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    Google Chrome vai bloquear os cookies de terceiros até 2023

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    Google Chrome vai bloquear os cookies de terceiros para aumentar a privacidade dos utilizadores da web.

    Em primeiro lugar foi o Mozilla a anunciar o bloqueio dos cookies de terceiros e depois também o Google decidiu impedir os mesmos, no entanto de forma gradual, tendo já implementado algumas mudanças. No entanto, o processo só estará concluído no final de 2023.

    Esta mudança visa tornar a navegação mais privada e segura para os utilizadores, no entanto, está a ser ponderada para que os sites que incluem cookies de terceiros para exibir anúncios não sejam fortemente prejudicados.

    Esta decisão avançou tendo em conta que, em todo o mundo, os utilizadores exigem mais privacidade e controlo online. 

    “Os utilizadores estão a exigir maior privacidade – incluindo transparência, escolha e controlo sobre como os seus dados são usados – e está claro que o ecossistema da web precisa de evoluir para atender a essas necessidades crescentes”

    Justin Schuh, Diretor de Engenharia do Google Chrome

    Os cookies são ficheiros criados pelos websites aos quais os utilizadores acedem. Tornam a experiência online mais fácil ao guardar informações de navegação. Com os cookies, os sites podem manter a sessão iniciada, memorizar as preferências dos utilizadores e proporcionar conteúdo relevante.

    Existem dois tipos de cookies:

    • Os cookies originais são criados pelo site ao qual os utilizadores acedem.
    • Os cookies de terceiros são criados por outros sites. Estes outros sites apresentam algum conteúdo, tal como anúncios ou imagens, na página web que o utilizador visita.

    Segundo o Google, apesar do bloqueio dos cookies de terceiros, a alternativa proposta permitirá que os anunciantes mostrem anúncios relevantes de uma forma menos invasiva, sem recolher tantos dados dos utilizadores.

    À medida que o Google Chrome vai testando e introduzindo mudanças no rastreamento de informações dos utilizadores, sabemos que marcas precisam de ser aconselhadas sobre o tema, para estarem preparadas. Estes são os nossos conselhos principais:

    Faça uma revisão à sua Política de Privacidade

    É importante comunicar claramente com o que é que os clientes estão a concordar quando aceitam a Política de Privacidade do seu website ao enviar os seus dados num formulário de contacto ou de finalização de compra. 

    Certifique-se de que a sua Política de Privacidade é facilmente acessível, facilmente compreensível e atualizada com as práticas mais recentes. Seja transparente sobre como os utilizadores podem exercer controlo sobre os seus dados, incluindo a possibilidade de enviarem uma solicitação para que as suas informações sejam excluídas/esquecidas. Esta transparência irá aumentar a confiança na sua marca. 

    Configure a tag global do Google no seu site

    Adicionar a tag global do Google a cada página do seu site é uma forma simples de melhorar a precisão do registo de conversões online e irá dar-lhe insights para ajudar a otimizar as suas campanhas de marketing digital.

    A tag global do site permite definir cookies originais do seu site, que medem o tráfego e as conversões dos utilizadores que deram o seu consentimento.

    Desta forma, pode potencializar as suas campanhas digitais com mais cookies originais e menos dependência em cookies de terceiros.

    Em conclusão

    O ecossistema de publicidade digital está a passar por uma reformulação significativa e a web será mais privada do que nunca. Tendo em conta que a maioria dos anunciantes usa cookies de terceiros nas suas campanhas digitais, é hora de agir.

    Prepare-se para esse futuro de privacidade. 


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