Para datas especiais, presentes especiais, por isso reunimos 10 ideias para promover a compra no Dia do Pai.
Sendo que as datas comemorativas são bons estímulos para comprar, o mais sensato é incentivar a essa compra de forma atrativa, atualizada, e capaz de chegar ao seu público numa altura em que ele é bombardeados com comunicações, como “vouchers”, promoções e “packs” especiais.
Existe tanto volume de comunicações alusivas à data, pois o seu público sente a necessidade de presentear as pessoas que lhes são especiais, uma delas é o pai.
10 ideias para incentivar à compra
1.Personalização de website/ página
Um dos pontos que pode ser bem relevante para a data comemorativa é personalizar o website do negócio. Visto que é a área onde está toda a informação relacionada com o seu negócio, será também um bom meio para mostrar que a marca está a acompanhar as datas comemorativas atuais e que está a pensar nas necessidades do seu público.
Pode, por exemplo, criar uma página no seu website ou na loja online para a compra de produtos dedicados apenas ao tema, podendo ter várias sugestões de produtos ou serviços para o Dia do Pai.
2. Utilização das redes sociais
As redes sociais são um meio de divulgação com força. Nunca é demais lembrar que, a cada dia, o número de utilizadores das redes sociais continua a crescer. Segundo dados do relatório da Marktest Group, em 2020, 92.2% de portugueses tinham conta no Facebook seguido da rede social Instagram com 73.3%.
Além de personalizar o website, é importante a personalização e divulgação nas redes sociais. O acompanhamento da atualidade e a preocupação com o público serão valores acrescentados para a notoriedade da marca e dar-lhe-á a possibilidade de efetuar mais vendas.
3. Anúncios Pagos
Se está a pensar aumentar o alcance para que mais pessoas vejam os produtos para comprar no Dia do Pai, ou mesmo outras datas, invista em campanhas de anúncios pagos nas redes sociais e no Google Ads.
Tenha em conta a utilização de um design atrativo e de um CTA que possa atrair a atenção do público.
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4. Sorteios
A realização de um sorteio é uma das formas de despertar o interesse do público, pode ser realizado pelas redes sociais ou mesmo através do website. Por um lado, o seu público poderá ser o premiado e ganhar um produto de forma gratuita, por outro irá angariar possíveis clientes.
Convém planear a realização do sorteio de forma a que seja possível a aquisição do prémio antes da data comemorativa.
5. Catálogo com sugestões de produtos
Por vezes, para algumas pessoas, escolher presentes para o Dia do Pai pode ser uma tarefa no mínimo desafiante.
Poderá ajudar os mais indecisos, elaborando um catálogo de produtos com sugestões e informações relevantes. Para além de estar a ajudar o utilizador na escolha, pode incentivar à compra de outros produtos.
6. Utilização de emails personalizados
Outro meio onde é extremamente importante a divulgação de campanhas para o Dia do Pai é o email. Se já tem disponível uma lista de contactos dos clientes mais fiéis à marca, beneficia no envio de emails personalizados e segmentados para a ocasião.
Assim sendo, informe os seus clientes acerca dos produtos especiais para o Dia do Pai e para possíveis saldos e promoções relacionadas com datas comemorativas como forma de aumentar as vendas. Aproveite para reforçar ligações com os seus clientes.
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7. Artigos à medida
As campanhas realizadas por pequenas e grandes empresas devem ter como foco principal os consumidores. Num mundo cheio de diferentes personalidades, as empresas podem ter que lidar com gostos e interesses muito particulares.
Para empresas que atuam no mercado do merchandising, a venda de artigos/produtos personalizados pode ser uma solução para dinamizar as vendas, dando a oportunidade de presentear com algo diferente e mais pessoal. Isto é, dar a oportunidade de personalizar um artigo especialmente para uma pessoa, ou com caraterísticas específicas para a data especial. Pode ser uma solução para o Dia do Pai e mesmo para outras datas comemorativas do ano, mediante indicação do produto desejado.
Algumas ideias de artigos:
- Camisas com designs artísticos;
- Pinturas de família;
- Acessórios.
8. Cupões de desconto ou vouchers
Para o público que não gosta simplesmente de comprar presentes para outras pessoas, campanhas de oferta de cupões de desconto ou vouchers pode ser a resposta. É uma boa maneira de facilitar a decisão de compra do público, de uma forma mais rápida, sem a preocupação de escolher entre muitas opções.
Outra hipótese seria realizar campanhas de oferta de descontos na compra de um presente para o Dia do Pai, em que o utilizador ganha uma % de desconto para usar noutro artigo.
Sabia que é preciso cumprir regras para a realização de saldos? Informe-se aqui.
9. Entrega grátis na compra de x produtos
As datas especiais podem ser planeadas, de modo a fazer campanhas que divulgam a possibilidade de envio gratuito na compra de x produtos especialmente para o dia.
10. Serviços personalizados
Para empresas que vendem serviços em vez de produtos, o mais importante é o lado criativo. Devem acrescentar ideias novas e mais pessoais, na prestação de algum serviço, focando-se em oferecer a melhor experiência para os clientes.
Conclusão
Estas são algumas ideias para implementar, seja para o Dia do Pai ou para outra ocasião. Cada uma dependerá da área de negócio em que está inserido, mas há sempre formas de criar campanhas com vista a incentiva à compra por parte do público.
O seu desejo de vender alinhado com o desejo do público de oferecer presentes ou lembranças em datas especiais, aumenta a probabilidade de sucesso.
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