Aumentar vendas na Black Friday é uma oportunidade que não pode deixar escapar para crescer o seu e-commerce.
Neste artigo vamos falar de 7 estratégias que pode implementar no seu negócio de e-commerce para vender mais, e que pode adaptar a outras datas especiais.
- Prepare a sua base de dados;
- Comunique nas redes sociais;
- Invista em Paid Media;
- Atualize o seu design de comunicação;
- Aumente o Ticket Médio;
- Otimize a loja online para conversão;
- Tenha uma equipa de suporte disponível.
Mas lembre-se, existem 3 formas de crescer a sua loja online, sendo elas:
- Angariar novos clientes;
- Aumentar o Ticket Médio dos seus clientes;
- Aumentar a frequência com que os seus atuais clientes compram.
Apesar de conseguir angariar novos clientes na Black Friday, o foco são os atuais, ou os utilizadores que já interagiram com a marca.
Mas quando é a Black Friday 2024 em Portugal?
Em 2024, a Black Friday ocorre a 29 de Novembro.
Estratégias para aumentar vendas na Black Friday 2024
1. Comece cedo a preparar a sua base de dados e estratégia de e-mail marketing para esta data
Sim! As datas especiais nos e-commerce preparam-se com bastante antecedência, isto porque queremos chegar a estas datas já com uma boa base de dados para enviar campanhas de e-mail marketing segmentadas.
- Crie pop-ups no seu e-commerce que incentivem o utilizador a subscrever a sua newsletter (por exemplo, oferecendo-lhe um cupão com 10% de desconto, ou os portes grátis);
- Incentive os utilizadores a colocarem produtos na “wishlist”, desta forma poderá enviar-lhes por e-mail promoções especiais de “Black Friday” onde inclui os produtos mais “adorados” pelos utilizadores;
- Lembre-se que uma base de dados bem segmentada traz melhores resultados, por isso segmente-a, distinguindo por exemplo os seus clientes sazonais dos seus clientes VIP e dos potenciais;
- Prepare sequências de e-mail para as suas promoções de Black Friday;
- Crie uma lista de e-mails especialmente interessada nas suas ofertas para esta data, através de um pop-up ou de uma página própria para a mesma, onde pede o e-mail do seu utilizador dando-lhe a possibilidade de ser dos primeiros a conhecer as suas ofertas. Marcas como a Worten, por exemplo, utilizam esta estratégia muito bem, e têm acesso a contactos de pessoas realmente interessadas nas suas promoções para esta data;
- Crie urgência adicionando, por exemplo, “countdowns” nos seus e-mails;
- Envie e-mails avisando dos carrinhos abandonados.
Se precisa de estratégias para fazer crescer a sua lista de e-mails pode explorar o artigo: “4 estratégias para aumentar a lista de e-mails“.
2. Comunique nas redes sociais
Utilize as redes sociais não só para manter a sua marca em “top of mind” e gerar tráfego para o seu website, mas também como canal para divulgar as ações da sua marca em datas especiais.
Sabia que em 2023, em Portugal, existem mais de 8 milhões de utilizadores de social media? Se quer vender mais na Black Friday, isto representa uma enorme oportunidade para comunicar com o seu público!
3. Invista em Paid Media com antecedência
As épocas de promoções especiais são uma ótima oportunidade para investir em Paid Media, mas é importante que o faça com alguma antecedência, uma vez que a concorrência em datas como a Black Friday é muito maior!
Para além do Google Ads, teste os anúncios nas redes sociais, especialmente Facebook e Instagram para conseguir fazer campanhas de remarketing.
A ideia é que crie anúncios de demonstração de produtos, unboxings ou a referir as suas promoções especiais.
Pode fazer campanhas de remarketing para todas as pessoas que visitaram as suas páginas relacionadas com a Black Friday e pode também criar campanhas mais específicas utilizando públicos semelhantes aos que visitaram determinadas páginas na sua loja online.
4. Atualize o design da sua comunicação para esta data
Faça com que o utilizador entenda perfeitamente que está dentro das suas campanhas de Black Friday adaptando o design dos seus canais de comunicação à data especial!
Escolha templates e cores específicas e atualize o design da sua loja online, o template das suas campanhas de e-mail e dos posts nas redes sociais.
5. Aumente o Ticket médio dos seus clientes
Use e abuse de estratégias que permitam aumentar o Ticket médio, como:
- Faça cross-selling na loja online sugerindo produtos relacionados e/ou complementares;
- Ofereça um bónus como portes grátis em compras superiores a x;
- Disponibilize “packs” de produtos de valores superiores, mas que compensem o consumidor.
6. Certifique-se que a sua loja online está otimizada para conversão – fundamental para aumentar vendas na Black Friday!
Esta estratégia é essencial não apenas em datas especiais, com maior volume de vendas, mas o ano inteiro!
Algumas das ações que contribuem para uma loja online que converte passam por:
- Destacar os best-sellers na página inicial;
- Ter CTA´s perceptíveis que guiem claramente o utilizador ao longo da sua jornada pela loja online, com o objetivo de que o mesmo compre;
- Ter uma loja online rápida e com uma excelente experiência em mobile;
- Certificar-se que a página de checkout é rápida, oferece vários métodos de pagamento e que eliminou todos os pontos de fuga possíveis;
- Ter facilitadores de compra no topo da loja online;
- Explicar com clareza a política de trocas e devoluções;
- Certificar-se que a sua página de produtos está focada para a conversão e para proporcionar ao utilizador uma boa experiência. Aqui falamos de uma página de produto com reviews, imagens otimizadas com a possibilidade de fazer zoom, imagens 360º, imagens dos produtos em utilização, em contexto…), um bom copy sobre os detalhes dos produtos e, por exemplo, um botão de adição ao carrinho que acompanhe o scroll.
Neste caso específico de Black Friday, faz sentido que coloque um “countdown” na loja online para criar a sensação de urgência.
7. Tenha uma equipa de suporte disponível nesta data
Certifique-se que tem alguém totalmente dedicado ao apoio ao cliente na altura da Black Friday!
O volume de dúvidas, reclamações e pedidos de suporte vai aumentar e deverá ser capaz de solucionar os problemas dos seus clientes ou potenciais clientes, de uma forma rápida e em qualquer dos canais de onde venham estes pedidos!
Lembre-se que se quer entregar uma experiência positiva deve ser capaz de responder a uma chamada acerca de dúvidas quanto a um produto, ou a uma mensagem no Instagram sobre a sua política de devoluções.
Conclusão
Comece já a preparar as suas estratégias para aumentar vendas em datas especiais!
Contudo, não se esqueça de que as suas ações devem ser planeadas com antecedência, e, por isso, deixámos-lhe alguns artigos sobre estratégias para aumentar vendas em datas especiais, que pode ir consultando:
- 12 estratégias de marketing para o Natal;
- 10 ideias para incentivar à compra: Especial Dia do Pai;
- 6 Ideais para vender mais na Páscoa;
- 5 Dicas para vender mais no Dia da Criança.
Precisa de um parceiro para trabalhar as suas estratégias de aumento de vendas no digital? Fale connosco!