A gigante tecnológica está a trabalhar para rotular imagens geradas por IA no Facebook, Instagram e Threads, anunciou Nick Clegg, Presidente de Assuntos Globais da Meta, no início do mês de Fevereiro.
Esta identificação de imagens criadas através de IA já acontecia para as imagens criadas com o recurso Meta AI (onde são aplicados rótulos “Criados com IA”). Neste momento a empresa está a trabalhar para uma maior transparência no conteúdo partilhado pelos utilizadores nas suas redes, e passará, já nos próximos meses, a identificar as imagens geradas por IA no Facebook, Instagram e Threads, sempre que lhes seja possível detetar.
“À medida que as diferenças entre conteúdos produzidos por humanos e computadores se atenuam, as pessoas querem saber quais os limites para isso.”
Nick Clegg, Presidente de Assuntos Globais da Meta. Fonte: Meta news, 2024.
Quando uma imagem é criada através do recurso Meta AI, a companhia avança com a existência de diferentes formas que permitem que as pessoas consigam identificar se é conteúdo criado por humanos, ou se a IA está envolvida, através de:
- marcadores visíveis nos conteúdos
- marcas d´água invisíveis
- metadados incorporados
Sendo o conteúdo gerado através de inteligência artificial cada vez mais popular, a companhia quer conseguir, através de marcadores invisíveis, detetar este tipo de conteúdo proveniente de outras plataformas como o Adobe, Microsoft ou OpenAI.
Fonte da notícia: Meta News.