A Google fez um comunicado no seu fórum online a indicar a proibição da publicidade direcionada a menores de 18 anos, realçando os esforços feitos para “tornar a experiência no mundo online mais segura para crianças e adolescentes”. No mesmo comunicado, a Google informa que os anunciantes estão também proibidos de fazer uso de informação sensível referente aos utilizadores, como a sua condição de saúde, identidade de género, religião ou orientação sexual.
A iniciativa é uma resposta às leis de privacidade de dados e será implementada nos anúncios comerciais e nas plataformas Google Search, YouTube, Google Assistant e Google Images. Os conteúdos muito comerciais que incentivam as crianças a comprar produtos, como vídeos de unboxing, serão removidos do Youtube Kids.
Com a pandemia, crianças e adolescentes de todo o mundo ficaram ainda mais expostos na Internet. Por isso, as principais plataformas online estão a ser pressionadas para diminuir o impacto negativo na vida dos utilizadores mais jovens.
Em Portugal, mais de 50% das crianças têm dispositivo com acesso à internet.
O Google Ads é uma ferramenta de publicidade que já passou por mais de 260 atualizações, para acompanhar as novas tecnologias.