Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Conheça as novidades do digital, leia notícias relevantes para a sua empresa, aprenda estratégias que pode implementar na prática e conheça os projetos e case-studies Lendarius. Mantenha-se sempre informado de forma fácil e rápida.

    Li e concordo com a Politica de Privacidade da Ndigital.

    Google Chrome vai bloquear os cookies de terceiros até 2023

    google-vai-bloquear-os-cookies

    Google Chrome vai bloquear os cookies de terceiros para aumentar a privacidade dos utilizadores da web.

    Em primeiro lugar foi o Mozilla a anunciar o bloqueio dos cookies de terceiros e depois também o Google decidiu impedir os mesmos, no entanto de forma gradual, tendo já implementado algumas mudanças. No entanto, o processo só estará concluído no final de 2023.

    Esta mudança visa tornar a navegação mais privada e segura para os utilizadores, no entanto, está a ser ponderada para que os sites que incluem cookies de terceiros para exibir anúncios não sejam fortemente prejudicados.

    Esta decisão avançou tendo em conta que, em todo o mundo, os utilizadores exigem mais privacidade e controlo online. 

    “Os utilizadores estão a exigir maior privacidade – incluindo transparência, escolha e controlo sobre como os seus dados são usados – e está claro que o ecossistema da web precisa de evoluir para atender a essas necessidades crescentes”

    Justin Schuh, Diretor de Engenharia do Google Chrome

    Os cookies são ficheiros criados pelos websites aos quais os utilizadores acedem. Tornam a experiência online mais fácil ao guardar informações de navegação. Com os cookies, os sites podem manter a sessão iniciada, memorizar as preferências dos utilizadores e proporcionar conteúdo relevante.

    Existem dois tipos de cookies:

    • Os cookies originais são criados pelo site ao qual os utilizadores acedem.
    • Os cookies de terceiros são criados por outros sites. Estes outros sites apresentam algum conteúdo, tal como anúncios ou imagens, na página web que o utilizador visita.

    Segundo o Google, apesar do bloqueio dos cookies de terceiros, a alternativa proposta permitirá que os anunciantes mostrem anúncios relevantes de uma forma menos invasiva, sem recolher tantos dados dos utilizadores.

    À medida que o Google Chrome vai testando e introduzindo mudanças no rastreamento de informações dos utilizadores, sabemos que marcas precisam de ser aconselhadas sobre o tema, para estarem preparadas. Estes são os nossos conselhos principais:

    Faça uma revisão à sua Política de Privacidade

    É importante comunicar claramente com o que é que os clientes estão a concordar quando aceitam a Política de Privacidade do seu website ao enviar os seus dados num formulário de contacto ou de finalização de compra. 

    Certifique-se de que a sua Política de Privacidade é facilmente acessível, facilmente compreensível e atualizada com as práticas mais recentes. Seja transparente sobre como os utilizadores podem exercer controlo sobre os seus dados, incluindo a possibilidade de enviarem uma solicitação para que as suas informações sejam excluídas/esquecidas. Esta transparência irá aumentar a confiança na sua marca. 

    Configure a tag global do Google no seu site

    Adicionar a tag global do Google a cada página do seu site é uma forma simples de melhorar a precisão do registo de conversões online e irá dar-lhe insights para ajudar a otimizar as suas campanhas de marketing digital.

    A tag global do site permite definir cookies originais do seu site, que medem o tráfego e as conversões dos utilizadores que deram o seu consentimento.

    Desta forma, pode potencializar as suas campanhas digitais com mais cookies originais e menos dependência em cookies de terceiros.

    Em conclusão

    O ecossistema de publicidade digital está a passar por uma reformulação significativa e a web será mais privada do que nunca. Tendo em conta que a maioria dos anunciantes usa cookies de terceiros nas suas campanhas digitais, é hora de agir.

    Prepare-se para esse futuro de privacidade. 


    PUB
    Total
    0
    Shares
    Related Posts
    Read More

    Como a IA irá substituir os cookies de terceiros?

    Nos últimos anos, os cookies de terceiros têm desempenhado um papel crucial no marketing digital, permitindo que os profissionais de marketing segmentem as suas bases de dados com base em dados de navegação dos seus consumidores. No entanto, com o fim previsto dos cookies de terceiros em 2025, as empresas procuram agora alternativas para elaborar estratégias de marketing eficazes.
    Read More

    A importância da legislação das chamadas telefónicas para a manutenção do seu website

    Na era digital contemporânea, onde a comunicação é predominantemente mediada por plataformas online, a transparência nas interações torna-se fundamental para estabelecer relações sólidas e de confiança com os clientes. Para empresas que fornecem bens e serviços, a conformidade com as regulamentações legais não é apenas uma obrigação, mas uma estratégia essencial para garantir uma boa imagem no mercado e a satisfação dos clientes.