Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

O que é SEO: Tudo o que precisa saber para começar

SEO é um acrónimo, em inglês, para “Search Engine Optimization”. Em português, o termo traduz-se para “Otimização para Motores de Pesquisa”. Colocando as coisas de forma simples, SEO é o processo de melhorar um website para aumentar a sua visibilidade quando as pessoas pesquisam por produtos e serviços relacionados com o seu negócio no Google, Bing, ou outros motores de pesquisa semelhantes. Quanto maior for a sua visibilidade nos resultados da pesquisa, maior será a probabilidade de conseguir a atenção dos potenciais clientes a pesquisar na web e de atrair leads e clientes atuais para o seu negócio.

Como funciona o SEO?

Um índice (índex) é um local onde os motores de pesquisa guardam a informação que colecionam sobre as milhares de páginas web que os bots rastreiam. Podemos pensar neste índex como uma biblioteca gigante. O motor de pesquisa funciona como uma bibliotecária que, conhecendo na integra todos os livros dessa biblioteca, no momento da sua pesquisa, lhe vai recomendar o livro (página web) ideal para responder à sua questão.
Esta seleção é criteriosa, como pode imaginar, devido à quantidade de páginas que existem na web. Os fatores de escolha são numerosos. A decisão de ordem pela qual as páginas são dispostas na página de resultados de pesquisa é feita tendo em conta quais as páginas que melhor cumprem a lista de fatores de escolha.

O que realmente significa ser “o primeiro no Google”?

Quando falamos em ser o primeiro no Google, o que estamos a dizer é: quero que a minha página seja a mais cumpridora dos fatores de escolha do motor de pesquisa do Google, de forma a que a mesma seja a número 1 na ordem de disposição de resultados na lista de páginas web, na primeira página de resultados de pesquisa, para determinada palavra-chave.

Mas… quais são estes fatores?

Diferentes motores têm diferentes fatores.

O Google (motor de pesquisa principal devido à sua dimensão) nunca revelou uma lista completa de todos os fatores que usa. No entanto, ela dá-nos dicas de como melhor nos devemos “comportar”, no fundo, como devemos construir as nossas páginas e o nosso website, de forma a que melhor cumpramos com os fatores de escolha.

No fundo, é certo afirmar que a lista se poderá assemelhar a uma lista de boas práticas na experiência do utilizador.

Pense desta forma – o motor de pesquisa Google é um negócio. E esse negócio, tem clientes (os utilizadores web que fazem pesquisas). Ou seja, o negócio da Google é dar aos seus clientes a resposta mais correta, da forma mais rápida e mais fácil de consumir possível, no momento de pesquisa por algum tópico. A diferença é que a Google não produz conteúdos – a Google escolhe conteúdos da web (criados por si, e por nós). Podemos, neste seguimento lógico, saber que a Google irá mostrar a página web que tenha a resposta mais completa, mais rápida e mais fácil de consumir.

Como se inclui o SEO na minha estratégia de marketing digital?

O SEO é um dos elementos-chave no ecossistema de marketing digital, e será uma parte central da sua estratégia de marketing digital. Ele é a forma orgânica que usará para trazer visitas ao seu website. Depois, irá trabalhar na conversão dessas visitas em leads para o seu negócio. Isto pode-se traduzir em pedidos de contacto para os seus serviços. Mas poderá também converter a um nível “mais baixo”, recolhendo apenas o nome e contacto, por exemplo, e depois usando os outros elementos do ecossistema para fazer aquilo a que chamamos “trabalhar” a lead.

Se for uma loja online, o SEO será fundamental para de forma orgânica conseguir trazer pessoas para verem os seus produtos e depois convertê-las em vendas e, por fim, em clientes fidelizados.

Por norma, uma estratégia de SEO nasce acompanhada de uma estratégia de publicidade (paga). A publicidade será a maneira como conseguirá ter resultados mais no imediato, pois uma estratégia de SEO poderá levar até seis meses a sortir resultados. É, portanto, para a maior parte dos negócios, uma estratégia a médio/longo prazo.


PUB
Total
0
Shares
Artigos relacionados