Ainda que não saiba o que é o neuromarketing, muitas vezes, poderá já ter perguntado a si próprio:
- Porque é que os consumidores compram determinado produto ou serviço?
- Porque é que alguns anúncios são mais atrativos do que outros? Saiba mais sobre Google Ads.
- Porque é que o consumidor prefere uma marca em detrimento de outra? Saiba mais sobre a importância do Rebranding de uma marca.
- Porque é que os consumidores deixam de comprar determinado produto ou serviço?
- Quanto é que os consumidores estão dispostos a pagar por determinado produto ou serviço?
O neuromarketing poderá responder a essas questões, pois é um campo do marketing que estuda o comportamento do consumidor e, principalmente, identifica o impacto emocional de um produto. Quando falamos em comportamento do consumidor, referimo-nos aos seus desejos, impulsos e motivações de compra.
A necessidade de introdução deste novo campo de estudo surgiu porque, na prática, o nosso processo de tomada de decisão não é tão racional, como pensamos que é.
O neuromarketing pode ser aplicado em qualquer peça publicitária, seja em formato digital ou offline, com a intenção de produzir mais impacto na mente do consumidor.
Para testar esse mesmo impacto, antes da publicação ou colocação online de algumas peças publicitárias, as empresas poderão mostrás-las a alguns voluntários para perceber quais delas ativam mais regiões no cérebro.
Por exemplo, através de testes de ressonância magnética é possível medir a dilatação da pupila, a resposta muscular e a temperatura da pele de um indivíduo quando este é estimulado.
Como funciona o cérebro?
Existem 3 regiões do cérebro humano que necessita de conhecer para a aplicação do neuromarketing.
Região primitiva
É a parte do cérebro diretamente ligada à sobrevivência e regulação dos órgãos internos. Controla a sede, a fome e outras necessidades básicas.
Região emocional
É a área do cérebro relacionada às nossas emoções e sensações, como por exemplo desconforto, bem-estar, paixão e fúria. Esta é a área alvo das campanhas de Marketing.
Região racional
Está localizada logo atrás da testa e é onde ocorrem os processos mentais mais complexos, nomeadamente análises lógicas e percepções sociais, matemáticas, psicológicas e filosóficas.
Algumas descobertas e exemplos
- A resposta do nosso cérebro a um preço elevado é muito parecida com receber um beliscão, ou seja, é doloroso. Para minimizar a dor, as empresas vendem em pacote, como faz por exemplo, a Netflix;
- A publicidade para crianças pode ser controversa, mas é também muito eficaz. Está comprovado que as crianças criam um sentido de lealdade e afeição às marcas, o qual permanece para a vida;
- Um estudo da Universidade da Columbia verificou que vendiam mais compota quando limitavam a variedade de sabores de 24 para apenas 6, o que significa que muita possibilidade de escolha paralisa o cérebro e é mais fácil não escolher nada;
- Os sentidos também influenciam muito as nossas decisões. Há supermercados que colocam a padaria na entrada porque o aroma de pão quentinho nos dá fome. Há ainda restaurantes e lojas que colocam música lenta para influenciar o tempo que lá permanecemos. As concessionárias aumentam o sentimento de posse através de test-drives e as lojas de roupa fazem-no através dos provadores, pois conhecem a importância do toque.
Neuromarketing na prática: 2 dicas essenciais