O Google Shopping orgânico surgiu em 2020 e consiste em listar os produtos de lojas online nos motores de pesquisa na aba Compras, de forma orgânica, ou seja, agora a funcionalidade não se limita a empresas que fazem anúncios. No fundo, funciona como uma vitrine da sua loja online, pois aparecem os produtos com as respetivas fotografias e preços, abaixo dos anúncios.
Quando alguém efetua uma pesquisa de um produto, aparecem diversas opções de diferentes lojas, sendo que os utilizadores podem pesquisar de forma detalhada, com filtros de categoria, preço, marca, entre outros.
Como inserir os produtos na listagem da aba Compras do Google?
Para que os seus produtos apareçam na listagem, precisa de criar uma conta no Google Merchant Center, e em seguida, efetuar as devidas configurações. Terá que importar um arquivo xml dos seus produtos. Esta conta deve seguir alguns requisitos de qualificação e de dados.
Podemos fazer esta configuração por si! Fale connosco aqui.
O que fazer para aparecer nos primeiros resultados?
Recomendamos que repense os títulos, descrições, categorias e imagens, para que os produtos sejam mais percetíveis pelo Google.
Como avaliar o impacto do Google Shopping orgânico?
Os cliques em listas gratuitas de produtos poderão ser visualizados em “Resultados do produto” no Google Search Console, uma ferramenta do Google que permite que o seu site seja encontrado e indexado corretamente e seja mostrado aos potenciais clientes.
Conclusão
Agora que já sabe o que é o Google Shopping orgânico, deve separar os produtos que serão vendidos através de listagens pagas e orgânicas.
Por exemplo, produtos de maior margem e valor poderão pertencer às listagens pagas e, os de menor margem, às listagens não pagas (orgânicas).