A Autoridade de Proteção de Dados Norueguesa avança com a proibição de anúncios com base nos comportamentos dos utilizadores do Facebook e Instagram, já a partir de dia 4 de Agosto.
A Noruega é a 1º a restringir os anúncios das plataformas Facebook e Instagram da empresa Meta, após o Tribunal de Justiça da União Europeia, no início de Julho, decidir que as práticas de processamento de dados para publicidade comportamental carecem de conformidade legal. Consequentemente, as autoridades de proteção de dados encontram-se no direito de emitir decisões urgentes, que poderão vigorar por um período máximo de 3 meses.
Mas os anunciantes vão continuar a anunciar na Noruega durante esses 3 meses?
Sim. Tanto o Facebook como o Instagram poderão continuar a entregar anúncios, contudo não os podem personalizar tendo em base, por exemplo, a localização estimada dos utilizadores, ou através da monitorização dos seus comportamentos, sem o seu claro consentimento.
Ambas as plataformas podem continuar a personalizar anúncios com base no perfil dos utilizadores e nos dados que os mesmos fornecem livremente na secção “Sobre”.
Caso a Meta não cumpra com esta proibição, poderá sofrer multas diárias de cerca de 90 mil euros, sendo que se a mesma encontrar outra forma de processamento de dados pessoais, garantindo o consentimento do utilizador, a proibição pode ser revogada.