Porque é 2022. Obrigado por ler este artigo. Estamos a brincar!
Se coloca esta questão de forma genuína, e se acha que a sua empresa não encontrará valor ao criar um website – estamos aqui para lhe mostrar porque deve criar um website. Hoje!
A minha empresa não precisa de estar na internet
Temos novidades para si – a sua empresa já está na internet.
Lembra-se daquele cliente que, infelizmente, não ficou muito satisfeito? Ele foi escrever uma reclamação pública na página de Facebook dele, ou num website de reclamações.
Ou aqueles dados que forneceu no momento de registo de empresa? Eles estão lá na Internet, prontos para serem consultados.
A questão é esta – a sua empresa já está na Internet, por todo o lado da Internet. Agora levanta-se a questão – não preferia controlar a forma como a sua empresa é percecionada na Internet? Não preferia que fosse você a decidir que informação mostrar? Não preferia que o cliente queixoso tivesse falado diretamente consigo, e você pudesse escrever publicamente uma resposta, para mostrar que é uma empresa que se preocupa com a satisfação do cliente?
Pois bem – está na altura de criar um website.
O website será, com o trabalho certo, o seu centro de gestão da sua presença na Internet. Será aquele sítio na web que terá a informação correta sobre o seu negócio.
Não tenho nada a ganhar com um website
Ouvimos várias vezes: os meus produtos não se vendem pela Internet. Ou: a minha empresa não precisa de estar online para angariar clientes.
Um website não serve apenas para estes dois propósitos.
Mesmo que não consiga vender pela Internet os seus produtos (o que, hoje em dia, vamos ser sinceros, será que não consegue mesmo?) vai precisar de lidar com fornecedores e vai precisar de lidar com clientes.
Estes fornecedores e clientes vão querer saber quem você é, mesmo no momento de angariação fora da Internet. E o melhor sítio para ter esta informação organizada na Internet, é o website da sua empresa.
É no website que as pessoas podem encontrar informação relevante sobre a sua empresa. E isto mostra também o quão não verdade é o segundo argumento. Os seus potenciais clientes vão, de certeza absoluta, pesquisá-lo na Internet. Vão procurar por uma morada, por um número de telefone, por um email. Vão querer ver informação real e concreta, para poderem confiar em si.
A “empresa fundador”
Ok, vamos por partes. Muitas empresas portuguesas vivem (e morrem) com o seu fundador. Ele é aquele que angaria negócio, que muitas vezes faz o serviço (ou trata da subcontratação) e é a este tipo de empresa – que considera que o logótipo não importa, pois o rosto da empresa é o fundador – que costuma apresentar os argumentos em cima.
Se de facto nem o logótipo da sua empresa é importante para si, então vai ser muito difícil ver o valor de um website para a sua marca.
Mas (há sempre um mas) se o seu negócio começar a crescer, vai ser muito difícil uma pessoa só acompanhar tudo. Aí, surge a necessidade de pensar com cuidado na sua marca (que poderia ser pensada desde o início).
A sua marca terá que se transformar no reflexo da sua estratégia, posicionando-o como pretende no mercado. Neste momento, o website torna-se uma peça de marketing digital fundamental para concretizar esta visão.
Sabemos que com o seu esforço e dedicação, o seu negócio chegará a este ponto, sem problema – por isso – hoje é o melhor dia para começar a preparar a presença digital da sua empresa, e nós podemos ajudá-lo.
Dados importantes
O report Digital 2022 para Portugal, do We are Social e da Kepios, relativo ao início de 2022, já está disponível para consulta e dá-nos os seguintes insights:
- Em Janeiro existiram 8,63 milhões de utilizadores de internet, representando 85% da população.
- Os utilizadores de internet cresceram 2,9% entre 2021 e 2022.
- A percentagem de população offline foi de 15%.
- 61,4% dos utilizadores de internet entre os 16 e os 64 anos procuraram por marcas online, antes de realizarem uma compra, e 57,1% visitaram o website de uma marca nos últimos 30 dias.
- Os motores de pesquisa estão no topo das formas como as marcas são descobertas.
Com os números de utilizadores de internet a crescer, não estar online é estar a perder uma enorme fatia de potenciais clientes, então pense em criar um website à medida do seu negócio.
O que pode incluir no seu website
Ao criar um website profissional através de uma agência, vai beneficiar da colaboração de especialistas em áreas como desenvolvimento web, gestão de projetos e design, capazes de responder às necessidades do seu projeto, de lhe fornecer suporte, e de criar coerência entre a sua comunicação offline e online.
Nós aconselhamos:
- Certificado SSL, permitindo uma comunicação encriptada entre um servidor web e um browser
- Um design personalizado e pensado para entregar a melhor experiência ao utilizador
- Um blog com plugins que permitam a otimização SEO
- Integração do Google Analytics (para análise de dados)
- Ligação para as suas redes sociais
- Várias páginas relevantes para o seu negócio (além da página inicial, pode incluir páginas sobre a empresa, os seus serviços e contactos)
- Um campo de subscrição de newsletter integrado com uma plataforma de email marketing (permitindo-lhe angariar leads e nutri-las)
- Um serviço de chat (pode recorrer à integração de plataformas externas, como o Whatsapp ou o Tawk.to)
- Possibilidade de loja online com softwares de faturação integrados (potencializando as suas vendas, e abrindo outro canal de venda dos seus produtos ou serviços)
Conclusão
Atualmente, mais de 80% da população portuguesa utiliza a internet, e utiliza os motores de pesquisa tanto para encontrar marcas como para auxiliar as suas decisões. Adicionar um website profissional à sua estratégia de presença online irá potencializar o seu negócio.