O TikTok é uma das redes sociais mais usadas, embora ainda apresente algumas lacunas.
Algo que nem todos gostavam no TikTok é a forma como esta rede tratava os conteúdos em idiomas diferentes. Desde 2021 que o TikTok tem legendas para os vídeos, mas não de uma forma simples e direta. Os criadores de conteúdos tinham que ativar a geração destas traduções automáticas no momento de carregar os vídeos. Como vai funcionar agora o TikTok e legendas automáticas?
Agora, o TikTok resolveu agora generalizar o seu uso. Os novos vídeos carregados passam a ter as legendas presentes e assim qualquer utilizador pode facilmente entender o que está a ser dito e mostrado.
Fica agora nas mãos dos utilizadores a decisão de usar estas legendas. Bastará ativar para os vídeos e assim ter acesso mais simples, ou seja, a responsabilidade já não está do lado dos criadores, visto que as legendas são geradas automaticamente. Esta é a novidade sobre TikTok e legendas automáticas.
TikTok e legendas automáticas: funcionalidade acessível a todos?
Esta novidade não está ainda acessível a todos. O suporte será dado a um lote inicial de idiomas, onde o português está presente, assim como o alemão, indonésio, italiano, coreano, mandarim, espanhol e turco.
Com esta mudança, o TikTok torna-se ainda mais universal e acessível a todos.
Outros dados interessantes sobre o TikTok
De acordo com os dados de um novo estudo, as crianças e os adolescentes já passam mais tempo na rede social chinesa TikTok do que no YouTube.
Nos primeiros meses da pandemia, sensivelmente desde junho de 2020, o TikTok começou a superar o YouTube no que respeita ao tempo médio diário em minutos que as pessoas entre os 4 e os 18 anos por lá passavam. Nesse mesmo mês, a rede social chinesa ultrapassou a plataforma de vídeos pela primeira vez, sendo que esse público jovem passava cerca de 82 minutos em média no TikTok e 75 minutos diários no YouTube.
Em 2022, o TikTok continua a ser rei entre os mais novos. Os detalhes do estudo indicam que até ao final de 2021, as crianças e os jovens passavam em média 91 minutos por dia a verem os conteúdos da rede chinesa, comparativamente aos 56 minutos no YouTube.
Estes dados foram compilados pelo fabricante de software de controlo parental Qustodio para o canal TechCrunch. A pesquisa envolveu uma análise a 400.000 famílias, sendo que os números representam valores reais da utilização das aplicações, e não uma estimativa.
Nos EUA, as crianças e jovens passaram, em 2021, uma média de 99 minutos por dia no TikTok, contra 61 minutos no YouTube. Já no Reino Unido a rede social chinesa foi usada durante cerca de 102 minutos/dia e a plataforma de vídeos durante 53 minutos. Por sua vez, na Espanha, os jovens usaram o TikTok em média durante 80 minutos diários, comparativamente aos 41 minutos passados no YouTube.