Já utiliza uma plataforma de automação de marketing multicanal? Se não, conheça o potencial desde tipo de plataformas para o seu negócio.
O marketing multicanal permite-lhe estar presente em vários canais de marketing, combinando-os, para que impacte os seus clientes no momento certo e no canal certo.
Envia uma newsletter mensal, mas chegou o Natal e quer usar outro canal como as mensagens para enviar campanhas de SMART SMS´s aos seus clientes? Explore esse canal.
Comunica as novidades da sua área de blog por e-mail, mas quer impactar os seus clientes em tempo real, mesmo que estes estejam a navegar noutro website? Use as notificações Web Push, que chegam de forma instantânea ao browser do seu cliente.
Muitas são as ações que pode fazer ao utilizar uma plataforma de automação de marketing multicanal, nós vamos falar-lhe em 5:
- Implementação de comunicações automatizadas
- Trabalhar o seu processo de fidelização
- Implementar um projeto de comunicação de multicanal
- Agilidade na gestão de e-mails transacionais
- Criação de fluxos automáticos de nutrição de Leads
1. Implementação de comunicações automatizadas
Ter fluxos de comunicação automatizados, torna não só a sua comunicação mais eficiente, como mais assertiva, rápida e com menos erros.
Não sabe bem o que é isto das comunicações automatizadas? Nós exemplificámos com algumas, das muitas, automações que pode fazer:
- Envie mensagens de Boas Vindas ou de Agradecimento, sempre que um utilizador se inscrever num dos seus formulários de contacto;
- Envie lembretes sempre que as suas reuniões ou consultas forem agendadas ou desmarcadas;
- Aumente o ticket médio dos seus clientes e a recorrência de compra com automações! Recupere carrinhos abandonados, envie cupões de desconto e comunique portes grátis em compras superiores a x;
- Dê os parabéns aos seus clientes por SMS quando estes fazem anos, ou deseje-lhes um Feliz Natal;
- Mostre mensagens automáticas nas páginas do seu website, que respondem ao comportamento do utilizador! Ele esteve 1 min. na sua página de produtos? Mostre-lhe um pop-up com a sua campanha atual;
- Aumente a recorrência nas suas vendas! Imagine que tem uma loja de comida para animais, envie e-mails de x em x meses, a avisar da sua promoção em determinada marca de rações;
- Incentive os seus carrinhos abandonados a realizar a compra, ao enviar campanhas de SMS (apenas texto) ou de SMART SMS (mensagens que para além de texto, mostram imagens e até formulários e vídeos), com uma mensagem a dizer: “Use este código no checkout e compre com 15% de desconto! Só hoje”.
2. Trabalhar o seu processo de fidelização
Angariar novos clientes é sempre mais caro do que manter os seus clientes atuais. Contudo, para que os seus clientes atuais fidelizem não basta realizar uma transação! Tem que criar uma relação de proximidade com eles, enviando comunicações no canal certo e no momento certo.
Com uma plataforma de automação de marketing multicanal, pode trabalhar e otimizar o seu processo de fidelização, sem que tenha que estar constantemente a programar todas as ações que deseja fazer, sempre que quer que elas aconteçam.
3. Implementar o seu projeto de comunicação multicanal
Com uma plataforma de automação de marketing multicanal, pode ser flexível e não necessita de se restringir a 1 ou 2 canais.
Se o seu cliente utiliza o e-mail, tem um telemóvel e navega pelas páginas de internet, não perca a oportunidade de comunicar com ele através de E-mail Marketing, SMS Marketing e notificações Web Push (sim, mesmo quando o utilizador não está no seu website, consegue fazer a sua comunicação chegar ao navegador dele).
4. Agilidade na gestão de e-mails transacionais
A forma como gere as suas comunicações transacionais é bastante importante. Não apenas por questões legais, mas porque o consumidor está cada vez mais exigente e quer ter acesso a toda a informação sobre a sua compra, em tempo real, e de forma fácil e clara.
Por isso mesmo é que deve ter toda esta estratégia montada e automatizada desde o início. Envie de forma automática a confirmação da encomenda/compra, os dados de pagamento e o tracking code das suas encomendas, por exemplo.
5. Criação Fluxos de Nutrição de Leads
As formas de captação de leads baseiam-se em entregar algo de valor em troca de um contacto de e-mail ou telefone, para que depois consiga nutrir essas leads ao longo do seu funil de vendas.
Mas vamos explicar, através de um exemplo prático, como é que uma plataforma de automação de marketing multicanal o pode ajudar a potencializar os seus fluxos de nutrição de leads!
Imagine que é professor de Inglês, Francês e Espanhol e que recentemente disponibilizou uma aula grátis, de inglês para crianças. Divulga a aula nas redes sociais e website, mas também mostra pop-ups de forma automática, a incentivar o download da sua aula, a todos os utilizadores que visitam a secção de “Aprender Inglês” no seu website.
Na sua base de dados, cria um funil, onde envia comunicações automáticas para quem efetuou o download da aula grátis, nutrindo as leads. Envia dicas de jogos que os pais podem fazer com os filhos para que estes pratiquem o seu inglês, e, por último, envia um e-mail com uma oferta limitada de 20% de desconto no seu curso de inglês para crianças.
Ao mesmo tempo, envia sms automáticos para os utilizadores que adicionaram o seu curso ao carrinho e o deixaram abandonado, a avisar que a campanha de 20% de desconto terminará em breve.
A Lendarius ajuda-o a implementar e a gerir a sua estratégia de marketing multicanal!
Somos parceiros E-goi, plataforma de automação de marketing multicanal. Alie o conhecimento e os anos de experiência da nossa equipa, com uma plataforma que o permite explorar diferentes canais de marketing e criar automações à medida do seu negócio.