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    Tendências de Design para Lojas Online: Inovações Visuais em 2024

    tendências de design 2024

    Todos os anos surgem novas tendências de design. Para atrair os consumidores, que passam cada vez mais tempo online e são também mais exigentes, as marcas experimentam diversas técnicas e tendências de design.

    Muitas dessas tendências são temporárias porque não são bem sucedidas, outras acabam por estabelecer novos padrões de referência em termos de experiência do utilizador, funcionalidade e aspecto visual da loja online.

    Neste artigo, destacamos 6 tendências de design que vão acompanhar as lojas online em 2024 – e, arriscamo-nos a dizer que, a maioria delas são para ficar.

    serviço de design
    Soluções de design by Lendarius, agência digital

    1. Minimalismo: uma Tendência com Estabilidade

    minimalismo

    Esta tendência tem acompanhado as lojas online nos últimos anos. Já se perguntou sobre o motivo? A simplicidade de um website de comércio eletrónico não tem apenas objetivo estético, mas também funcional e estratégico.

    O minimalismo caracteriza-se por existirem poucas opções, muito espaço vazio e uma paleta de cores simples. Esta simplificação contribui para que exista um elevado foco no produto, para que o website carregue rapidamente e para que a navegação seja simples e fácil. Para além destas vantagens, é uma tendência popular entre empresas que procuram transmitir sofisticação e profissionalismo.

      2. Storytelling Visual: Contar uma História com Elementos Visuais

      Storytelling Visual

      Uma narrativa associada a um e-commerce dá vida à marca e aos seus produtos. Contar uma história com elementos visuais facilita a conexão emocional e orienta os utilizadores na sua jornada de compra. O storytelling pode ser complementado com imagens, vídeos e infografias.

      • As imagens devem ser cuidadosamente selecionadas para aumentar a ligação emocional dos consumidores com a marca. Encontrar um equilíbrio entre a fotografia de produto e a fotografia de estilo de vida permite uma maior conexão, o que pode aumentar as probabilidades de compra.
      • Os vídeos também devem ser utilizados de forma estratégica para mostrar detalhes dos produtos, contar a história da marca e, acima de tudo, manter os consumidores interessados nos conteúdos.
      • As infografias são uma boa aposta para transmitir informações complexas, de uma forma simples e com mais interesse visual.

        3. Micro Animações: Dar Indicações sem Palavras

        micro animações

        As micro animações são breves animações que indicam ao utilizador qual deverá ser a sua ação e/ou surgem após determinada ação por parte do utilizador. Estas podem ter um impacto significativo na experiência do visitante da loja online porque enfatizam as ações de uma forma simples, visual, sem necessidade de serem utilizadas indicações escritas.

        Com estas micro animações, conseguimos aprimorar a experiência do utilizador e dar mais personalidade ao design da loja online:

        • Barra de progresso pode ser utilizada para indicar as etapas na jornada de compra, por exemplo, no processo de checkout e pagamento;
        • Feedback de uma ação. Por exemplo, quando o utilizador insere informações erradas num formulário de contacto, o aviso mudar de cor (aparecer a vermelho);
        • Efeitos sobre os produtos ao passar o cursor sobre os mesmos: zoom, mudança de imagem ou para breve vídeo do produto, ativação de filtro.

        Estas micro animações enriquecem e aprimoram a interface de compra, melhoram a experiência do utilizador e adicionam um toque de personalidade aos websites de e-commerce.

        serviço de criação de lojas online

        4. Transições: Adicionar Interesse na Mudança

        transições

        O processo de compra deve ser ágil e a navegação, não só tem de ser rápido, como também envolvente. As transições adicionam interesse a uma plataforma de e-commerce e, mesmo sendo um aspeto opcional, pode melhorar de forma exponencial a experiência do utilizador.

        • Transições de carregamento. O carregamento do conteúdo da página de forma gradual e assíncrona tornam a parte visual mais interessante, bem como o website mais dinâmico.
        • Transições de página. Quer seja com ilustrações, imagens ou o simples movimento dos elementos das páginas, esta tendência é um ponto extra que pode adicionar interesse na navegação.

        Dependendo das informações, alguns efeitos funcionam visualmente melhor do que outros. As transições também devem ser adequadas ao público e área de atuação da empresa, de forma a não desviar a atenção do utilizador para o objetivo da loja online.

        5. Mobile First: Design (Cada Vez Mais) Aprimorado para os Pequenos Ecrãs

        Esta tendência, tal como o minimalismo, já acompanha o web design e, por sua vez, as lojas online há algum tempo.

        A cada ano, com a crescente utilização de dispositivos móveis para a realização de compras online, é necessária a melhoria contínua do design para os pequenos ecrãs. É de extrema importância que os layouts sejam cada vez mais flexíveis e organizados para que possam ser redimensionados automaticamente.

        mobile first

        6. Inteligência artificial: o auge da personalização

        Para além dos aspetos estéticos, não podemos deixar de referir a crescente utilização da inteligência artificial no comércio eletrónico – que desempenha um papel importante na forma como os designers pensam na criação de uma loja online.

        Em breve, vamos começar a visitar lojas online em que o design se adapta em tempo real às necessidades individuais dos utilizadores. Da mesma forma, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada vão ser integradas no design com mais frequência para criar uma plataforma interativa. Este será um ponto de viragem para muitas marcas, pois vai permitir chegarem ao exponencial da personalização.

        As tendências de design mudam com frequência: será que são adequadas a qualquer negócio?

        Ao analisarmos as tendências é necessário termos sentido crítico. Se algumas tendências são cruciais serem adotadas por todos os negócios porque se tornaram padrões de referência em termos de experiência do utilizador e funcionalidade, outras tendências, muitas vezes puramente visuais, devem ser avaliadas por cada marca.


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