Conheça os canais essenciais para comunicar-se com o seu cliente de forma eficiente e trazer resultados para o seu negócio. Invista na estratégia de marketing multicanal.
Os meios de comunicação tradicionais perderam a sua força ao longo dos anos. A televisão e a rádio ainda fazem parte da estratégia de muitas empresas. Contudo, os meios de comunicação tradicionais perderam espaço para conteúdos em blogs, redes sociais, YouTube e outros canais nativos do meio digital.
O perfil de cliente mais conectado, que consome conteúdos em diferentes ecrãs, exige uma adaptação das empresas, que devem investir na variedade de canais para acompanhar toda a jornada do consumidor, ao longo do funil de vendas. A isto se chama marketing multicanal.
Neste artigo, vamos explicar o que é o marketing multicanal e como desenvolver esse tipo de estratégia na sua empresa.
O que é marketing multicanal?
De acordo com um estudo realizado pela empresa americana Lewis PR, 84% dos profissionais de marketing em todo o mundo investem em campanhas nos vários canais.
No caso dos e-commerces, por exemplo, uma pesquisa da Harvard Business identificou que 73% dos clientes de lojas online acedem ao site da loja, ao Instagram e ao blog. Ao conhecerem mais sobre a empresa, captam melhor os benefícios sobre os produtos ou serviços e finalizam a compra.
Ser multicanal significa estar presente em diferentes canais, o que permite ampliar a visibilidade e credibilidade da marca. A empresa deve manter uma relação com o cliente em todos os pontos de contacto, de modo que a comunicação entre os diferentes canais se complemente entre si.
Por exemplo, se alguém faz uma solicitação para a sua empresa no Messenger do Facebook e no dia seguinte continua a conversa por e-mail, é preciso que a empresa reúna toda a informação, para responder ao e-mail ciente do histórico do dia anterior. Isso garante uma experiência de utilizador completa e eficiente ao cliente.
Quais canais usar?
Não há uma resposta exata para essa pergunta. Tudo dependerá do perfil de cliente que a empresa deseja atingir. Se o público-alvo de uma determinada empresa é utilizador frequente do Instagram e do Whatsapp, não faz sentido deixar esses canais de lado e investir no LinkedIn, por exemplo.
A partir dessa análise, é possível definir os canais de venda ou de interação que devem ser utilizados com prioridade. Os principais canais utilizados pelas marcas são:
Email marketing
É o canal mais antigo do mundo do marketing digital e que se mantém até os dias de hoje como um dos melhores e mais eficazes recursos de comunicação. Através de um fluxo de nutrição, poderá estabelecer um diálogo com os seus atuais e potenciais clientes, para convertê-los e fidelizá-los. Além disso, o email marketing pode ser usado para recuperar carrinhos abandonados, atualizar o cliente sobre o status da compra, ou até mesmo para transmitir proximidade da marca com os seus clientes, ao enviar uma comunicação para parabenizar pelo aniversário, por exemplo.
SMS
O SMS é um dos canais com maior taxa de abertura no marketing digital. Contudo, a sua utilização deve ser cautelosa, visto que muitos clientes a consideram invasiva. De forma esporádica, poderá utilizar esse canal, com mensagens curtas e resumidas, para divulgar novos produtos, reverter momentos de decréscimo de vendas, criar comunicações segmentadas e divulgar promoções. O ponto negativo é que esse canal tem mais custos envolvidos, por precisar de uma operadora que realizará os envios.
O Whatsapp é a rede social favorita de 20.1% dos utilizadores de Internet em Portugal, dos 16 aos 64 anos, segundo dados da Pesquisa Digital 2022. Normalmente usado como uma ferramenta social de interação no dia a dia, o Whatsapp transformou-se também num canal comercial muito explorado por marcas que querem aproximar-se ainda mais dos seus clientes.
Redes sociais
Para além do Whatsapp, outras plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn são essenciais se pensarmos no comportamento do consumidor desta década. Contudo, a gestão de redes sociais não se limita a criar texto e imagem para publicações regulares. Uma gestão de redes sociais estratégica deve ter objetivos traçados e deve transmitir a essência da empresa. É preciso definir uma persona e a linguagem que será utilizada, além de métricas conscientes.
Notificações Push
As notificações push são mensagens exibidas nos navegadores enquanto alguém acede a um site. Podem conter caixas de diálogo para que um utilizador entre em contacto e tire dúvidas ou solicite mais informações. Num e-commerce, por exemplo, pode-se criar uma notificação push para que os clientes peçam informações sobre os produtos, formas de pagamento, ou até mesmo para comunicar uma promoção. No caso do blog, pode notificar-se os habituais leitores sobre os novos conteúdos publicados. O maior benefício das notificações push é que não precisam de recolher dados para serem ativadas.
Conclusão
Fique atento aos principais canais e não se esqueça de os integrar, de forma a proporcionar um atendimento uniformizado e eficiente.
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Artigo co-redigido pela Lendarius e E-goi