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    Como prestar um melhor serviço ao cliente: 5 dicas

    prestar um melhor serviço ao cliente

    Alguns estudos mostram que os clientes estão dispostos a pagar mais para ter um melhor atendimento e, para além disso, a qualidade do atendimento é o principal fator de fidelização para mais de metade dos consumidores em todo o mundo. Com base nestes dois fatores, é importante que se preocupe em prestar um melhor serviço ao cliente.

    Os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes numa era tecnológica onde temos cada vez mais informações sobre produtos e serviços na internet. Por esse motivo, as empresas precisam de acompanhar os novos tipos de consumidores. Focar-se em prestar um melhor serviço ao cliente pode fazer a diferença. Para ajudar a sua empresa, deixamos aqui 5 dicas para que possa prestar um melhor serviço ao cliente:

    1. Prepare a sua equipa
    2. Utilize o Design Thinking
    3. Ofereça soluções ao consumidor
    4. Crie novos canais de comunicação
    5. Seja ágil e eficiente

    Neste artigo, iremos então aprofundar cada uma destas dicas, mas antes disso, vamos deixar uma breve definição de serviço ao clientequal a sua importância.

    O que é serviço ao cliente?

    Consiste na assistência dada aos seus clientes antes, durante e após uma compra.

    A globalização tornou a oferta de produtos muito maior do que há uns tempos atrás e hoje a sobrevivência no mercado é pautada na forma como a empresa se relaciona com os seus clientes.

    O ponto chave para prestar um excelente serviço ao cliente é conhecer bem o seu cliente: respeitá-lo, interpretar corretamente as informações que ele lhe dá, os seus desejos e vontades. É muito importante que entenda quais são os problemas atuais do seu cliente, de forma a poder apresentar-lhe a solução específica que tem para os seus problemas.

    Qual a importância do serviço ao cliente?

    Muitas empresas acabam por perder competitividade por causa do preço que praticam e não têm margem para baixar esse preço, por vários motivos. Como alternativa, as empresas podem diferenciar-se pela qualidade do serviço prestado ao cliente. A qualidade do serviço ao cliente ganha ainda mais importância nos pequenos negócios, que podem destacar-se de grandes empresas nesse sentido.

    5 dicas para prestar um melhor serviço ao cliente

    Veja as nossas dicas para um melhor serviço ao cliente:

    Dica 1: Prepare a sua equipa

    Promova formações, faça reuniões para obter o feedback da sua equipa e mantenha a sua equipa motivada e feliz com o seu trabalho.

    Dica 2: Utilize o Design Thinking

    O Design Thinking consiste em colocar-se no lugar de outras pessoas para gerar soluções criativas para resolver os problemas que elas têm. É assim que consegue mais facilmente identificar barreiras de usabilidade ou de consumo dos seus serviços ou produtos e, dessa forma, também mais facilmente pensa numa forma de eliminar essas barreiras.

    Dica 3: Seja transparente

    Deixe claro para o cliente o que pode ou não fazer para solucionar o problema dele, ou seja, não crie expectativas se sabe que não vai poder alcançá-las.

    Dica 4: Crie novos canais de comunicação

    Os tradicionais canais de telefone e e-mail já não são tão utilizados como antes. As redes sociais são agora um novo canal de atendimento ao cliente e devem ser utilizadas pela empresa como forma de fidelização. Para além disso, é super importante disponibilizar meios de avaliação ao seu cliente, por exemplo, através da criação de um Google My Business.

    Crie também outros canais para informar mais os seus clientes, como por exemplo uma área de notícias no seu website para informar de novos lançamentos de produtos ou novos serviços. Se tem uma loja online, por exemplo, crie uma funcionalidade que permita ao utilizador ser notificado quando um produto voltar a ter stock. Aposte também num chat no seu website para poder dar apoio às dúvidas ou problemas dos clientes.

    Dica 5: Seja ágil e eficiente

    Procure sempre resolver os problemas dos clientes no menor tempo possível e com rigor, gerando assim uma maior de satisfação do cliente. O seu cliente deve sentir-se amparado e exclusivo.

    Agora, sim, estão desvendadas as dicas para prestar um melhor serviço ao cliente e destacar-se da concorrência.

    Como vimos, os consumidores estão mais exigentes e é importante acompanhar a evolução das suas necessidades.

    Esperamos que este artigo tenha ajudado com alguns insights para a sua estratégia.


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