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    O Futuro do Chatbot

    O Chatbot é uma tendência de marketing de 2023 que se irá estender para 2024, com algumas modificações. Para além de auxiliar com o atendimento ao cliente, o Chatbot será fulcral noutras áreas como na área do marketing e recursos humanos. A capacidade para lidar com um conjunto variado de tarefas, torna o Chatbot um recurso ideal para o e-commerce, para o setor do imobiliário e até mesmo para a saúde e educação.

    Estatísticas

    Algumas estatísticas que achamos pertinentes para entendermos melhor a importância da adoção do Chatbot no seu wesbite e redes sociais:

    • 62% dos consumidores admitiram que usariam o Chatbot, enquanto 38% assume que preferia esperar por um profissional;
    • 62% dos consumidores que preferiam usar o Chatbot, disseram que o fariam se a alternativa fosse esperar 15 minutos por um agente;
    • Em 2022, cerca de 88% dos consumidores tinham tido pelo menos uma conversa com o Chatbot;
    • 62% das empresas planeiam inserir o Chatbot. E 3 das 4 empresas que já o fizeram admitem-se bastante satisfeitas com os resultados;
    • Relativamente aos consumidores, 69% dos consumidores mostraram-se satisfeitos com o atendimento do Chatbtot.

    Os chatbots são efecientes?

    A resposta é sim. As empresas apaixonaram-se pelo Chatbot, exatamente, porque se trata de uma plataforma de atendimento ao cliente eficiente e capaz de dar resposta às mais variadas situações.

    Segundo o relatório da Business Insider Intelligence, espera-se que as empresas gastem cerca de 142 biliões de dólares até 2024. Os dados não chocam, uma vez que, quem já utiliza o Chatbot demonstra-se satisfeito.

    O que é que o consumidor espera dos chatbots?

    • 29% esperam ter uma plataforma disponível que os possa ajudar 24/7
    • 24% espera receber uma resposta rápida ao problema
    • 17% espera alcançar o agente
    • 11% obter respostas sem ter de usar motores de pesquisa
    • 11% não ter de falar com ninguém
    • 8% receber mensagens personalizadas

    Tendo em consideração a informação acima citada, é possível concluir que, para o consumidor o que torna o Chatbot apelativo é a sua disponibilidade e capacidade de encontrar, rapidamente, soluções para os seus problemas.

    Desafios e oportunidades

    O Chatbot oferece uma variedade de benefícios para o seu negócio. A plataforma IA consegue aumentar o engagement e fidelizar o cliente à marca, também consegue ajudá-lo a aumentar o número de vendas como a melhorar a produtividade da sua equipa. Além disso, o Chatbot consegue ainda obter dados sobre o perfil do seu consumidor, dados estes que serão essenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing bem como para desenvolvimento de produtos.

    Alguns desafios a ter em consideração:

    • Nuances da língua: O Chatbot poderá ter dificuldades em identificar o problema, quando o contexto da conversa muda;
    • O manuseamento incorreto do Chatbot: Por vezes, o utilizador procura testar este tipo de plataformas em vez de o usar para esclarecer as suas dúvidas relativamente ao serviço/produto;
    • Desenvolvimento e custo de implementação: Desenvolver o próprio Chatbot de raiz é trabalhoso e requer tempo, conhecimentos e resulta em muitas tentativas erro.

    Apesar de ainda existir alguma resistência em relação a tudo o que envolva a Inteligência Artificial, os consumidores e as empresas já conseguem ver o Chatbot como uma ferramenta tecnológica útil e necessária para o seu quotidiano.

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