O termo Inbound Marketing não é novo no mercado, e os seus tempos de crescimento em popularidade já estão marcados – apresenta-se como uma metodologia sólida, associada ao marketing digital e com provas dadas no retorno sobre o investimento das empresas.
O que é o Inbound Marketing?
O movimento Inbound é um movimento no mundo dos negócios. O Inbound Marketing é, simplesmente, a versão deste movimento no marketing.
O Inbound, enquanto teoria, é a palavra usada para definir o método de atrair, interagir e satisfazer os teus potenciais e atuais clientes, para que consigas criar um negócio que acrescenta valor e constrói confiança.
O início do Inbound Marketing
O conceito de Inbound Marketing nasceu em 2005, após o termo ter sido cunhado pelo co-fundador e CEO da HubSpot. A partir daí, a popularização do termo deu-se lentamente. Começou a aparecer com alguma maior frequência por volta de 2007.
Em 2012, deu-se aquilo que se pode considerar o início do crescimento sério. Hoje, como em cima mencionado, é um termo familiar junto de marketers online – ao nível de termos como SEO (Search Engine Optimization).
A metodologia Inbound
A metodologia Inbound é composta por três fases principais:
- Atrair
- Interagir
- Satisfazer
Os negócios que adotam esta metodologia para sustentar o seu crescimento têm como foco a construção de confiança, credibilidade e momentum.
Pela perspetiva de um negócio
Da perspetiva dos negócios, esta metodologia representa o crescimento do negócio e clientes felizes que providenciam ao mesmo a energia necessária para funcionar como combustível para esse crescimento, tanto pelo facto desses clientes comprarem novamente como pela promoção que os mesmos fazem junto das pessoas que conhecem (a sua rede).
Pela perspetiva de uma equipa
Da perspetiva de uma equipa, quando esta está organizada em torno de uma abordagem Inbound, consegue providenciar ao cliente uma experiência holística para qualquer pessoa que interaja com o negócio, esteja onde esta estiver na jornada de compra.
Atrair deixa de ser só para os marketers. Interagir deixa de ser só para as vendas e satisfazer não é só um papel dos serviços.
Para criar relações que duram e clientes que ficam, cada elemento da equipa, nesta abordagem focada no cliente, necessita de se focar em como conseguirão contextualmente atrair, interagir e satisfazer os potenciais e atuais clientes para que seja construída confiança na marca.
As diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing
Ambas as correntes partilham o objetivo de atrair clientes – mas o método pelo qual o fazem é totalmente diferente.
Podemos definir estes tipos de marketing pelos seus canais. No Outbound temos os seguintes canais:
- Print e Marketing direct mail
- Telemarketing
- Tv e anúncios na rádio
- Outdoors.
Estes canais são hoje considerados os canais tradicionais e, comparados com aquilo que constitui o Inbound Marketing, possuem diversas desvantagens.
Uma delas é o facto da maior parte destes canais serem primordialmente interruptivos, ou seja, a sua mensagem de marketing é comunicada enquanto o potencial cliente está concentrado noutra tarefa/mensagem.
Isto resulta em frustração e perda de tempo, embora contribua para a construção do nome da marca (seja esta contribuição positiva ou negativa).
Outra grande desvantagem é a falta de personalização, mas a principal destas desvantagens é a dificuldade em medir os resultados das campanhas organizadas pelo marketers.
Se eu envio uma correspondência com publicidade a potenciais clientes, é-me mais dificil medir o impacto dessa publicidade, será difícil por exemplo, calcular quantos dos potenciais clientes se tornaram clientes devido à minha iniciativa de marketing.
Nos canais digitais a história é outra.
A medição é uma das principais vantagens do Inbound Marketing, como compreendido pelos seguintes canais de marketing mais populares:
- SEO e SEM
- Marketing de conteúdos
- Redes sociais
- Email marketing.
Todos os canais são digitais, embora o princípio Inbound não se fique pelo digital, mas neste caso permite aos marketers uma melhor capacidade de medição, bem como uma capacidade de melhoria contínua com base em dados, conseguindo otimizar campanhas e desta forma diminuir custos de aquisição (entre outros) ao longo do tempo.
É o Inbound a estratégia certa para si?
O surgir do Inbound marcou uma mudança significativa no poder do consumidor – hoje, o poder reside com o comprador em vez do vendedor.
Os consumidores já não estão dependentes da palavra dos vendedores e das suas equipas de venda para conseguir informação sobre um produto. A Internet traz toda esta informação, dando até respostas às perguntas mais específicas sobre o seu produto.
O consumidor é hoje mais informado, sem necessidade de um discurso de vendas gigante para ficar a conhecer um produto.
Esta mudança de paradigma pode ser usada em vantagem das empresas a comercializar produtos e serviços. Poderás aplicar na tua empresa, por exemplo:
- uma estratégia de gestão de avaliações na tua presença online
- um controlo das tuas redes sociais
- a construção de um website autoritário perante as pesquisas no motores
- o desenvolvimento de uma estratégia de conteúdos que irá ser usada para informar os teus potenciais clientes e clientes sobre os teus produtos ou serviços
- o controlo das pesquisas locais e gestão da presença online dos diferentes pontos do teu negócio (se os tiver)
- uma compreensão sobre a jornada de compra dos teus potenciais clientes para que consigas interagir com eles ao longo desta jornada de forma relevante
Todas estas estratégias, que se enquadram sobre um plano maior de marketing digital, farão com que consigas assumir o controlo (na sua maior parte) sobre a presença digital da tua empresa, dando-lhe a oportunidade de providenciar informação relevante.
Estar no mundo digital não é uma escolha para a tua empresa. A tua empresa, muito provavelmente, já se encontra nele – por exemplo, em avaliações de clientes em sites de terceiros. A escolha que podes fazer é assumer ou não assumir o controlo sobre a tua presença digital.