadores que o TikTok, com 1,65 mil milhões de utilizadores mensais (de todas as idades). Por outro lado, os anúncios desenvolvidos na rede social Facebook alcançaram cerca de 2,29 mil milhões de utilizadores por mês, superando assim o Instagram e o TikTok, como a rede social com mais alcance. Esta visibilidade que as redes sociais trazem à sua empresa é importante pois permite-lhe chegar a um público maior e permite que tenha uma comunicação personalizada e eficaz.

    Para criar uma campanha publicitária de sucesso nas principais redes sociais, deve conhecer muito bem o seu público-alvo e deve desenvolver anúncios atrativos e criativos, que chamem a atenção dos utilizadores. Algumas das principais plataformas de redes sociais para publicidade incluem o Facebook, o Instagram, o TikTok, já mencionados, mas também o LinkedIn e o YouTube.

    Fortaleça ainda mais a estratégia da sua Loja Online, dinamize também a estratégia digital das suas redes sociais.

    Não sabe por onde começar? Nós ajudamos a otimizar o seu negócio!

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