Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

O que deve publicar em cada rede social?

As redes sociais devem ser contempladas em qualquer estratégia de marketing, principalmente quando um dos objetivos é aumentar o reconhecimento da marca. Mas para além disso, são extremamente úteis para alcançar potenciais clientes e direcionar os utilizadores para o website da empresa, o que torna mais provável a venda de algum produto ou serviço. Mas a estratégia de conteúdo para cada uma das redes sociais deve ser diferente, com base nas suas particularidades.

Antes de darmos dicas sobre o que publicar em cada rede social, queremos destacar algumas:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Youtube;
  • Pinterest.

Que critérios influenciam a escolha do conteúdo para cada rede social?

Deve ter em mente os seguintes aspetos:

  • Objetivo da rede social;
  • Formato de conteúdo permitido;
  • Público que utiliza a rede social.

1. Instagram

É uma rede social altamente visual, que permite vídeos curtos com efeitos especiais, stories, lives, vídeos longos de 10 minutos ou 1 hora (para utilizadores verificados) através do IGTV (género de uma TV dentro do Instagram) e muito mais.

Deve publicar fotos dos produtos ou serviços prestados pela empresa ou imagens que possam humanizar o perfil da empresa, por exemplo, dos bastidores, de eventos, entrega de prémios a colaboradores, festas e confraternizações. Em menor percentagem, poderá divulgar promoções. É também muito pertinente fazer perguntas aos seus seguidores através dos stories.

Pode ainda partilhar publicações dos seus seguidores que mostrem que utilizam o seu produto.

Os utilizadores desta rede social são, maioritariamente, jovens.

2. Facebook

É uma rede social que permite fotos, vídeos, GIFs e textos.

Aqui, deve aproveitar para partilhar notícias de interesse e focar-se em posts de entretenimento, que possam estimular os comentários. No entanto, evite dar voz a notícias polémicas. Para além de uma boa imagem, deve dar especial atenção ao texto que acompanha a publicação onde deve falar sobre a sua empresa e o que a diferencia das restantes. Pode inclusive estabelecer uma relação entre a sua empresa e determinada notícia sobre o setor.

Os utilizadores desta rede social, na sua maioria, têm mais de 35 anos, no entanto, é muito difícil encontrar alguém que não tenha um perfil no Facebook, até mesmo pessoas mais jovens.

3. LinkedIn

Deve fazer publicações relacionadas com o seu setor de negócios, divulgar vagas de recrutamento ou até mesmo escrever artigos especializados. Não é a rede social mais indicada para partilhar promoções, por exemplo.

O LinkedIn é a maior rede social do mundo para conexões profissionais. É uma rede desenhada para conectar que  empresas e profissionais que partilham assuntos relacionados à sua carreira e que pretendem estabelecer parcerias de negócio.

4. Youtube

O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo. Para além da publicação de vídeos, permite fazer diretos.

Aqui deve publicar conteúdos educativos, tutoriais, vídeos informativos e gravações de webinars.

5. Pinterest

É possível criar coleções e álbuns com ideias sobre diversos assuntos.

Se pretende alcançar pessoas que se encontram ativamente a pesquisar por tendências de decoração, moda, receitas, arquitetura e dicas de DIY (Do It Yourself), o Pinterest é a rede social mais adequada.

Vamos ao trabalho?

    *Campos de preenchimento obrigatório


    Li e concordo com a Politica de Privacidade da Lendarius.


    PUB
    Total
    0
    Shares
    Artigos relacionados