A rede social deixará de usar recolha de dados de localização, descontinuando alguns serviços.
Segundo o The Verge, o Facebook deixará de recolher informações de localização em tempo real e, por isso, alguns serviços irão ser descontinuados como “amigos próximos”, alertas meteorológicos, localização em segundo plano e histórico de localização (mapa dos locais visitados).
O Facebook terá enviado uma notificação aos utilizadores que já usaram o recurso pelo menos uma vez a avisar desta atualização, explicando que os dados associados serão apagados.
“O histórico de localização e a localização em segundo plano deixarão de ser recolhidos após 31 de maio de 2022, mesmo se os tiver ativado anteriormente”
Facebook
Mas nem todos! É importante destacar que o Facebook irá continuar a recolher algumas informações para, por exemplo, exibir anúncios relevantes. No entanto, qualquer pessoa pode desativar o acesso à sua localização nas configurações de privacidade do iOS e do Android, embora esta ação possa ter impactos na experiência de utilização desta rede social, especialmente em relação ao algoritmo de recomendação de conteúdo e anúncios.
O que levou o Facebook a tomar esta decisão?
As leis relativas ao acesso a dados pessoais são cada vez mais exigentes, por isso tudo indica que esta decisão é uma forma de Mark Zuckerberg se afastar de possíveis casos de acesso não autorizado aos dados dos utilizadores.
Quanto menos informações a rede armazenar, menor é a probabilidade de sofrer consequências legais, principalmente quando se trata de um recurso que pouca gente utiliza.