Existe muita indecisão sobre a construção de um site com um freelancer ou agência, vamos pensar nas diferenças!
Numa tentativa de poupar, muitas Pequenas e Médias Empresas optam por escolher um freelancer ou até mesmo um amigo para a criação do seu website. No entanto, esta decisão pode sair mais cara do que o previsto.
Lembre-se de que uma única pessoa apenas é realmente especializada numa área ou função, enquanto que uma agência tem vários profissionais especializados em diversas áreas complementares ao seu projeto digital.
Para além disso, depois do projeto finalizado, um freelancer tem pouca capacidade para dar suporte e garantir a manutenção do website. Já imaginou se o seu site, por alguma razão, ficasse em baixo e o freelancer não lhe desse apoio? Iria perder dinheiro!
Porque é que uma empresa é mais confiável na manutenção e atualização do website?
Depois de ter o website desenvolvido, se não tiver recursos humanos que se responsabilizem pela sua gestão e se quiser fazer atualizações de fotografias ou de outro conteúdo, vai necessitar que a pessoa que desenvolveu o seu website disponibilize um serviço de manutenção de conteúdos.
Tendo em conta a quantidade de profissionais que uma agência tem e o know-how de cada um, assim como a maior capacidade para investimento em equipamento e formação adequada, a agência é mais confiável, porque o nível de serviço será superior.
Para além disso, o freelancer poderá ser um pessoa especializada apenas em marketing ou em web, portanto, será muito difícil que consiga aplicar um excelente design no seu website, pois só um designer profissional o poderá fazer, profissional esse que integra a equipa de uma agência.
Para além da agência ser mais confiável, permite mais exclusividade, qualidade e diversidade de serviços.
4 Fatores a considerar na sua escolha:
1. Experiência no seu setor de atividade
Verifique se o freelancer ou agência já trabalharam com outras empresas do seu setor de atividade. Ajuda muito quando já existe conhecimento prévio sobre como tudo funciona.
Pesquise também sobre projetos anteriores, e procure por um portfólio que o ajude a conhecer melhor o tipo de trabalho desenvolvido.
2. Recomendações
Verifique se existem avaliações reais de clientes reais.
O freelancer ou agência mostraram-se sempre disponíveis? Resolveram problemas inesperados? Têm reviews positivas sobre os seus trabalhos?
3. Processos de trabalho
Como é feito o levantamento de informações para iniciar o projeto do seu website? É-lhe pedido um caderno de encargos? É-lhe dado um orçamento detalhado? Tem acesso a uma proposta comercial? Sabe em que condições irá ser cobrado pelo serviço prestado? Irá colaborar ao longo do desenvolvimento do projeto com o freelancer ou agência?
Estas são questões importantes! O website tem que manter o tom de comunicação e ir ao encontro da identidade da sua empresa.
Para além disso, deve ter acesso a uma proposta que lhe detalhe as funcionalidades, páginas e conteúdos pelos quais irá pagar. Caso não tenha, poderá existir uma grande diferença de preços no final, pois ao longo do projeto verá que vai necessitar de mais funcionalidades.
4. Interdisciplinaridade
Lembre-se que uma presença digital não passa apenas pela construção de um website. É necessário que o optimize constantemente e que comunique noutros touchpoints!
Para além disso, deve pensar em utilizar e estar presente noutros canais digitais, que aumentem a visibilidade da sua empresa e tragam tráfego para o seu website, como as redes sociais, e-mail marketing ou estratégias de SEO, como a criação de um blog.
Tudo isto é mais fácil de ser conseguido através de uma agência, pois beneficia da interdisciplinaridade dos membros da equipa.
Desta forma, consegue canalizar o seu esforço para uma entidade prestadora de serviços, em vez de ter que estabelecer contratos com vários freelancers.
Conclusão
Durante este artigo, evidenciamos o quanto é mais seguro trabalhar com uma agência, mas é possível que o freelancer também entregue um trabalho final de acordo com as suas expectativas, no entanto, consideramos que é importante que o processo não seja muito atribulado e, por isso, recomendamos a escolha de uma agência.
O seu website é mais do que um cartão de visita, é a sua porta de entrada! Avance com o projeto com alguém com provas dadas no mercado e que lhe dê confiança.
Para saber mais, contacte-nos!