O estudo da McKinsey, “Digital Sentiment Survey 2022”, que fala sobre interação digital com marcas, diz-nos que 51% dos consumidores portugueses prefere interagir de forma totalmente digital com marcas e empresas. Este estudo revela ainda que 16% prefere interagir digitalmente, mas com assistência humana.
«Os investimentos em TI na Europa têm aumentado de forma a corresponder à oportunidade, mas grande parte desses investimentos não é dirigida às áreas que os próprios consumidores mais valorizam. As empresas devem apostar na concentração mais eficaz das suas energias digitais. Essa será uma prioridade importante para as empresas que procuram proteger-se das consequências dos conflitos geopolíticos e da insegurança económica»
Benjamim Vieira, sócio da McKinsey & Company.
A utilização de websites é, na maioria dos setores, superior à de outros canais digitais (aplicações móveis, marketplaces, mensagens instantâneas, entre outros). O marketplace é o canal menos utilizado.
Novas formas de interação digital com marcas: metaverso e realidade virtual
No que diz respeito às futuras interações digitais, a maioria dos inquiridos portugueses (81%) diz estar familiarizado com a tendência do metaverso e da realidade virtual, bem como com a inteligência artificial (91%). Em relação aos NFTs (non-fungible tokens), 64% diz conhecer a tendência.
Este estudo mostra-nos que existem oportunidades claras de crescimento digital para muitas empresas.