Atualmente as redes sociais estão totalmente enraizadas na nossa sociedade, sendo cada vez mais um importante meio de pesquisa por empresas e marcas, assim como na estratégia digital. São uma ferramenta que permite a interação em tempo real, fornecer conteúdo relevante, expor o trabalho e criar relações. Conheça, neste artigo, a importância das redes sociais na estratégia digital.
Apesar de vivermos num mundo cada vez mais digital verifica-se a crescente importância da chamada experiência do consumidor. A relação que uma marca cria com o consumidor é tão importante como o serviço ou produto oferecido. Por isso mesmo é que uma presença consistente e estratégica digital constitui um elemento fundamental para o posicionamento de uma marca e geração de negócio.
Comportamento dos portugueses nas redes sociais
Segundo o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2018”, conduzido pela Marktest, quase seis em cada dez portugueses utilizadores de redes sociais (57%) seguem empresas ou marcas.
Ao nível das redes sociais preferidas pelos portugueses para seguir marcas são:
- Facebook (90% dos utilizadores que seguem marcas/empresas nas redes sociais dizem fazê-lo através desta rede social).
- Instagram (38%);
- YouTube (11%).
Segundo o mesmo estudo, cada utilizador português dedica, em média, cerca de hora e meia por dia a este tipo de plataformas. São várias as razões para incluir as redes sociais na estratégia digital.
Vantagens das redes sociais na estratégia digital
- Aproximação do público-alvo de uma forma mais informal e direta;
- Facilidade em produzir e divulgar conteúdo;
- Forte interação com o público (comentários, mensagem privada, passatempos);
- Criação de anúncios patrocinados adaptados ao público-alvo pretendido;
- Uso livre das plataformas, sem custo associado;
- Notoriedade da marca;
- Fidelização de clientes;
- Aumento das vendas;
- Conduzir tráfego para o website.
Se ainda não está presente nas redes sociais ou não tem esta ferramenta incluída na sua estratégia digital, está na altura de desenvolver uma estratégia otimizada para interagir em várias frentes e conseguir a atenção do público-alvo.
http://ecossistemadigital.pt/redes-sociais-para-empresas/
http://ecossistemadigital.pt/importancia-das-redes-sociais/
http://www.meiosepublicidade.pt/2018/11/os-portugueses-utilizam-as-redes-sociais-seguir-marcas/