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8 tendências para o marketing de conteúdo em 2022

O report global sobre marketing de conteúdo 2022 já foi publicado pela Semrush, onde divulgaram 8 tendências.

Tendências para o marketing de conteúdo em 2022:

  1. Conteúdo mais humanizado
  2. Mudança de necessidades da sua audiência
  3. Foco na empatia e na pesquisa
  4. Contar histórias
  5. Conteúdo visto como gerador de receitas
  6. CTR como top KPI analisado na pesquisa
  7. Crescimento da importância dos vídeos curtos no marketing de conteúdo
  8. Auditorias de conteúdo
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1. Conteúdo mais humanizado

Diariamente, na internet, somos bombardeados com conteúdo de pouca qualidade, sendo difícil que o seu conteúdo se destaque.

Para combater e conseguir ter relevância no meio de tanto “barulho” deve conhecer bem o seu nicho de mercado e falar especificamente para ele, para além de que a originalidade é a chave, não faça porque todos os outros estão a fazer! Faça o que desperta a curiosidade do seu nicho!

Não tente chegar a todos, porque vai acabar por não comunicar eficazmente com ninguém! O segredo é focar-se no seu nicho.

2. Mudança de necessidades da sua audiência

Não é nenhuma novidade que as necessidades da sua audiência não permanecem estáticas no tempo, sendo essencial que atualize a sua forma de comunicar.

No report encontramos algumas dicas:

  • Evite sobrecarregar a sua audiência com demasiadas referências à pandemia, uma vez que as pessoas, no geral, encontram-se saturadas.
  • Estude a forma como a sua audiência consome conteúdo. Expanda o seu conteúdo de texto para áudio, assim vai chegar a uma maior parte da sua audiência, que simplesmente prefere consumir conteúdo de formas distintas.

3. Foco na empatia e na pesquisa

Em 2022, personalize, personalize e personalize a forma como comunica para os seus clientes, mesmo quando está a falar para B2B, não se esqueça da pessoa que está por detrás.

Para isso é necessário que pesquise quem são os seus clientes ideais. Procure por informação sobre o seu estilo de vida, os seus hobbies e também se eles têm autoridade para tomar a decisão de comprar ou não.

Crie conteúdo para cada etapa do funil de vendas, e construa conteúdo direcionado para os pontos de dor dos seus clientes (preocupações, contratempos, problemas).

4. Contar histórias

Seja capaz de contar histórias através do seu conteúdo, através dos seus produtos e serviços.

Mais uma vez a importância de conhecer a sua audiência está em destaque. A sua audiência não é uma máquina, um motor de busca, nem um algoritmo. Pense primeiro em como chegar às pessoas por trás dos ecrãs e crie uma estratégia de marketing de conteúdos que conte histórias.

5. Conteúdo visto como gerador de receitas

Em 2022, mesmo os negócios mais pequenos vão estar a investir mais em marketing de conteúdos, sendo importante que estabeleça KPIs, utilize ferramentas para analisar a performance dos seus conteúdos (como o tráfego gerado, o engagement, e as conversões) e otimize o seu conteúdo para aquilo que mais resulta para a sua audiência.

6. CTR como o top KPI analisado na pesquisa

Crie conteúdos que gerem cliques. Estar na primeira posição das SERP é importante, contudo, escrever respostas a perguntas complexas, onde o utilizador precisa realmente de clicar e ler o seu artigo para obter a resposta é a chave.

Na sua estratégia de SEO, avalie os tópicos que já não lhe geram cliques, e foque-se nesse aspeto, cuja importância é maior que estar em 1º lugar nos rankings do google.

Andy Crestodina, aconselha no report:

  • Escreva sobre tópicos cuja resposta não é simples. Assim faz com que os utilizadores tenham que clicar no seu artigo para compreender o tópico.
  • Expanda para outros formatos, aproveitando todas as potencialidades do google. Acrescente imagens e vídeos.
  • Crie conteúdo que acrescente valor, e que seja memorável para o utilizador.

7. Crescimento da importância dos vídeos curtos no marketing de conteúdo

Use videos em formato curto para fazer crescer o seu negócio.

Este tipo de formato de conteúdo veio para ficar, e desta forma consegue alcançar a parte da sua audiência que não lê artigos longos, ou que está sempre ocupada e prefere consumir conteúdo de forma rápida.

8. Auditorias de conteúdo

Faça auditorias regulares à performance dos seus conteúdos.

Assim, irá identificar aquilo que melhor resulta para a sua audiência e irá melhorar a sua estratégia, com base nos conteúdos que obtiveram melhor performance no passado.

Conclusão

Este report tem bastante informação sobre as tendências do marketing de conteúdos para 2022, assim como dados sobre 2021.

Aconselhamos a que não deixe escapar as potencialidades que uma estratégia de marketing de conteúdo pode trazer ao seu negócio.


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