Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Porque são os títulos de produtos tão importantes?

Este artigo tem como fonte o blog da PrestaShop. Nele, vamos explicar-lhe a importância das title tags (em português, etiquetas de título) nas páginas de produtos, e como estas title tags afetam a indexação e ranking da sua loja nos motores de pesquisa.

Iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. O que são title tags
  2. Porque são importantes as title tags, e o papel que têm no seu ranking
  3. O que poderá fazer para otimizar estas title tags
  4. Que más práticas deve evitar na escrita das title tags

O que são title tags?

Num plano de otimização para os motores de pesquisa, as title tags têm um papel fundamental. São muito fáceis de modificar e de otimizar e, portanto, é muito comum o seu uso numa estratégia de SEO. A gestão destas title tags é mais fácil no PrestaShop, pois existem soluções dentro da própria plataforma, mas também toda uma comunidade de parceiros com módulos criados no Marketplace de addons. A title tag dá nome à sua página de produto e comunica aos motores de pesquisa sobre o que ela trata.

No código da sua página, a title tag tem este aspeto:
< title >Título da sua página< /title >

A title tag é uma das primeiras coisas que o motor de pesquisa tem em consideração ao determinar qual o ranking de uma página.

A title tag aparece nos seguintes locais:

  • Páginas de resultados dos motores de pesquisa
  • Publicações nas redes sociais
  • Mensagens de chat no Messenger, Telegram e WhatsApp
  • Tabs no navegador

Porque são importantes as title tags, e o papel que têm no seu ranking

Principalmente pelo papel que têm nos motores de pesquisa. E são muito mais poderosas do que aquilo que por vezes imaginamos. Isto é devido ao facto de o motor de pesquisa utilizar o título da página de produto, entre outras coisas, para saber do que se trata aquela página, e que palavras-chave contém para rankear a página.

Para além disto, os motores de pesquisa usam estas tags nas páginas de resultados como títulos clicáveis. Estes aparecem quando partilha a página nas redes sociais e nos chats. Se um potencial cliente interage com o seu conteúdo, o título da página será a primeira coisa que ele vê.

Estes títulos são assim tão importantes para pessoas reais como para os robôs. Graças a eles, as pessoas saberão o que vão encontrar na sua página. Os crawlers irão rankear a sua página com base em vários fatores, e um fator vital é o título da página em si.
Remover ou adicionar palavras-chave irá afetar severamente o ranking da página, mesmo quando as palavras-chave estão incluídas no próprio texto da página.

O que poderá fazer para otimizar estas title tags

Títulos duplicados ou mal escritos certamente terão um impacto negativo nos seus resultados de SEO. Tente escrever títulos únicos para cada página de produto. Os títulos duplicados estão destacados na Search Console (ferramenta da Google). Quando muitas páginas têm a mesma title tag, estas tags tornam-se inúteis para os motores de pesquisa, que prontamente as ignoram e usam outros conteúdos da sua página como título nas páginas de resultados.

Outra consideração importante é a consistência. A coerência de um tópico na página é medida, entre outras formas, pela relação do título com o conteúdo. Por isso, use palavras no título que estejam relacionadas com o conteúdo.

Conheça as suas palavras-chave. Quando não tem a certeza que palavras usar, pode correr o risco de escrever os títulos com palavras que não se adequam e perder visitas à sua loja por causa disto.

Nunca deverá ignorar a pesquisa de palavras-chave como parte da otimização das suas title tags.

Elas precisam de ser um reflexo da intenção de pesquisa do utilizador para conseguir o seu clique.

A medida indicada da title tag é entre 50-60 caracteres. Tente manter esta medida para evitar que informação relevante fique cortada.

Que más práticas deve evitar na escrita das title tags

  1. Escrever title tags muito longas

Como em cima mencionamos, tente manter os títulos das suas páginas entre 50 a 60 caracteres. Assim evita mostrar títulos parciais. Por norma queremos respostas rápidas às nossas pesquisas, e o título deve conter a informação visível para atrair o utilizador a clicar, pois entende que encontrará a resposta para o precisa na sua página.

2. Evite o excesso de uso de palavras-chave (termo original em inglês “Keyword Stuffing”, em português pode ser traduzido livremente para “Atulhamento de Palavras-chave”)

O “keyword stuffing” ou “atulhamento de palavras-chave” é uma prática de repetição contínua da palavra-chave para a qual pretende aparecer nos resultados de pesquisa. Nos primórdios dos motores de pesquisa, onde a frequência de presença de palavra era importante, esta técnica era comumente usada. Mas hoje em dia já não é assim. Os algoritmos de rastreamento das páginas estão cada vez melhores e chegaram ao ponto de conseguir facilmente detetar este “atulhamento de palavras-chave” e penalizar o seu ranking por causa disso. De boa técnica para rankear, o “keyword stuffing”, tornou-se uma má e penalizada prática de SEO.

3. Evite a canibalização de palavras-chave

A canibalização de palavras-chave acontece quando tem muitas palavras-chave idênticas ao longo do seu website. Por causa disto, motores de pesquisa como o Google não conseguem decidir que conteúdo rankear com mais importância.

Comece hoje a otimizar as suas title tags. Irá, sem dúvida, sentir a diferença e começar a melhorar o seu posicionamento nos resultados das páginas de pesquisa.


PUB
Total
0
Shares
Artigos relacionados