Embora possa parecer um conceito estranho, nem todos os vídeos no Instagram têm a mesma qualidade. Adam Mosseri, CEO da rede social, confirmou recentemente que sim, a qualidade de um vídeo depende diretamente do número de visualizações que este recebe.
Mosseri explicou que:
“Se algo não é assistido por muito tempo, movemos para uma versão de menor qualidade. E se for assistido novamente muitas vezes, voltamos a processar o vídeo para uma versão de melhor qualidade.”
Ou seja, se o seu vídeo não atrai uma quantidade significativa de visualizações, rapidamente, o Instagram vai exibir uma versão de menor qualidade para otimizar os seus recursos. Este sistema de compressão dinâmica visa garantir que vídeos populares, com maior taxa de engagement, sejam mostrados com a melhor qualidade possível.
O impacto desta estratégia
Este processo de codificação de vídeo é uma forma eficaz de gerir a enorme quantidade de conteúdo que o Instagram recebe diariamente. Contudo, tem implicações para os criadores de conteúdo, especialmente para aqueles que têm menos seguidores ou que estão agora a começar. Criadores populares, que geram um grande número de visualizações, rapidamente, têm os seus vídeos processados com a melhor qualidade possível, enquanto, criadores menos conhecidos ou com menos interações têm os seus vídeos apresentados com uma qualidade inferior, o que poderá impactar a experiência visual dos seus seguidores.
O Instagram, tal como outras plataformas, adota uma estratégia para gerir eficientemente o uso dos seus servidores. No caso do YouTube, vídeos com menos visualizações ou mais antigos são frequentemente comprimidos para resoluções mais baixas, como 240p, para otimizar recursos. O Instagram, no entanto, ajusta dinamicamente a qualidade dos seus vídeos. À medida que um vídeo ganha mais visualizações, a sua resolução melhora, o que garante que o conteúdo popular seja exibido com elevada qualidade.
Dito isto, a estratégia de codificação dinâmica do Instagram visa otimizar os recursos da plataforma e melhorar a experiência do utilizador, priorizando os conteúdos mais populares. Para os criadores iniciantes ou com menos seguidores, sugerimos que apostem em estratégias eficazes de marketing digital para aumentar a visibilidade das suas publicações e para se destacarem nas redes sociais. Aproveite e fale com um dos nossos especialistas.

Então, como poderá melhorar a qualidade dos seus vídeos?
Se está a começar ou tem poucos seguidores, pode ser frustrante ver os seus vídeos com baixa qualidade. No entanto, existem várias estratégias que poderá já adotar para aumentar as suas visualizações e garantir que os seus vídeos sejam exibidos com a melhor qualidade possível. Quer saber como?
Aqui estão algumas dicas práticas para aumentar o seu alcance e, consequentemente, melhorar a qualidade dos seus vídeos:
- Crie conteúdo atraente e relevante para o seu público.
- Utilize a funcionalidade Collabs.
- Com o crescente sucesso dos Reels, o Instagram valoriza cada vez mais vídeos de curta duração. Aposte, por isso, em vídeos de até 90 segundos.
- Inclua keywords nas descrições dos seus posts, hashtags e na sua bio.
- Use os insights do Instagram para analisar quais os vídeos que estão a gerar engagement e visualizações.
- Evite republicar vídeos de outras contas ou usar conteúdos com marcas d’água. Se quer aproveitar vídeos populares, use a ferramenta Remix para adicionar o seu toque pessoal e criar algo único.
Agora que sabe como a qualidade do vídeo no Instagram pode variar consoante o número de visualizações, é fundamental que foque toda a sua energia no desenvolvimento de conteúdo original, que atraia e envolva o público. Ao seguir estas dicas, poderá não só aumentar o alcance dos seus vídeos, mas poderá também garantir que estes mesmos sejam exibidos com a melhor qualidade possível aos seus atuais seguidores como novos.