Newsletter
Subscreva a nossa newsletter

Conheça as novidades do digital, leia notícias relevantes para a sua empresa, aprenda estratégias que pode implementar na prática e conheça os projetos e case-studies Lendarius. Mantenha-se sempre informado de forma fácil e rápida.

    Li e concordo com a Politica de Privacidade da Ndigital.

    Top marcas mencionadas no Instagram em 2021

    top de marcas mencionadas no instagram

    A Brinfer fez uma análise das top marcas mencionadas no Instagram no mercado português em 2021 e nós destacamos alguns dados para si.

    O que vai encontrar neste artigo:

    • Introdução geral de como foi realizado o estudo
    • O top das marcas mencionadas no instagram por categorias e o número de menções
    • Alguns destaques

    O que foi analisado

    Para criarem o Top marcas mencionadas no Instagram em Portugal a equipa da Brinfer analisou mais de 25 mil perfis, o formato “story” e publicações, entre 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2021. Através desta análise, foram descobertas as marcas que os influenciadores digitais mais mencionaram em 2021, em diversas categorias, e foi possível ver o tipo de formato predominante utilizado nas menções.

    Categorias analisadas:

    • Beleza
    • Retalho
    • Desporto
    • Moda
    • Automóveis
    • Tecnologia
    • Hotelaria
    • Alimentação e Bebidas
    • Media e Televisão
    • Telecomunicações
    • Energia
    • Publicidade e Parcerias

    Top marcas mencionadas no Instagram por categorias

    Na categoria Beleza, o pódio de marcas com mais menções no Instagram vai para a Sephora (9.817), seguida da LoookFantastic (9.198), e da FlorMar Portugal que obteve 5.510 menções. Quanto ao retalho, o destaque vai para o LIDL (6.072), seguido do Celeiro (5.505) e do Continente (5.448).

    No Desporto, a Prozis Portugal fez um ótimo trabalho no Instagram, com um total de 41.872 mil menções, 34.569 através de “stories” e 7.303 através de publicações. A página Prozis no Instagram está em 2º lugar (23.324), seguida da Zumub com 9.773 menções.

    A Zara, Shein e Breshka, foram as marcas mais mencionadas na categoria Moda, com 25.552, 16.204 e 8.927 menções, respetivamente. Na categoria Automóveis o pódio é entregue à BMW Portugal (929), à Mercedes-Benz (537) e à Hyundai (522).

    No que se refere à Tecnologia, marcas como a Canon (5.178), a FujiFilmx (2.959) e a Huawei (2.527) angariam mais menções. Já o Monsantos Open Air (3.019), o Guilty by Oliver (2.902) e o Yakuza by Oliver (2.876) foram as páginas mais mencionadas em 2021 na categoria Hotelaria.

    A Urban Foods (5.063), a Nespresso (2.367) e a Pizza Hut (2.104) foram as marcas com mais menções no Istagram em 2021, na categoria Alimentação e Bebidas. Em Media e Televisão, a TVI lidera com 23.107 menções, seguida da SIC (18.708) e da RTP (9.770).

    Na categoria Telecomunicações, a MEO lidera (1.743), sendo que a Vodafone está em 2º lugar (786) e a Moche em 3º (521). Já na Energia, a EDP teve 1.411 menções, seguida da Galp (1.169) e da BP Portugal com 422.

    Por fim, na categoria Publicidade e Parcerias, que representa as marcas que obtiveram mais menções geradas por conteúdos identificados como publicidade ou parceria, a Prozis está novamente em 1º lugar, com 1.183 menções. Em segundo está a About You (1.082) e em 3º a Hawkers Crew (819).

    Alguns destaques

    • A Prozis Portugal foi a marca mais mencionada pelos influenciadores digitais no Instagram, arrecadando um total de 41.872 menções.
    • A categoria Automóveis é onde o top foi menos mencionado no Instagram, sendo que as 3 marcas angariaram no total 1.988 menções.
    • No geral, as referências às marcas são feitas em maior quantidade através do formato “story”.
    • Na categoria Moda, as referências no formato “publicação” têm bastante peso, sendo o peso superior ao do formato “story” para as 3 marcas no pódio. Destaca-se a Zara com 19.192 referências através de “publicações” em comparação com 6.360 menções através de “stories”.
    • A Prozis Portugal foi a marca com um maior número de publicações identificadas como publicação ou parceria (1.183).

    Conclusão

    Com este Top de marcas mais mencionadas no Instagram, conseguimos ter acesso a uma visão geral da popularidade e posição das marcas na rede social Instagram em Portugal. Para além disso, vemos as categorias que angariam mais menções pelos influenciadores digitais, e o tipo de formato com maior popularidade.

    Para aceder ao estudo completo, aconselhamos a visitar a Brinfer. Pode também ler este artigo sobre estratégia de marketing nas redes sociais, caso necessite de dicas para começar a sua estratégia.


    PUB
    Total
    0
    Shares
    Related Posts